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Multiplayer “Factions” de The Last of Us segue vivo, segundo diretor!

A aparentemente, ainda tem uma pequena equipe dedicada a tirar do papel o projeto multiplayer standalone de The Last of Us, que vem sendo chamado de “Factions”. O Diretor de Jogo do projeto, que não tuitava desde o final de agosto, nos forneceu uma pequena atualização. As informações são do PushSquare.

Como parte de algumas postagens sobre Super Mario Wonder, Vinit Agarwal provocou: “Sim, ainda estou trabalhando nesse jogo”. O Diretor do Jogo já estava super entusiasmado com o projeto, descrevendo-o como um dos “maiores esforços de todos os tempos” e “um sonho” do desenvolvedor californiano. Mas no início do ano, surgiram relatos de que o desenvolvimento havia sido reduzido. Não está claro quantas pessoas estão trabalhando no jogo no momento e que tipo de cronograma de lançamento ele pretende seguir. Em outubro, foi sugerido que o projeto estava “basicamente congelado”, mas parece que Agarwal continua comprometido com ele. Claro, tudo é apenas especulação até que a Naughty Dog realmente apareça e esclareça publicamente a situação.

A indústria dos jogos está passando por uma nova série de demissões. Ao longo de 2023, companhias como a 343 Industries, Electronic Arts, Ubisoft, Epic Games, Team17, Creative Assembly, Embracer e até mesmo a Media Molecule (da Sony) já sofreram demissões em massa, e no caso da Embracer foram encerrados estúdios.

De acordo com informações não oficiais, a Naughty Dog, da PlayStation Studios, também despediu funcionários. De acordo com o Kotaku, os responsáveis pela Naughty Dog informaram 25 funcionários não efetivos em departamentos como arte, produção e especialmente controle de qualidade, que os seus contratos não seriam renovados e que iriam ficar sem trabalho. Os seus contratos terminaram em outubro.

Kotaku disse ainda que as suas fontes compartilharam que o projeto multiplayer no universo de The Last of Us estaria congelado. Não tinha sido cancelado, mas atualmente está parado. Esta informação reforça o que o Bloomberg disse em junho, quando comunicou que a Bungie colocou imensas interrogações sobre o trabalho da Naughty Dog.

O estúdio de The Last Of Us divulgou um comunicado em maio deste ano, reconhecendo que os fãs esperaram por algum tempo para ouvir algo sobre o que vem a seguir do estúdio, e teceu comentários ainda sobre que está acontecendo com seu projeto multiplayer “Factions”.

“Sabemos que muitos de vocês estão ansiosos para saber mais sobre nosso jogo multijogador The Last Of Us. Estamos incrivelmente orgulhosos do trabalho que nosso estúdio fez até agora, mas conforme o desenvolvimento continua, percebemos que o melhor para o jogo é dar mais tempo.

Nossa equipe continuará trabalhando no projeto, assim como em nossos outros jogos em desenvolvimento, incluindo uma nova experiência para um jogador; estamos ansiosos para compartilhar mais em breve.

Somos gratos à nossa fantástica comunidade por seu apoio, obrigado por sua paixão por nossos jogos, isso continua a nos motivar.”

Boatos dentro da Sony afirmam que a mesma pediu para desacelerar o desenvolvimento do multiplayer de The Last of Us, enquanto os criadores reavaliam sua qualidade e viabilidade a longo prazo, de acordo com quatro pessoas familiarizadas com o projeto. Segundo eles a equipe que trabalha no jogo foi reduzida após uma avaliação recente, um pequeno grupo ainda permanece no projeto enquanto a empresa reavalia a direção. Embora o jogo não tenha sido cancelado, muitos de seus desenvolvedores foram transferidos para outros projetos.

A Naughty Dog vem desenvolvendo o título multiplayer há pelo menos quatro anos. Começou como um modo complementar de The Last of Us: Part II, mas os criadores ficaram ambiciosos e decidiram transformá-lo em seu próprio jogo, disse a Naughty Dog.

A Sony investiu pesadamente em “jogos como serviço” (games projetados para serem monetizados além de suas vendas iniciais por meio de compras contínuas). Como parte desse esforço, pediu a outro de seus estúdios de videogame, a Bungie, com sede em Seattle, que avaliasse os jogos em seu portfólio. A Bungie levantou questões sobre a capacidade do projeto multijogador The Last of Us de manter os jogadores envolvidos por um longo período de tempo, o que levou à reavaliação.

Além disso, a Naughty Dog também disse em seu comunicado que ouviríamos mais sobre sua “nova experiência para um jogador” em algum momento “em breve”, fazendo os fãs pensarem que podemos ter algo ainda esse ano.

Já faz algum tempo desde que ouvimos falar de algo da Naughty Dog que não seja um remake ou um port, então mesmo o fato de termos tido a confirmação de que está realmente trabalhando em um novo projeto para um jogador é empolgante. No entanto, com o pouco que sabemos e quanto tempo se passou desde que vimos algo realmente novo do estúdio, esse sentimento é difícil de sustentar.

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