As notícias e informações acerca do novo Resident Evil 2 não param de surgir na internet! Uma nova matéria da conceituada revista japonesa Famitsu trouxe mais detalhes interessantes sobre o título.
Um destes detalhes foi a revelação dos nomes dos diretores do jogo: Yasuhiro Anpo e Kazunori Kadoi. Segundo informações do site Resetera, o envolvimento de Anpo foi revelado em 2016, em uma entrevista oficial do desenvolvedor sobre o 20º aniversário da franquia Resident Evil. Já Kadoi, na verdade, estava trabalhando em Resident Evil 2 também desde 2016, quando Hideki Kamiya confirmou através de entrevista ao Polygon que ele não estava diretamente envolvido com o projeto, mas um “amigo próximo” dele estava realmente sentado na cadeira do diretor. Por causa dessas pistas, Michael McWhertor (o entrevistador) sugeriu que Kazunori Kadoi combinou com as descrições de Kamiya.
Kadoi foi um designer no primeiro Resident Evil, e auxiliou também na produção de CODE: Veronica. Falando sobre trabalhos mais recentes, ele esteve em RE: Outbreak dirigindo duas cutscenes específicas chamadas “Flashback” e “End of the Road”, que foram mostradas em diferentes cenários; ele também trabalhou como design de personagens na mesma produção. Mais tarde, em RE5, ele se tornou designer líder e desempenhou um papel semelhante em Resident Evil 6. Aparentemente, seu último trabalho na franquia foi ligado a RE Revelations 2, o que é bom de se ouvir porque ele trabalhou junto com Yasuhiro Anpo naquela equipe de desenvolvimento, o que os torna bastante entrosados para trabalhar no novo Resident Evil 2.
Bom, agora voltando às informações da Famitsu, a revista revelou novos aspectos importantes sobre Resident Evil 2, e até mesmo mostrou uma nova captura de tela do game, que mostra Claire possivelmente enfrentando um Licker (confira abaixo). A qualidade da imagem não é lá das melhores, mas é material novo sobre o game, e isso é o que importa. Abaixo, você confere os principais pontos destacados pela Famitsu sobre Resident Evil 2 (traduzidos e comentados por CVX Freak e Rely on Horror):
O jogo vai agradar os amantes do “speed run nos jogos”; eles evitaram fatores de design aleatórios para ajudar a comunidade de “speed runners” ao redor do mundo.
Isso faz muito sentido e está de acordo com os jogos anteriores da franquia. Em Resident Evil, à medida que você melhora e aprende como o jogo é projetado e como seus sistemas trabalham, você lentamente se torna um mestre. Eventualmente, é totalmente possível pular grandes trechos de jogos da franquia, como por exemplo, várias lutas de chefes em Resident Evil 1, ou alguns cenários do Resident Evil 2 original. Se bem que é um desperdício jogar um Resident Evil “correndo”, sem apreciar tudo o que o jogo proporciona, mas isso é outra discussão.
Será possível zerar o novo Resident Evil 2 usando somente a famosa Combat Knife, “a faquinha”!
Essa é pra quem gosta de um desafio! Pra quem ainda não sabe, um desafio clássico entre os jogadores fãs de Resident é tentar zerar algum jogo da série usando apenas a faca, que, obviamente, não precisa ser recarregada. A faca em Resident Evil é uma arma pateticamente fraca, com um alcance “à queima-roupa” e que “ricocheteia” se você a bater contra a parede. Terminar qualquer RE antigo usando a faca é um desafio para poucos, desafio que virou inclusive troféu/conquista em RE Remake para a nova geração. Será super interessante ver quão complexo será um zeramento apenas com faca em Resident Evil 2! Vale lembrar, entretanto, que neste novo jogo, a faca não funciona da mesma forma que nos jogos anteriores – ela também funciona como seu item de defesa, e tem um medidor de durabilidade, ou seja, ela vai quebrar depois de uma certa quantidade de uso, forçando você a encontrar outra faca.
O fator replay do novo Resident Evil 2 é muito maior do que o de RE7; há mais motivos para repetir o jogo, e a Famitsu menciona que há um certo “desbloqueável” no jogo que ainda não foi anunciado, algo maior que os modos extras “Tofu” e “4th Survivor” já revelados em junho.
O fator replay foi uma das poucas reclamações (mais razoáveis) sobre Resident Evil 7, e como tal, eles estão trabalhando duro para garantir que o novo RE2 não sofra o mesmo destino. Agora.. qual seria este novo “desbloqueável” que Resident Evil 2 trará? Seria um modo “em câmera fixa”? Essa é a nossa aposta, anotem!
A equipe do novo RE2 não quis se dedicar exatamente ao realismo como foi feito em RE7, mas sim, apostaram em um estilo “Hollywoodiano” para o jogo, uma realidade estilizada; eles refizeram muito o estilo e os gráficos do jogo para tentar alcançar a aparência que procuravam.
Observação interessante esta. Resident Evil 2 parece incrivelmente realista, de acordo com o que foi divulgado até agora, e significativamente mais realista do que RE7. Aliás, Resident Evil 2 traz uma direção de arte bem peculiar, e sobre isso nós já falamos aqui no EvilHazard.
Os quebra-cabeças, apesar de ainda respeitarem a obra original, serão mais “realistas”, ou seja, as coisas se integram melhor no mundo do novo jogo e há toda uma lógica para a existência dos puzzles, que não estarão ali simplesmente “por estar”, de forma aleatória.
Esta observação soa como música para os nossos ouvidos rsrs, afinal, pense: se um policial no RE2 original precisasse tirar alguma coisa da sala de registros no lado oeste do primeiro andar da R.P.D., ele precisaria primeiro pegar uma medalha de unicórnio lá no segundo andar, em um local que só poderia ser acessado subindo escadas nos lados mais distantes do edifício, ou através de uma escada de fuga dobrável que era mantida dobrada no salão principal; daí então o policial colocaria aquela medalha em uma estátua para pegar a chave. É bem surreal rsrs, então, puzzles realistas são uma boa pedida, obrigado!
A representação de Claire em Resident Evil 2 é semelhante a de Leon, para ajudar a mostrar quem ela era, antes de ser puxada para todo o caos de Raccoon City.
Provavelmente teremos uma Claire menos segura e um pouco mais indefesa que a Claire do RE2 original, o que é ótimo, pois traz para a personagem uma personalidade ainda mais próxima da realidade. Será muito interessante ver Leon e Claire atuando na Raccoon City do novo Resident Evil 2!
O jogo estará na Tokyo Game Show, que acontece em setembro no Japão, entre os dias 19 e 23; segundo a Famitsu, o jogo está praticamente pronto, e será apenas polido nos próximos meses.
O mais provável é que tenhamos um novo trailer na TGS 2018 (destacando Claire).. e quem sabe o anúncio da demo para download hein? Estaremos na torcida!
Fundador e Administrador do EvilHazard, mineiro, de BH e da Independência, advogado, oldschool gamer, uma criança Wesker e fanático por Resident Evil.