Não deveria ser surpresa que, apesar da Capcom se esforçar para nomear e caracterizar o novo comerciante de Resident Evil Village (o Duque), os fãs estão apenas o chamando de Mercador. Um clássico dos jogos a essa altura, o misterioso comerciante de Resident Evil 4 é famoso tanto por seu prazer ao fazer negócios com o jogador a ponto de até mesmo os não fãs saberem sua frase mais ouvida “What’ya buyin’?” (ou “O que vai comprá?”).
A série ficou sem um comerciante físico real desde então, com as edições futuras simplesmente substituindo-o por um menu não canônico entre os capítulos. Ao trazer de volta o Mercador na forma deste novo personagem “O Duque”, a Capcom parece totalmente ciente de que os fãs irão imediatamente pensar em nosso velho amigo, antes de se familiarizarem com este novo.
Ao jogarmos a nova demo de 30 minutos do Castelo, você topa com O Duque quase imediatamente, em uma sala ao lado do salão principal. Depois de uma curta cena em que Ethan fala com ele, você tem a oportunidade de negociar com ele, vendendo raridades que encontrou ao longo do caminho e comprando itens, armas e atualizações dele. Assim como o Mercador antes dele, o Duque tem uma variedade de falas que ele pronuncia conforme você vai de um menu para o outro, e barganha com seus produtos.
No entanto, uma frase chamou a atenção de todos os fãs, pois é uma referência absolutamente incrível:
https://twitter.com/EvilHazardBR/status/1386128906986590208
É muito charmoso ver o Mercador original referenciado assim, especialmente visto que a comparação é inevitável. A ideia de que os dois comerciantes possam ser canonicamente amigos é ainda mais interessante.
Ao abrir o menu da loja para o Duque, vemos muita escrita e pequenos logotipos por toda a tela, mas um, em particular, se destaca. Embora não seja tão evidente quanto o Duque citando diretamente o Mercador, é bastante óbvio, no entanto:
“No one’s a stranger”, (ou “Ninguém é um estranho”), frase que é referência à constante da forma com que o comerciante de RE4 chama Leon como “Estranho”. Na tradição, Leon e o Mercador nunca trocaram armas, era apenas uma mecânica de jogo, mas eles se cruzaram. O comerciante provavelmente não via motivo para descobrir a identidade de Leon, nem para Leon se interessar pela dele. Desta vez, no entanto, o Duque sabe exatamente quem Ethan é, e aparentemente mais sobre o papel que Ethan tem que desempenhar na vila do que o próprio Ethan.
Independentemente disso, é muito bom ver a Capcom provocar os fãs com essas pequenas referencias, especialmente depois de termos ficado tanto tempo sem um comerciante amigável com quem fazer negócios. Mal podemos esperar para ver como o Duque influencia a história quando o jogo completo for lançado em 7 de maio.
Fonte: Rely on Horror
20 anos, paulista, Redator do Evilhazard, amante de jogos indies (em especial jogos de terror indies) e oldshool gamer!