Nos dias atuais, Control é um dos títulos mais importantes para a Remedy Entertainment, tanto por conta de seu sucesso quanto por sua ligação com o carro chefe da empresa, “Alan Wake”, porém a propriedade intelectual não pertencia a Remedy, até agora.
A Remedy Entertainment anunciou que adquiriu todos os direitos de publicação, distribuição, marketing e outros direitos de Control, da 505 Games. A transação inclui direitos de Control, Condor (spin-off multiplayer cooperativo para quatro jogadores), Control 2 e todos os produtos futuros de Control.
Os principais termos da transação são os seguintes:
- Rescisão de Contratos – Os contratos de publicação de Control, codinome Condor e Control 2 são imediatamente rescindidos por mútuo acordo.
- Reversão de direitos – Para Control 2 e codinome Condor, todos os direitos de publicação, distribuição, marketing e outros direitos licenciados para 505 Games revertem para Remedy com efeito imediato. A 505 Games continuará como editora de Control durante um período de transição que termina em 31 de dezembro de 2024, sob os termos do contrato de publicação de Control original. Além disso, a 505 Games continua a administrar os negócios B2B existentes para Control até as datas de vencimento acordadas. Após o período de transição e o término desses acordos B2B, a 505 Games não terá royalties futuros ou outros direitos de controle.
- Preço de compra e efeito de fluxo de caixa – O preço máximo de compra para a transação é de aproximadamente € 17 milhões, o que equivale ao valor que a 505 Games pagou pelo desenvolvimento do codinome Condor e Control 2 até o momento, incluindo um prêmio menor. A Remedy tem o direito de compensar certas contas a receber do preço de compra e, portanto, o efeito do fluxo de caixa da transação será claramente menor que o preço de compra. A Remedy pagará o preço líquido de compra em três parcelas à vista durante os próximos doze meses.
De acordo com a Remedy Entertainment, a transação permitirá negociar melhores acordos para os jogos Control atuais e futuros, e irá pesar as opções entre a auto-publicação ou encontrar um novo parceiro de publicação para Project Condor e Control 2.
“Desde que assinamos com a 505 Games em 2017 para desenvolver e publicar Control temos desfrutado de uma boa parceria na transformação de Control num jogo de sucesso que vendeu mais de quatro milhões de unidades e gerou uma receita líquida partilhável de aproximadamente 100 milhões de euros para a Remedy e 505 Games”, disse o CEO da Remedy Entertainment, Tero Virtala, em um comunicado à imprensa. “Como parte da estratégia de longo prazo da Remedy para ter mais propriedade sobre nossos negócios e os IPs que criamos, recuperamos todos os direitos de Control e do Condor e Control 2 em desenvolvimento. Ter propriedade total da franquia Control nos dá a liberdade de decidir o melhor caminho a seguir. Consideraremos nossas opções com atenção, sabendo que Control é considerada uma franquia atraente por muitos parceiros. Condor e Control 2 progrediram bem nos últimos meses e esperamos que esses projetos atinjam seus próximos estágios de desenvolvimento durante o primeiro semestre de 2024. O desenvolvimento de Condor e Control 2 continuará normalmente quando considerarmos o melhor modelo de publicação, distribuição e financiamento para esses projetos.”
Virtala continuou: “À medida que nos separamos amigavelmente, gostaria de aproveitar esta oportunidade para agradecer à equipe da 505 Games por nossa parceria ao longo dos anos e por ajudar a estabelecer Control como uma franquia de jogos com muito potencial futuro”.
Com isso, podemos esperar grandes coisas vindas da Remedy, principalmente no que diz respeito ao seu universo compartilhado que pode se expandir mais ainda no decorrer dos anos. Vale lembrar que o primeiro Control está disponível no PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series S|X, PC e Switch, enquanto isso a sua sequência Control 2 se encontra em produção mas ainda sem data definida para ser lançada.
Fonte: Gematsu
20 anos, paulista, Redator do Evilhazard, amante de jogos indies (em especial jogos de terror indies) e oldshool gamer!