A quarta animação em CG da série “Resident Evil”, “Resident Evil: Infinite Darkness”, será distribuída mundialmente na Netflix a partir de 8 de julho de 2021. Ao contrário de trabalhos anteriores lançados nos cinemas, este trabalho, que será a primeira série dramática em CG da franquia, será lançado diretamente no Netflix e foi dirigido por Eiichiro Hasumi, que é conhecido pelo filme live-action “Umizaru”.
A série conta a história de um certo incidente ocorrido em um lugar fictício chamado Penamstan, e Leon e Claire, conhecidas estrelas dos jogos, estão envolvidos em uma grande conspiração de seus respectivos cargos. Desde o início, o cenário de operações militares por forças especiais é desenvolvido, e o desenvolvimento onde grandes mistérios e conspirações gradualmente se tornam claros criou todo um clima de suspense.
O produtor da Capcom Hiroyuki Kobayashi e o diretor da animação Eiichiro Hasumi foram entrevistados pela IGN Japão e deram mais detalhes sobre a animação!
Finalmente, “Biohazard: Infinite Darkness” será entregue a partir de 8 de julho. Por favor, conte-nos seus sentimentos sobre o projeto.
Kobayashi: Estou realmente ansioso por isso! Depois de três anos de trabalho árduo (o período de produção), as pessoas em todo o mundo podem finalmente vê-lo. Estou ansioso para isso.
Hasumi: O conteúdo tem fãs em todo o mundo, então espero que todos que estão esperando por ele fiquem satisfeitos.
Resident Evil é uma longa série que dura 25 anos. Acho que foi difícil criar uma história original que se mesclasse a ela sem nenhum desconforto.
Kobayashi: Quando estava trabalhando com o diretor pela primeira vez neste trabalho, primeiro discuti os rumos que tomaríamos. Afinal, são 25 anos da série Resident Evil. O produtor decidiu falar sobre Claire e Leon, mas então o lugar onde eles poderiam estar seria decidido naturalmente. Falei sobre quantos anos o Leon teria nessa faixa etária e, consoante à história do jogo, ficou decidido que seria em 2006. Que tipo de Leon você queria desenhar nessa idade… Você deve perguntar ao diretor.
Hasumi: Eu participei desse trabalho sem estar tão familiarizado com Resident Evil como todo mundo, então fiz várias perguntas ao Sr. Kobayashi e perguntei que tipo de pessoa Leon era. Eu me perguntei se seria interessante mudar um pouco as coisas. Leon, um novo policial com um forte senso de justiça em Raccoon City, ficou um pouco cansado da luta contra o mal na época de “Resident Evil: Vendetta”, lançado em 2017. O Sr. Kobayashi me disse que poderia ser interessante enquanto isso, e eu pensei que seria um drama, então senti que estava criando uma história a partir dessa parte.
Este é seu primeiro trabalho de computação gráfica em sua carreira. Há alguma diferença em relação ao filme de ação ao vivo?
Hasumi: Eu nunca tinha feito animação CG completa, mas quando ouvi do produtor, ouvi do produtor a direção do projeto para trazer a cor do suspense e o drama à tona. Foi a primeira vez para mim porque pude mostrar claramente que tipo de trabalho deveria fazer, mas não fiquei tão preocupado. Afinal, RE é uma grande série com fãs em todo o mundo, e fazer um novo trabalho é um desafio enorme e gratificante.
Ao fazer este trabalho, usei a mesma abordagem do filme de ação ao vivo. As produtoras que têm o know-how do 3D CG entenderam minha abordagem live-action, então não tive muitos problemas.
Há cenas em locais escuros, como a Casa Branca e submarinos à noite, e achei que você estava fazendo fotos muito delicadas.
Hasumi: Fiz com a mesma abordagem do filme live-action, então, quando pensei que estava realmente no local, não coloquei a câmera em um lugar onde não pudesse colocá-la e não usaria uma lente que eu não pude usar. Em um local estreito e desfavorável, como um submarino, gostaria de ter uma profundidade rasa para a aparência da imagem, mas como só posso fotografar com uma lente grande-angular, ousei incorporar um compromisso em uma cena de ação ao vivo. O CG pode realmente fazer isso, mas eu não queria estragar o senso de realidade ao fazer isso. Eu acho que muitos espectadores que estão assistindo sem estar cientes do método de filmagem têm a sensação de estarem enraizados em assistir ao trabalho de ação ao vivo, então parece que eles estão assistindo o filme de ação ao vivo mais se eles usarem esse método de filmagem. Eu acho que você pode conseguir.
Esta é sua primeira tentativa no Netflix como uma série de quatro episódios, mas qual é a razão para isso?
Kobayashi: Eu já fiz três filmes 3D CG, então estou começando o projeto do ponto de querer transformá-lo em um drama em série. Eu também gosto de dramas em série como anime de TV, então eu queria ter a emoção de querer ver o próximo o mais rápido possível. Portanto, também neste trabalho, tive consciência do final de cada história e decidi a composição do roteiro conversando com o diretor.
Quando você dirigiu este trabalho, há alguma parte que estava ciente de trabalhos anteriores?
Hasumi: Não apenas trabalhos anteriores de 3D CG, mas também jogos, a cronologia histórica de RE é muito bem feita, e o Sr. Kobayashi me ensinou muito sobre o que os fãs esperam. RE é criado primeiro com os fãs, e não há ideia de trair os fãs. Estudei muito e, quanto mais eu sabia, mais histórias e eventos interessantes eu tinha. Regras para fazer histórias, como em que eixo de tempo você pode desenhar coisas novas enquanto se mistura na cronologia da história, e mesmo se ocorrer um grande incidente, não há problema em desenhar um novo incidente se ele estiver oculto. Porque é claro, consegui fazer um trabalho com muita alegria.
Kobayashi: Eu disse ao diretor que tudo bem se ocorrer um incidente envolvendo zumbis, mas que fosse algo muito grande já que será listado na cronologia histórica de RE. O fato de um incidente de zumbi ter ocorrido na Casa Branca é ruim na história, então é como dizer que o público em geral que vive no mundo de RE deveria pagar por isso em um bom nível se não souber disso. Não é bom o suficiente para assistir no noticiário da TV, então é apenas uma questão de curso.
A abertura começa com uma cena em que forças especiais realizam operações do céu. Esse tipo de produção está aproveitando a experiência do diretor?
Hasumi: Acho que a cena de abertura é muito importante em filmes de entretenimento e dramas. É a primeira música em um show de rock, então vou começar com Top Gear. Não tenho certeza do que está acontecendo, ao invés de apenas começar pelas explicações da situação e situações cotidianas, mas gosto da maneira como de repente entro do clímax.
Nesse sentido, esta história é uma história de suspense que vai aos poucos elucidando o que aconteceu na Penamstan, mas o início começa com a cena do campo de batalha com Gatsun, antes de fazer a história desenrolar. Tinha uma imagem desde o início da produção. De repente, mostrando uma cena surpreendente, aos poucos ficou claro que estava fingindo ser várias coisas, e que estava mostrando fragmentos de eventos que foram importantes para o drama posterior, e se tornou uma história.
Leon está no topo da lista, e a ação com um sentimento profundo também é um destaque.
Kobayashi: Desta vez, enquanto me concentrava no drama de suspense, tentei fazer a ação mais parecida com o usual “Resident Evil”. No caso de “Resident Evil”, pedi ao diretor para colocar uma cena clássica, como usar uma certa arma no final.
Hasumi: Quanto a Leon, o Sr. Kobayashi me disse que não há problema em pensar que ele é uma pessoa que pode realizar as ações que Tom Cruise está interpretando.
Por favor, conte-nos um pouco mais sobre o personagem de Leon nesta obra.
Hasumi: Leon é um personagem que não fala muito. Acho que é um de seus encantos. Há uma cena em que Claire discorda sobre a verdade oculta, mas enquanto Leon está do lado do sistema, se você fizer isso, Claire também pode estar envolvida em uma estrada perigosa. Sim, mas não vou dizer a ela claramente sobre um motivo tão específico. Eu acho esse tipo de coisa legal. Esta é também uma troca que foi feita porque ouvi do Sr. Kobayashi que tal personagem pode ser desenhado se for a história de Leon desta época.
Kobayashi: O trabalho anterior, “Vendetta”, foi de 2014 e retrata Leon, que está cansado e bebendo. E do lado do jogo, em 2004, esta é a história de “Resident Evil: Infinite Darkness” há dois anos, mas também retrata um papel ativo de Leon como agente. Nesse ínterim, o diretor queria traçar um retrato de seu crescimento como agente, então essa era a posição da história.
Que tipo de personagem é Claire, a outra personagem principal, é descrita como?
Hasumi: Ela é uma mulher muito correta, e eu acho que foi uma época muito interessante para Claire existir como um contraste quando Leon teve que mudar sua posição. Na base, há é claro uma conexão como camarada e uma relação de confiança, mas se resume na linha que “não serve”, mas é uma sensação de distância do lado do sistema porque há um senso de justiça. Acho que a sensação de que os dois estão separados é uma parte importante do drama.
Há alguma consciência particular sobre o trabalho de vídeo baseado no jogo?
Kobayashi: Na história desse trabalho, a parte que não é contada no jogo é desenhada, então se você é fã de RE, claro, espero que goste dessa nova história. Fiz porque queria fazer um trabalho que as pessoas diriam que é interessante apenas com esse trabalho. Claro, não posso dizer as cenas que vão agradar os fãs do jogo porque serão estragadas em detalhes, mas não posso entender a menos que seja um fã ao falar sobre o caso de Raccoon City e mencionar os eventos que aconteceram no jogo anterior. Parei de colocar apenas essas coisas e tentei criar um trabalho equilibrado.
Há algum outro trabalho live-action que o inspirou?
Hazumi: Eu assisto filmes de Hollywood desde pequeno, então mesmo quando estou escrevendo um roteiro de filme no Japão, tenho a imagem de falar em inglês na minha cabeça, ou a imagem de um ator de cinema de Hollywood atuando na minha cabeça. Desta vez, usei a primeira imagem como está, por isso foi muito divertido fazê-la. O ator de captura de movimento que realmente representa também foi convidado por atores americanos para vir ao Japão.
Quando se trata de fazer histórias ambientadas no Japão, a descrição de cada organização é muito diferente. Quando se trata de desenhar a mesma história com as Forças de Autodefesa em vez do Exército dos EUA, a abordagem é completamente diferente, e aí nasce um drama exclusivo das Forças de Autodefesa japonesas. Desta vez, o palco é completamente americano, então foi divertido fazer a Casa Branca e a organização que aparece, que é a visão de mundo dos filmes e dramas americanos que eu costumo ver.
Por favor, diga-nos se você tem alguma cena favorita.
Kobayashi: Existem algumas cenas em que Leon e Claire conversam, então eu gostaria que você desse uma olhada nas falas uma por uma para que você realmente não desviasse os olhos. Fora isso, o corpo do Mad Dogs fará o melhor para fazer várias coisas, então eu gostaria que você conhecesse a história deles através de toda a história.
Claro, estou consciente de fazer este trabalho sozinho para que você possa apreciá-lo, então acho que você pode apreciá-lo mesmo que não tenha conhecido Leon e Claire no passado e Leon e Claire no futuro. Eu ficaria muito feliz se você pudesse se aprofundar nos jogos e vídeos de lá, e mesmo se você for um leitor de IGN JAPÃO que adora jogos, se você olhar para “Biohazard: Infinite Darkness”, seu futuro com RE será ainda melhor. Acho que você pode aproveitar.
Fonte: IGN Japão
20 anos, paulista, Redator do Evilhazard, amante de jogos indies (em especial jogos de terror indies) e oldshool gamer!