Resident Evil 7 sem dúvida é um título divisor de águas na franquia Resident Evil, desde a sua perspectiva de câmera até a ausência de personagens consagrados e amados pelos fãs. O jogo já levantou várias discussões sobre o que é ser ou não um título fiel ao que é Resident Evil, mas com certeza RE7 não teria o impacto que tem hoje caso fosse concebido de uma maneira totalmente diferente do que veio a ser, e é isso que aparentemente sugerem algumas imagens recentemente encontradas no portfolio online de um artista ucraniano!
(1/3) There's a lot of Resudent Evil news to cover today.
First of all, concept art of Resident Evil 6.5 was finally discovered online from this artist: https://t.co/Ri4Bt8SwFp
It was a scrapped version of RE7 that played similar to RE6, but Leon & Sherry in a fictional Europe pic.twitter.com/yj3jB95ZrI
— AestheticGamer aka Dusk Golem (@AestheticGamer1) February 8, 2023
Como visto acima, o insider Dusk Golem compartilhou uma história em volta dessas imagens, alegando que o jogo contaria com Leon S. Kennedy e Sherry Birkin atuando em uma cidade europeia fictícia baseada em Veneza, Itália. Nessa versão, segundo Dusk, o jogador teria que enfrentar diversas B.O.W.s aquáticas e teríamos momentos de escolha como nos jogos da empresa Telltale. Dusk Golem conclui suas alegações dizendo que foi feita uma demo desta versão beta, de 30 a 60 minutos, entre 2012 e 2013, mas que foi posteriormente descartada em favor de seguir com o RE7 que é conhecido hoje em dia.
A segunda imagem associada desta versão beta (chamada de Resident Evil 6.5) é uma arte de Leon em um lugar que lembra bastante o Castelo Spencer de Resident Evil 3.5, onde Leon enfrentaria uma variante do vírus Progenitor que forma tentáculos no ar e causa alucinações, conceito que parcialmente inspirou o Vírus Uroboros em Resident Evil 5.
Precisamos fazer a ressalva de que a história compartilhada por Dusk Golem é completamente de responsabilidade dele e baseada apenas nas ”fontes” relacionadas à Capcom que ele diz possuir, não é de nossa intenção neste texto validar a história compartilhada por ele. Entretanto, o artista mencionado pelo insider é real e se chama Sergey Ka, ele é ucraniano e já trabalhou em diversos jogos da Ubisoft e da Capcom, inclusive ele trabalhou desde Resident Evil 4 até Resident Evil Village, de acordo com uma série de artes conceituais atribuídas a Sergey por Dusk Golem.
Você pode conferir o Portfolio de Sergey no Artstation aqui.
(3/3) eventually got scrapped in favor of the idea to go back to the series roots with the RE7 we know & love.
Artist has worked on a lot of games & movies, mainly Ubisoft, but actually has worked on every Resident Evil game since RE4. He even has some 3.5 artwork, Village, etc. pic.twitter.com/xZylHO0mya
— AestheticGamer aka Dusk Golem (@AestheticGamer1) February 8, 2023
De acordo com um usuário do Twitter, a imagem de Leon na Europa foi uma edição feita com base em uma imagem de um cenário de Constantinopla em Assassin’s Creed Revelations.
Oh hey, it's Constantinople! pic.twitter.com/hHsonLkmCN
— Sulkii (@Sulkii_) February 8, 2023
Dusk Golem respondeu a esse apontamento dizendo que era comum a utilização de assets prontos por parte de artistas freelancers para obter uma visão de como ficaria seu trabalho posterior. Além disso, o artista já havia trabalhado com a Ubisoft, o que foi mencionado por Dusk Golem para fortalecer seu argumento.
Yeee, guy does a LOT of work with Ubisoft so for basic concepts dome of it may have been used for internal pitch concept (not actually that uncommon).
— AestheticGamer aka Dusk Golem (@AestheticGamer1) February 8, 2023
Mesmo tendo em mente que a história compartilhada pelo insider não pode ser validada como real, é interessante observar que as imagens existem de fato no site de Sergey Ka, que é um artista conhecido e já trabalhou em diversos filmes e video games.
Tendo isso em mente, é interessante contemplar que Resident Evil 7 quase foi totalmente diferente do que conhecemos e que talvez, se feito da maneira como retratam estas imagens, toda a volta e o hype em torno de Resident Evil poderia não existir ou a franquia estaria em uma condição muito diferente.
Alagoano, Redator do EvilHazard, fã do universo do Terror e apaixonado por Resident Evil