O lançamento iminente de Resident Evil 4 Remake está causando cada vez mais ansiedade aos jogadores já “desesperados” para jogar o novo título da Capcom! Não apenas o hype se dá por conta da história e dos excelentes personagens, como também o jogo vem recebendo elogios (daqueles que já o jogaram) com relação à inteligência artificial de alguns inimigos. Essa característica foi enfatizada desde que alguns reports sobre o jogo começaram a sair pela revista Game Informer, e agora, um pequeno trecho de gameplay da demo do jogo parece atestar o que os críticos vêm apontando!
LEIA TAMBÉM:
Resident Evil 4 Remake (mídia física) já se encontra disponível em pré-venda na Amazon
O vídeo publicado no Subreddit Gaming pelo usuário “crossingroads” parece mostrar o momento em que o jogador agacha repetidas vezes tentando ”enganar” um ganado enquanto o mesmo ameaça jogar um machado. O inimigo repete o gesto numa tentativa de também enganar o jogador, até que o inimigo de fato joga arma branca e acerta Leon.
Enemy AI In Resident Evil 4 Remake
by u/CrossingEden in gaming
Essa é uma demonstração muito positiva e curiosa de como os ganados estão mais rápidos, fortes e adaptados para a estratégia dos jogadores! Mesmo com as adições de gameplay como parry e stealth servindo para ajudar a jornada de Leon em Valdelobos, nenhuma delas serve como caminho único para zerar o jogo com mais facilidade e encontram barreiras na inteligência artificial dos Ganados!
Se todos os materiais divulgados até agora ainda não te convenceram sobre a qualidade e seriedade que todos estão colocando neste remake do clássico Resident Evil 4, talvez um comercial com um anime super fofo e bizarro ajude!
A Capcom Ásia está divulgando um comercial para promover o lançamento do jogo, e desta vez podemos ver os assustadores Dr. Salvador, Garrador, diversos Ganados e até lobos infectados em um traço de anime super fofo enquanto perseguem a dupla Leon e Ashley, além de uma chuva de sangue arco-íris.
Se este comercial também te fez cogitar comprar o jogo imediatamente, a espera será pouca pois o título já está disponível em pré-venda para PS4, PS5, Xbox Series e PC, e vai ser lançado na sexta-feira, dia 24.
Os fãs sempre gostam de expressar seu carinho e amor pelas obras das mais diversas formas, e em jogos isso não é diferente, sempre existe algum mod para melhorar ou modificar algum aspecto do jogo, seja na mecânica, cenários, iluminação, texturas e até visuais de inimigos e personagens. Resident Evil 4 Remake ainda não foi lançado mas os fãs já estão trabalhando sua criatividade em diversos mods para a Chainsaw Demo.
LEIA TAMBÉM:
Resident Evil 4 Remake (mídia física) já se encontra disponível em pré-venda na Amazon
TrieuPham, um usuário do Nexus Mods, criou uma modificação no visual do queridinho da saga de survival horror da Capcom; esse mod traz Leon com o uniforme da R.P.D., o traje clássico do personagem desde sua primeira aparição em Resident Evil 2 de 1998.
Apesar das memórias do jogo original de 98, o traje do mod veio direto da versão remake do jogo, de 2019, o que traz também a lembrança da jornada de Leon, que antes de ser um agente especial a serviço direto do presidente dos Estados Unidos, já foi um policial e teve que lidar com um surto viral logo em seu primeiro dia de trabalho.
Muitos outros mods já foram criados para a demo especial de Resident Evil 4, incluindo uma que pode agradar quem está curioso para ver Leon sem camisa. Os mods podem até trazer mais jogabilidade para demo, mas para aqueles que não conseguem mais aguentar a ansiedade, Resident Evil 4 Remake chega logo mais na sexta-feira, dia 24.
Uma das questões em torno de Resident Evil 4 Remake eram as discussões em torno da sua duração. A curta duração do remake de Resident Evil 3 fez com que muitos jogadores temessem que uma reimaginação do quarto jogo pudesse cortar conteúdo, mas aparentemente, isso não ocorreu! Leia abaixo na matéria do portal Inverse tudo sobre a duração do jogo!
O remake de Resident Evil 4 levará cerca de 15 horas para ser concluído. Na verdade, está no mesmo nível do original de 2005, embora provavelmente demore um pouco mais para os novatos terminarem.
Se você não estiver tão familiarizado com o material de origem, espere mais de 20 horas para concluir o remake em sua primeira execução – ainda mais se você pretender concluir missões secundárias. O jogo está cheio de segredos escondidos, junto com itens espalhados por todos os cantos.
O remake apresenta um sistema de capítulos diferente do original. O jogo de 2005 apresenta cinco capítulos principais, com vários subcapítulos para cada um. O remake, por outro lado, abandona totalmente os subcapítulos. Dado que o remake tem visivelmente mais conteúdo do que o original, é provável que garantir 100% no jogo leve cerca de 35 horas ou mais – ainda mais para obter o troféu de platina.’
Na madrugada desta sexta-feira (17) o embargo para críticas e reviews do Remake de Resident Evil 4 foi derrubado, e dessa forma vários sites e canais de credibilidade já começaram a divulgar suas impressões sem spoilers sobre o jogo!
LEIA TAMBÉM:
Resident Evil 4 Remake (mídia física) já se encontra disponível em pré-venda na Amazon
Para o alívio dos fãs, o remake está sendo extremamente elogiado por inúmeros sites especializados e de credibilidade internacional e, inclusive, está sendo citado como o melhor remake de Resident Evil até o momento! Nesta matéria, compilamos impressões de alguns dos principais veículos de imprensa do mundo sobre o jogo, e obviamente não iremos veicular quaisquer tipos de spoilers, portanto, caro(a) Partner, pode ler sem preocupação!
O portal Eurogamer elogiou bastante o ritmo e a construção da narrativa de RE4 Remake, inclusive mencionando que de fato existem alterações grandes na história e outras que mal dá para notar. O portal também destaca o equilíbrio entre batalhas com inimigos que foram seguidas à risca do material clássico e outras totalmente reimaginadas, além de terem direcionado elogios à participação de Ada Wong e Ashley Graham, que aparentemente está “menos irritante que no original”!
Já o renomado portal VGC (Video Game Chronicles) elogiou bastante a fluidez da narrativa do jogo e enfatizou a fidelidade do remake, além de expandir o que já era bem feito no jogo original.
Em relação à atmosfera do jogo, o site PSU elogiou bastante a quantidade de personalidade e complemento dado a cada cenário em relação ao que foi visto no material raiz, enfatizando que todas as ambientações foram mais pensadas para o horror, apesar do jogo também conter um ritmo mais ágil e frenético. Um ponto forte apontado pelo críticos na matéria foi o relacionamento entre Leon e Ashley que sofre uma grande melhora!
De acordo com a IGN, fica difícil de listar completamente a quantidade de melhorias e pontos altos do jogo em relação ao original; o aspecto do horror foi muito elogiado, incluindo o design de áudio para partes mais tensas e os sons feitos pelos inimigos, os quais aparentemente estão ainda mais inteligentes e fortes, sempre surpreendendo à medida que o jogador pensa estar se adaptando! O portal destacou apenas como um aspecto que deixou a desejar a diminuição do carisma do Mercador em relação ao material de origem. A IGN USA deu nota 10 para o jogo, sendo RE4 Remake o primeiro jogo da franquia Resident Evil a alcançar nota máxima no site!
Para finalizar, fazendo um apanhado geral do que foi visto até agora nas avaliações do Metacritic, o Remake de RE4 aparentemente ergueu um novo patamar de qualidade para futuras produções da franquia e uma ”referência para a próxima geração de survival horror”, ostentando uma bela nota 93 entre os críticos especializados!
A Capcom pode estar planejando um grande lançamento em formato de DLC para Resident Evil 4 Remake contendo “Separate Ways”, a mini-campanha estrelada por Ada Wong no Resident Evil 4 original de 2005. As informações são do PSU.
Resident Evil 4 Remake (mídia física) já se encontra disponível em pré-venda na Amazon
A DLC estaria nos planos da Capcom de acordo com o famoso insider Dusk Golem, em declarações feitas no ResetEra. Dusk revelou que não apenas o modo Separate Ways estaria nos planos da Capcom para a DLC de Resident Evil 4 Remake, como o modo pode ser inclusive mais longo e mais elaborado desta vez! O modo “The Mercenaries” também está planejado como uma atualização gratuita, e isto a Capcom já anunciou publicamente. ATENÇÃO: sobre “Separate Ways”, a Capcom ainda não se manifestou oficialmente, portanto devemos levar estas considerações de Dusk Golem como rumores, apenas.
“Separate Ways” foi originalmente lançado para a versão PS2 de Resident Evil 4 em outubro de 2005 e foi incluído em todos os ports subsequentes do jogo. A campanha mostra os jogadores seguindo a jornada de Ada pela vila e arredores, atuando simultaneamente com a missão de Leon. O modo também conta com aparições do principal vilão da série, Albert Wesker, que guia Ada até os seus objetivos, por meio de uma localização incerta.
Após o lançamento da demo de Resident Evil 4 Remake que a Capcom disponibilizou após o seu showcase de março de 2023, muitos fãs se mostraram ainda mais ansiosos para por as mãos no novo remake da Capcom e essa ansiedade é mostrada por algumas pessoas que já estão trabalhando em mods para a demo no PC.
Como é tradição, os mods de PC, particularmente aqueles vindos do site de mods Nexus Mods (via Kotaku), são o museu de arte moderna para criações bizarras feitas por fãs, e já existem alguns mods da Chainsaw Demo centrados em Leon para baixar e instalar para seu prazer de matar zumbis de forma diferente.
O primeiro é o mod de personagem Maid Leon do usuário Flopity Flips do Nexus. Este mod faz como sua descrição afirma, fazendo o S em Leon S. Kennedy significar “servir”. Quem poderia imaginar que Leon tinha coxas com força de compressão para esmagar facilmente uma melancia? Manter vivo o pipeline de Resident Evil para Devil May Cry é o mod Dante (Modo de serra elétrica) do usuário do Nexus Galenhy. Assim como o mod que transforma Leon no Raiden de Metal Gear Rising, este mod de personagem transforma Leon em Dante de DMC. Além das trocas de personagens, os mods da Chainsaw Demo mais populares da Nexus incluem um que transforma Leon em um panda, um que o coloca de volta em seu uniforme do remake de Resident Evil 2 e um mod que transforma a arma de Leon e a faca de sobrevivência em uma banana e uma colher, respectivamente. Se o último mod for implementado no remake de Resident Evil 4 propriamente dito, imagino que isso tornaria as defesas da motosserra de Leon e sua batalha com Jack Krauser ainda mais impressionantes.
Fora da Nexus, temos ainda o Mod que transforma Leon em CJ, protagonista icônico do também icônico GTA: San Andreas, clássico do PlayStation 2. Este Mod foi criado pelo multitalentoso artista brasileiro Marcos RC.
Por último, e certamente não menos importante, estão os mods do criador TrieuPham: Shirtless Leon e Thongs Leon. Não há muito a acrescentar ao que esse mod “diverso” faz que ainda não esteja aparente. O garoto tem seu peito de pombo em exibição para atordoar as Las Plagas em um suplex alemão de quebrar o pescoço. Embora os looks sem camisa e tanga de Leon não sejam muito práticos para um apocalipse zumbi, seus movimentos improvisados de luta também não são.
Com todos esses mods já produzidos para a demo de Resident Evil 4 Remake, já podemos imaginar o que aguarda os jogadores de PC quando o remake for lançado, lembrando que o remake de Resident Evil 4 será lançado para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox Series S|X e PC no dia 24 de março.
Sobre o modo de “dificuldade extrema” disponível na demo de Resident Evil 4 Remake, você já experimentou? Este modo pode aparecer de forma aleatória cada vez que o jogador inicia um novo jogo. Como o próprio nome diz, o modo exclusivo traz um outro tipo de desafio onde os inimigos são mais resistentes, Leon recebe mais dano além de surgir um Dr. Salvador com uma serra elétrica flamejante e mais ganados “mutantes”.
LEIA TAMBÉM:
Resident Evil 4 Remake (mídia física) já se encontra disponível em pré-venda na Amazon
EvilFiles | Resident Evil 4 Remake – Chainsaw Demo (Análise)
Surge possível detalhe que pode indicar duração de Resident Evil 4 Remake [SPOILER]
O jogador Jigzaw Killer descobriu uma sequência de comandos que provavelmente era usada durante o desenvolvimento para facilitar o acesso ao modo e consequentemente fazer melhorias. A sequência de comandos ainda está disponível e habilita o modo sempre que desejado, porém não se sabe se foi algo planejado pela Capcom ou se só passou despercebido pelos desenvolvedores.
Para usar o código basta estar no menu do jogo com a opção “modo história” selecionada, depois basta apertar a seguinte sequência:
No PS4 e PS5: Segure R1 e L1 e aperte para cima, esquerda, baixo, direita, quadrado, triângulo, circulo, X e X.
No Xbox: Segure RB e LB e aperte para cima, esquerda, baixo, direita, X, Y, B, A e A.
No PC: Segure Shift e Espaço e aperte W, A, S, D, R, TAB, C, F e F.
A “Chainsaw Demo” de RE4 Remake está disponível para PS4, PS5, Xbox Series e PC, e não possui limite de tempo para ser jogada, além de conter vários segredos que ainda estão sendo descobertos. Você pode também acessar uma área secreta e conseguir a TMP.
Com o lançamento do remake de Resident Evil 4 se aproximando cada vez mais, também crescem o hype e a quantidade de novidades reveladas pela Capcom, entretanto, faltando pouco quinze dias para o lançamento oficial do jogo, algumas mídias físicas já começaram a aparecer em algumas lojas!
LEIA TAMBÉM:
Preço de Resident Evil 4 Remake sobe na Steam brasileira e deixa fãs insatisfeitos
Resident Evil 4 Remake (mídia física) já se encontra disponível em pré-venda na Amazon
Produtor de Resident Evil 4 Remake quer que o jogo “traia” as expectativas
Suposto easter egg em gameplay de RE4 Remake pode sugerir conexão entre Los Illuminados e Umbrella!
O que é a “Operação Javier” citada em Resident Evil 4 Remake e por que ela é importante?
Confira o tweet abaixo:
Resident Evil 4 Remake physical copies have already been spotted in the wild.
Official release date is still March 24.
Beware of any spoilers! pic.twitter.com/ARTvOiW42O
— MauroNL (@MauroNL3) March 9, 2023
Vale lembrar que isso aumenta consideravelmente o risco de spoilers aparecerem nas redes sociais nos próximos dias, por isso deixamos o alerta a vocês Partners para que tomem cuidado, mesmo que este seja um remake e a história já seja conhecida, é muito provável que aconteçam alterações na história e é quase certo que o destino de alguns personagens pode ser drasticamente mudado.
Infelizmente, tem se tornado cada vez mais comum os vazamentos de jogos antes da data, o que leva a situações como esta, inclusive, a franquia Resident Evil já enfrentou um episódio similar a esse na época de Resident Evil 3 Remake, quando diversas cópias do jogo começaram a ser vendidas antecipadamente em alguns países.
Além disso, para todos aqueles preocupados com a chuva do remake, a Capcom já confirmou que tem planos para fazer as mudanças necessárias. Falando ao Press-Start, o produtor do remake, Yoshiaki Hirabayashi, afirmou que a equipe de Resident Evil 4 Remake “viu a reação de todos aos efeitos da chuva” e agora está “trabalhando em um patch de primeiro dia para fazer ajustes”.
Durante o mês de fevereiro, muito material de Resident Evil 4 Remake foi divulgado principalmente pela Revista Game Informer, inclusive novos trechos da gameplay do jogo, e houve uma pergunta que muitos fãs tiveram depois de ver as novas cenas do jogo: o que há de errado com a chuva presente nos vídeos? “Está clara demais”? “É uma chuva branca”?
Alguns fãs rapidamente apontaram que a chuva presente nas gameplays do jogo (especialmente na porção de Leon e Ashley na Igreja), embora tentasse parecer reagir aos relâmpagos do mau tempo do ambiente, tinha uma aparência estranha e imitava outros remasters e remakes recentes, como Grand Theft Auto III. Para uma parcela de fãs, tudo estava bonito e a “chuva branca” passou ilesa, mas para outra parte dos admiradores da franquia, este era um problema que precisava ser corrigido.
O site Press Start entrevistou Yoshiaki Hirabayashi, produtor do remake de Resident Evil 4, e perguntaram a ele especificamente se haveria alguma mudança no efeito da chuva, já que não apenas parecia intensa, mas também distrairia alguns jogadores. O produtor (que já afirmou que deseja que o remake “traia” as expectativas dos jogadores em um bom sentido) deu ao Press Start uma resposta simples, mas encorajadora.
“Vimos a reação de todos aos efeitos da chuva e estamos trabalhando em um patch de primeiro dia [Day 1 Patch] para fazer ajustes”
É muito bom perceber, portanto, que a Capcom está sim atenta às reivindicações dos jogadores, sobre Resident Evil 4 Remake, fazendo ajustes naquilo que considera mais necessário! Para os jogadores que já adquiram Resident Evil 4 Remake na pré-venda, o pré-download já está disponível, porém ainda não é possível dizer com precisão o tamanho do arquivo no PlayStation 4 e PlayStation 5, além de o título estar recebendo constantes novas atualizações; inclusive, nas plataformas PlayStation, já houve um patch de atualização disponível antes mesmo do lançamento do jogo. Na plataforma Xbox, o jogo tem 67,18 GB.
A atualização mais atual no PlayStation, “1.02”, traz “correções de bugs diversos”, segundo as informações disponibilizadas via PSU. O mais interessante dessas informações é o tamanho da atualização, com cerca de 4GB. Como o tamanho total do jogo no PS4 e PS5 ainda não foi revelado, uma nova atualização de 4GB indica que será um titulo realmente pesado, ainda considerando que o jogo tem 67,18GB no Xbox, que é mais que o dobro do último lançamento, Resident Evil Village: Gold Edition. Vale lembrar que o tamanho do jogo nos consoles da Sony não deve divergir tanto desses números.
Pelo jogo apresentar um tamanho maior que títulos passados, há especulações de que os modos alternativos (como o “Separate Ways”) estarão presentes no jogo e já disponíveis desde o dia 24. Existem várias teorias de como esses modos poderiam estar presentes neste remake, e como vem sendo enfatizado por todos envolvidos no projeto que o jogo está fiel ao original, só abre mais espaço para teorizar e imaginar um remake também das missões de Ada. A história ainda será uma DLC? Serão missões “secundarias” presentes durante a jogatina, ou até um misto de gameplay entre Leon e Ada como foi em Resident Evil 3 Remake com Carlos e Jill?
Bom são apenas especulações, mas isso poderia explicar o “peso” do jogo assim como também pode ser apenas que as áreas já presentes no original ganharam muito mais detalhes, estarão mais amplas e até com a adição de novas áreas, porém só teremos certeza quando houver algum anúncio oficial sobre o assunto, que pode vir a acontecer no evento dessa quinta (9).
O mês de março marca a chegada de Resident Evil 4 Remake a milhares de lares ao redor do mundo, sendo este um dos principais lançamentos da Capcom e de todo o universo gamer para o ano de 2023. A Capcom já vem inclusive aumentando a divulgação de seu jogo, tendo revelado um evento para o dia 9 de março onde revelará novidades sobre o título (possivelmente a liberação da tão esperada demo) e ainda promovendo um ARG do jogo para maior interação com os fãs. RE4 Remake ainda contará com uma versão para o PlayStation VR2.
Não resta dúvidas que a ansiedade em torno do título seja tremenda, e sabendo disso, o produtor de Resident Evil 4 Remake, Yoshiaki Hirabayashi, revelou que a equipe de desenvolvimento pretende “trair suas expectativas da melhor maneira possível” enquanto ainda captura a sensação do jogo original. As informações são do PSU.
Falando com a revista PLAY, Yoshiaki Hirabayashi revelou que houve muitas tentativas e erros no equilíbrio de vários aspectos do jogo, como design de níveis e comportamento do inimigo.
Nas palavras dele:
“Queremos que o jogo seja simultaneamente novo e familiar. Nosso objetivo é ‘trair’ suas expectativas da melhor maneira possível, respeitando, é claro, a sensação do jogo original. Os controles são semelhantes aos dos recentes remakes de Resident Evil 2 e 3, além dos quais trabalhamos para reproduzir a sensação do original reunindo elementos como design de nível e comportamento do inimigo desde o início. Foram necessárias muitas tentativas e erros para acertar o equilíbrio, como era o caso do jogo original. Embora existam elementos de mover-se pelo jogo como um par que diferem de como você controla apenas Leon e introduzem um tipo diferente de desafio, acho que fizemos isso de forma que, tendo Ashley como um personagem autônomo mais convincente, os jogadores venha desfrutar destas seções”.
LEIA TAMBÉM:
Suposto easter egg em gameplay de RE4 Remake pode sugerir conexão entre Los Illuminados e Umbrella!
Ao longo do mês de fevereiro, a Capcom intensificou a divulgação de Resident Evil 4 Remake através de materiais lançados pela Revista Game Informer, esta que liberou trechos de gameplay do título, imagens inéditas e entrevistas com produtores e diretores do jogo. No primeiro State of Play da PlayStation de 2023, Resident Evil 4 Remake também esteve presente com um glorioso novo trailer, que nos revelou mais sobre alguns inimigos icônicos, como Krauser.
Resident Evil 4 Remake será lançado no dia 24 de março de 2023, totalmente localizado e dublado em Português do Brasil, para as plataformas PS4, PS5, Xbox Series e PC.
Alagoano, Redator do EvilHazard, fã do universo do Terror e apaixonado por Resident Evil