Desde o seu lançamento, The Callisto Protocol vem sofrendo muitas críticas negativas pela sua performance nos consoles de até mesmo nova geração, mas principalmente na plataforma PC. Uma das maiores reclamações é sua queda constante de FPS e stuttering (pequenas travadas) em vários momentos. Insatisfeitos, os jogadores foram até o Twitter e também ao Reddit mostrar vários momentos em que esses problemas aparecem.
A Striking Distance Studios, responsável pelo game, veio a público dizer que eles estão escutando todos os feedbacks dos jogadores insatisfeitos e estão buscando trazer melhorias. Esses problemas acabaram afetando bastante as notas que as mídias acabaram fazendo pro jogo: ele recebeu 72 no Metacritic na plataforma do PlayStation 5 e 69 no Xbox, já na Steam o jogo acabou recebendo pelos jogadores a nota “ligeiramente negativa” em seu lançamento, porém após o lançamento dos primeiros patchs, a nota acabou subindo e ficando como “neutra”.
Sobre a performance do jogo, diz o estúdio:
“Existem patches ativos para todos os consoles que devem corrigir problemas de taxa de quadros e travamentos que alguns de vocês relataram. Estamos ouvindo, trabalhando duro nas atualizações e teremos detalhes para compartilhar sobre as próximas melhorias no início desta semana. Obrigado por sua paciência.”
Sobre o Ray Tracing na plataforma Xbox Series X, dizem:
“Queríamos esclarecer qualquer confusão: as sombras com ray tracing são suportadas e ficam ótimas no Xbox Series X. No entanto, estamos cientes dos problemas que estamos abordando. Mais informações chegam esta semana. Agradecemos a paciência e o apoio.”
We wanted to clear up any confusion: ray-traced shadows are supported and look great on Xbox Series X. However, we are aware of issues with ray-traced reflections that we are addressing. More information is coming this week. We appreciate the patience and support.
— The Callisto Protocol (@CallistoTheGame) December 4, 2022
Nessa semana tivemos o primeiro Patch, que corrigiu um pouco os stutterings e as quedas constantes de FPS, mesmo assim o jogo ainda precisa de várias melhorias, como o polimento em seu gráfico, deixando mais otimizado para todas as plataformas, principalmente PC; até mesmo jogadores que já possuem a última placa lançada pela Nvidia, RTX 4090, vem sofrendo bastante com os problemas de performance do jogo. Além disso, os jogadores da plataforma Xbox Series S|X acabaram relatando que o game não chegou com Ray Tracing como na plataforma PlayStation 5.
Em seu Twitter, o diretor Glen Schofield, de The Callisto Protocol, disse que está atento às reclamações e junto com sua equipe estão trazendo melhorias todos os dias para o jogo.
“Atualização do PC abaixo. Nós ouvimos você e estamos fazendo melhorias todos os dias.”
PC update below. We hear you and we’re making improvements everyday. https://t.co/yE5WO2NzCB
— Glen A. Schofield (@GlenSchofield) December 7, 2022
Curitibano que aproveita o clima frio para tomar café e jogar bons jogos, e em alguns momentos de reflexão tenta explicar para si mesmo a diferença de remaster e remake nos dias de hoje. Jogos prediletos: Hollow Knight, The Witcher 3 e Super Metroid.