ANUNCIE AQUI!

Naughty Dog e Bend Studio podem ter trabalhando juntas em projeto ainda não anunciado!

Foi recentemente descoberto através de informações escritas na página do LinkedIn (via Insider Gaming) de um animador de jogo sênior que a Bend Studio e a Naughty Dog estavam, pelo menos por algum tempo, trabalhando juntas em um projeto não anunciado. Na história profissional de Adam Lawson – que desde então mudou para a Archetype Entertainment – foi escrito que ele trabalhou em um projeto não anunciado da Bend Studio e da Naughty Dog.

Desde que a revelação surgiu online no Twitter, os jogadores têm jogado nomes na panela para sugerir o que esse projeto poderia ter sido.

https://twitter.com/FaizShaikh7681/status/1736714856424743399

Para muitos, a esperança é que o Bend Studio esteja trabalhando em Days Gone 2 ou em um novo jogo de Syphon Filter, mas isso parece cada vez mais improvável com o passar do tempo. Sabemos que Days Gone 2 foi derrubado internamente há algum tempo, e Syphon Filter não é visto há mais de 15 anos. Em vez disso, o cenário mais provável parece ser uma operação conjunta entre o Bend Studio e a Naughty Dog para desenvolver um jogo novo da série Uncharted. Isso foi mencionado anteriormente por Jason Schreier, da Bloomberg.

No ano passado, foi enfatizado que o Bend Studio estava profundamente em desenvolvimento em um novo IP, mas tudo o que sabemos é que ele “se baseia nos sistemas de mundo aberto de Days Gone”. Isso não é muito para continuar e, desde então, nada mais foi dito.

Days Gone é um jogo de ação e aventura pós-apocalíptico de 2019 desenvolvido pela Bend Studio e publicado pela Sony Interactive Entertainment para o PlayStation 4, com posterior lançamento para PC. O jogo se passa no Oregon pós-apocalíptico, dois anos após o início de uma pandemia que transformou uma parte da humanidade em criaturas malignas semelhantes a zumbis. O ex-bandido que virou errante Deacon St. John descobre que sua esposa Sarah, tendo sido dada como morta, pode ainda estar viva e parte em uma missão para encontrá-la.

Após seu lançamento, o jogo recebeu críticas mistas, onde alguns críticos criticaram a história, o design das missões e as questões técnicas, mas elogiaram os gráficos, a inteligência artificial e a atuação de Sam Witwer como Deacon. Days Gone foi ainda um sucesso comercial: vendeu mais cópias do que todos os jogos anteriores do Bend Studio combinados e se tornou o 19º jogo mais vendido de 2019 nos Estados Unidos. Seu encerramento deixou também um forte gancho para uma sequência, esta que nunca aconteceu, para tristeza profunda do diretor Jeff Ross, que não faz questão de esconder todo o seu desapontamento por uma sequência não ter sido produzida pela Sony.

Esta história, entretanto, pode ganhar novos contornos e um final feliz! Segundo um recente rumor surgido no Reddit, a Sony teria desistido da ideia de não investir em uma sequência para a história de Days Gone, estando Days Gone 2 já em desenvolvimento ativo para o PlayStation 5! O rumor teria surgido mediante uma fonte confiável que já acertou outras previsões no passado, e foi replicado por diversos perfis ao redor do mundo neste fim de semana. Ainda segundo o mesmo rumor, a Sony estaria se preparando para adquirir a CD Projekt Red, estúdio responsável por The Witcher 3: Wild Hunt e Cyberpunk 2077.

IMPORTANTE: se trata apenas de um rumor, não encare como informações oficiais. A Sony ainda não se manifestou publicamente sobre Days Gone 2 ou sobre a aquisição da CD Projekt Red.

https://twitter.com/NextGenPlayer/status/1662835571931361280

O primeiro Days Gone é jogado de uma perspectiva de terceira pessoa na qual o jogador pode explorar um ambiente de mundo aberto. Os jogadores podem usar armas de fogo, armas brancas e armas improvisadas, e podem usar furtividade para se defender contra humanos hostis e criaturas canibais conhecidas como Freakers. Uma das principais mecânicas do jogo é a motocicleta de Deacon, que é usada como o principal meio de transporte do personagem do jogador. Days Gone foi o primeiro projeto de mundo aberto do Bend Studio, sua primeira propriedade original desde Syphon Filter (1999) e seu primeiro projeto de desenvolvimento para consoles domésticos depois de passar décadas trabalhando em jogos derivados para consoles portáteis. O desenvolvimento do jogo levou aproximadamente seis anos e o Bend Studio expandiu quase três vezes para apoiá-lo. As principais fontes de inspiração para Days Gone foram World War Z, The Walking Dead e Sons of Anarchy. O jogo foi revelado na E3 2016; seu lançamento foi originalmente planejado para 2018, mas foi adiado várias vezes.

Até antes deste rumor surgir na internet, sabia-se que Days Gone 2 não estava nos planos da Sony. Depois do ultimo PlayStation Showcase, que aconteceu durante a ultima quarta (24), o criador de Days Gone, Jeff Ross, fez um desabafo em seu Twitter, dizendo que estava chateado com o evento, sendo o maior motivo a falta de recursos para o desenvolvimento de novos materiais, informando até que uma sequência do jogo poderia ter sido lançada a um mês.

“Fico um pouco chateado acompanhando esses showcases, porque só me lembram que poderíamos ter lançado Days Gone 2 há um mês, se tivéssemos nos comprometido”.

Parece que infelizmente o desempenho de Days Gone, no lançamento, não foi satisfatório para a Sony, que passou a dar mais atenção a outros produtos, deixando Days Gone em uma espécie de limbo. Fãs chegaram a criar uma petição com intuito de incentivar o desenvolvimento de uma sequência, ainda assim não foi o suficiente. O próprio Jeff já demonstrou ter várias ideias para a tal sequência, porém diversas pessoas deixaram o estúdio e a própria Sony não parecia se importar.

A Naughty Dog anunciou o cancelamento do projeto conhecido internamente como The Last of Us Online, um título que, ao que tudo indica, teve o seu desenvolvimento conturbado desde o princípio e que estava representando algumas dificuldades inesperadas para a produtora.

Na sua mensagem na qual explica o cancelamento do projeto online, a Naughty Dog assegura que não está ociosa e de forma alguma este é o único projeto que está ou estava em curso. Existem diversos projetos single-player em produção, e alguns deles são sequências.

Nas palavras de Neil Druckmann, presidente da Naughty:

“Temos mais do que um ambicioso novíssimo jogo single-player no qual estamos trabalhando aqui na Naughty Dog, e estamos ansiosos para compartilhar mais sobre o que virá em seguida, quando estivermos prontos”.

As palavras de Druckmann vão certamente deixar The Last of Us: Parte 3 na mente de muitos fãs e jogadores ao redor do mundo, especialmente porque as ideias para a narrativa do projeto online podem ser aproveitadas, mas Uncharted também pode ganhar um novo jogo. Novas propriedades intelectuais também são uma possibilidade, tendo em conta que a Naughty Dog sugeriu que Uncharted está terminado.

Afinal de contas, se for The Last of Us: Parte 3 o próximo jogo da Naughty Dog, o que já se sabe sobre o título?

A Naughty Dog já escreveu um esboço da história para The Last of Us: Parte 3, mas não está fazendo a sequência agora. O diretor criativo Neil Druckmann diz que espera que “um dia [o jogo] veja a luz do dia”. Falando em 2021 em um episódio do podcast Script Apart sobre ter escrito The Last of Us Parte 2, Druckmann mencionou brevemente a possibilidade de uma sequência:

“Não sei o quanto quero revelar … [co-roteirista Halley Gross] e eu escrevemos um esboço para uma história, que não estamos fazendo – mas espero que um dia possamos ver a luz do dia – que explora um pouco o que acontece depois desse jogo. Veremos. ”

Druckmann diz que tem havido “um pouco” de discussão interna sobre a Parte 3, mas apontou quanto trabalho está envolvido em tornar um jogo como este uma realidade:

“Esses jogos exigem muito para fazer. [Parte 2], eu pensei nela há sete anos, entre quando o último jogo foi lançado e quando este foi lançado […] Você quer ter certeza de que está animado com a ideia que você tem, [que] parece que é um desafio. Agora tivemos dois jogos que eu sinto que falam a algo universal, além de contar uma história muito pessoal para esses personagens. Com um jogo, não há um padrão do que seja uma franquia. Com dois jogos, agora começa a haver um padrão – agora eu sinto que há alguns temas estruturais e temáticos que você terá que seguir se estiver fazendo um terceiro jogo. “

Parece que a Naughty Dog está explorando o que fazer a seguir, explicou Druckmann:

“Depois de terminarmos um de nossos grandes títulos, levamos muito tempo para explorar ideias diferentes, seja Last of Us III, seja algo novo, se há alguma franquia antiga que queremos voltar nela. Gosto de explorar tudo isso e, em seguida, olhar, como: ok, temos todas essas ideias diante de nós. Como estúdio, com o que queremos nos comprometer? Porque é um grande compromisso – monetário, tempo, paixão, talento, então você pensa sobre todos os custos de oportunidade que vêm com isso”.

No começo de 2023, por conta da série de TV de The Last of Us estar no ar na ocasião e pela série de jogos estar próxima de completar seu 10º aniversário, Neil Druckmann forneceu algumas atualizações sobre o futuro da franquia, falando sobre The Last of Us Parte 3. Apesar de não confirmar à época se The Last of Us Part 3 estaria chegando ou não, o diretor da série e co-roteirista Neil Druckmann disse em entrevista ao site The Hollywood Reporter: “Acho que há mais história para contar”.

Após o lançamento da série de The Last of Us pela HBO, muito se perguntou se além de vermos uma segunda temporada da série, se poderemos ver no futuro um possível The Last of Us Parte 3. Com isso, o diretor dos jogos de The Last of Us veio a público dizer que cabe à Naughty Dog decidir se haverá outro jogo da série ou não.

“Eu sei que há um monte de gente se perguntando sobre The Last of Us Parte 3 e se isso vai acontecer ou não”, disse o co-presidente da Naughty Dog, Neil Druckmann, em uma entrevista ao site Buzzfeed, antes de acrescentar que o estúdio é “muito privilegiado” por ter a Sony como editora. Druckmann diz que isso significa que a Naughty Dog está totalmente livre de qualquer pressão para fazer uma sequência que eles não queiram. Não haverá, por exemplo, outro jogo da franquia Uncharted, diz Druckmann, por causa desse forte relacionamento com a Sony e a ausência de qualquer pressão da editora.

“Com The Last of Us, cabe a nós decidirmos se queremos continuar ou não”, disse Druckmann. “Nosso processo é o mesmo de quando fizemos a Parte 2, que é: se pudermos criar uma história convincente que tenha essa mensagem universal e declaração sobre o amor, assim como o primeiro e o segundo jogo fizeram, então contaremos essa história. Se não conseguirmos pensar em algo, temos um final muito forte com a Parte 2 e esse será o fim.”

o site The Leak em fevereiro de 2023 fez um artigo dizendo que receberam novas informações de um insider, ViewerAnon, que já foi responsável por outros rumores de The Last of Us e outras informações da Sony. Anteriormente o rumor dizia que o orçamento do jogo seria baseado no sucesso da série, mas com o tempo esse rumor ficou insustentável, já que a série fez muito sucesso e as informações não foram atualizadas. Na ocasião, o insider disse que “The Last of Us Parte 3 é um jogo de PlayStation 5 com o PlayStation 6 em mente”.

Segundo o rumor, “…nossa fonte na Sony (que anteriormente trouxe em primeira mão o vazamento do PS5 Slim) se arriscou e revelou que o jogo [The Last of Us Parte 3] está realmente em desenvolvimento. Pelo menos de acordo com a Sony. Internamente eles intitulam o jogo como “em andamento” com a Naughty Dog como desenvolvedora e um jogo categorizado como de PlayStation 5 lançado com o ‘Playstation 6 em mente’.”

O que se quer dizer “com PlayStation 6 em mente”?

Ambos os jogos de The Last of Us vieram ao fim de suas respectivas gerações: o primeiro em 2013 com o fim do PS3 e o segundo em 2020 com o fim do PS4. Isso é relevante pois em ambas oportunidades os jogos levaram a geração ao limite, sendo considerados por muitos os jogos que definem uma geração inteira de avanços nos games.

Isso quer dizer que um possível The Last of Us parte 3 possa estar sendo planejado para ser lançado da mesma forma, já que o tempo de desenvolvimento de um jogo AAA leva em torno de 4 a 5 anos no mínimo, e a expectativa de duração da nova geração de consoles é por volta de 6 anos, sendo assim a data prevista do lançamento de The Last of Us Parte 3 seria em algum momento de 2026, segundo Paul Tassi da Forbes. Lançar um jogo grande como The Last of Us no fim da geração também tem seus prós comerciais, já que uma provável atualização do jogo para o novo console pode gerar mais interesse imediato pela nova geração.

Pode ser também que a Naughty Dog esteja trabalhando em um jogo que conte uma história anterior a retratada no primeiro The Last of Us! Em uma entrevista ao podcast do canal Kinda Funny em março de 2023, Neil Druckmann comentou que uma das ideias consideradas para a franquia foi um jogo prequel contando a história de Anna, a mãe de Ellie, uma personagem com participação curta nos jogos, porém que aparece de forma mais contundente na nova série da HBO.

”Havia uma versão mais completa dessa história que voltava mais no tempo, que seria transformada em um videogame. Não da Naughty Dog, mas de um estúdio de jogos diferente. Greg Miller (do Kinda Funny) me apresentou aquele estúdio, conversamos com eles por um bom tempo para fazer isso e então não deu certo.”

Nesse mesmo Podcast, Neil Druckmann revelou também que a Naughty Dog já havia se decidido sobre seu próximo grande projeto, porém não revelou a natureza do mesmo.

Em julho de 2023, surgiu no ResetEra um novo rumor que traria supostas informações inéditas sobre o ainda não anunciado jogo The Last of Us Parte 3, da Naughty Dog! De acordo com o rumor, parte do enredo do jogo vai retratar um grupo de catadores buscando a sobrevivência nos arredores de uma cidade pós-apocalíptica, todos eles amontoados em uma casa vitoriana que serve como base para os mesmos.

Segundo o rumor, a Naughty Dog já estaria em busca de elenco para compor os seguintes personagens do jogo:

Lucas – homem, afável, que desenvolve um relacionamento com outro(a) jovem catador(a) e que terá um “plot twist” onde revelará seu lado obscuro;
Mason – homem, ex-soldado, que deverá escolher entre sua lealdade a outros personagens do grupo quando a personagem “Val” for colocada no comando;
Val – mulher, líder do grupo;
Ezra – homem, que busca assumir a liderança do grupo das mãos da personagem Val;
Gracie – mulher entre 18 e 25 anos, sem mais detalhes especificados

Seguindo os passos deste rumor, um outro surgir no Twitter, desta vez do insider ViewerAnon, que já foi responsável por outros rumores de The Last of Us e outras informações da Sony. Segundo ele, ainda é cedo, mas os detalhes da história de The Last of Us Parte 3 já teriam sido ajustados e tudo estaria potencialmente no ar para ser alterado; o insider ainda afirma ter ouvido dizer que Ellie será tão importante nesta Parte 3 quanto foi em The Last of Us Parte 2. ViewerAnon ainda afirmou que os trabalhos de filmagem desta Parte 3 irão começar já neste ano de 2023.

Nestes rumores, nada foi falado sobre a personagem Abby reaparecer em The Last of Us Parte 3, embora esta probabilidade seja altíssima, devido ao encerramento da Parte 2 (onde Abby pretende se encontrar com um grupo de Vaga-Lumes, junto do personagem Lev). Já o final de Ellie na Parte 2 ficou totalmente vago, e fica o questionamento sobre o que tornaria o papel da personagem tão importante na Parte 3.

Até o momento, a Naughty Dog pouco falou sobre The Last of Us Parte 3. Em 2020, Neil Druckmann (diretor da Parte 1 e Parte 2) afirmou que o próximo projeto da Naughty Dog poderá ser a Parte 3, ou o próximo grande projeto poderá ser uma nova propriedade intelectual”. No final de 2022, o próprio insider ViewerAnon afirmou que Druckmann já estaria preparando a terceira parte do seu aclamado jogo, que chegará dentro de alguns anos. Em janeiro de 2023, apesar de não confirmar se The Last of Us Parte 3 estaria chegando ou não, Druckmann disse em entrevista ao site The Hollywood Reporter: “Acho que há mais história para contar”. Druckmann disse que em abril de 2021 um esboço da história havia sido escrito para um potencial terceiro jogo da série, mas que não estava sendo desenvolvido no momento.

O diretor dos jogos de The Last of Us ainda veio a público dizer, também em janeiro de 2023, que caberia à Naughty Dog decidir se haveria outro jogo da série ou não: “Eu sei que há um monte de gente se perguntando sobre The Last of Us Parte 3 e se isso vai acontecer ou não”, disse o co-presidente da Naughty Dog, Neil Druckmann, em uma entrevista ao site Buzzfeed, antes de acrescentar que o estúdio é “muito privilegiado” por ter a Sony como editora. Druckmann diz que isso significa que a Naughty Dog está totalmente livre de qualquer pressão para fazer uma sequência que eles não queiram. Não haverá, por exemplo, outro jogo da franquia Uncharted, diz Druckmann, por causa desse forte relacionamento com a Sony e a ausência de qualquer pressão da editora: “Com The Last of Us, cabe a nós decidirmos se queremos continuar ou não”, disse Druckmann. “Nosso processo é o mesmo de quando fizemos a Parte 2, que é: se pudermos criar uma história convincente que tenha essa mensagem universal e declaração sobre o amor, assim como o primeiro e o segundo jogo fizeram, então contaremos essa história. Se não conseguirmos pensar em algo, temos um final muito forte com a Parte 2 e esse será o fim.”

Já em fevereiro de 2023, o site The Leak fez um artigo dizendo que receberam novas informações do insider ViewerAnon. Anteriormente o rumor dizia que o orçamento do jogo seria baseado no sucesso da série, mas com o tempo esse rumor ficou insustentável, já que a série está fazendo muito sucesso e as informações não foram atualizadas. Desta vez o insider disse que “The Last of Us Parte 3 é um jogo de PlayStation 5 com o PlayStation 6 em mente”.

É importante ressaltarmos que, apesar de todos os rumores, a Naughty Dog ainda não confirmou a existência de The Last of Us Parte 3. Estaremos atentos a mais informações!

Comments

comments

Curtiu este artigo? Gostaria de APOIAR nosso projeto para que ele siga criando os mais diversos conteúdos do universo do Survival Horror? Basta nos ajudar com qualquer colaboração através do PIX! Desde já agradecemos!

Facebook
Twitter
Telegram
Email
WhatsApp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Populares

Nossa Loja Evilstore

APOIE-NOS NO PADRIM!

Séries de Resident Evil

EvilFiles: Análises e Biografias

EvilSpecial: Artigos e Traduções

EvilWorld: O Universo do Terror

VOCÊ PODE GOSTAR

Populares

Nossa Loja Evilstore

APOIE-NOS NO PADRIM!

Séries de Resident Evil

EvilFiles: Análises e Biografias

EvilSpecial: Artigos e Traduções

EvilWorld: O Universo do Terror

Contact Us