ANUNCIE AQUI!

CEO da Krafton fala sobre The Callisto Protocol e as possíveis “falhas” no projeto

O CEO da Krafton, Changhan “CH” Kim, recentemente falou (via Insider Gaming) sobre os desafios enfrentados por The Callisto Protocol, um dos projetos mais ambiciosos da empresa. Em entrevista ao Game Developer, Kim discutiu as lições aprendidas com o lançamento do primeiro grande título AAA single-player do estúdio Striking Distance, destacando como a ausência de uma “vantagem em termos de jogabilidade” impactou o sucesso do jogo.

LEIA TAMBÉM

The Callisto Protocol foi lançado muito cedo por insistência da editora, diz o diretor

Criador de Dead Space deixa estúdio responsável por The Callisto Protocol

The Callisto Protocol não atinge a meta de vendas do estúdio

EvilSpecial | Análise: The Callisto Protocol

O jogo The Callisto Protocol enfrentou desafios por não apresentar uma “vantagem em termos de jogabilidade”, de acordo com Changhan “CH” Kim, CEO da Krafton, a publicadora do jogo. Em uma recente entrevista ao Game Developer, Kim comentou sobre o fato de The Callisto Protocol ser o primeiro grande título AAA focado em single-player produzido pelo estúdio Striking Distance. Ele revelou que houve certa “dificuldade” interna em chegar a um consenso sobre se o caminho que estavam seguindo era realmente o mais adequado.

“Este é um jogo narrativo single-player que é visualmente deslumbrante e um jogo de alta qualidade para se olhar”, ele disse. “Apesar disso, o cerne do jogo é a jogabilidade. A jogabilidade vem primeiro, é o que aprendi com The Callisto Protocol. Poderia ser o jogo de mais alta qualidade do mundo, mas se você não tiver uma vantagem de jogabilidade – se você não puder diferenciar sua jogabilidade da dos seus concorrentes – não funciona. Eu pude reafirmar isso”.

Quanto a seguir em frente, Kim diz que, no mercado, é difícil de adivinhar o que pode funcionar e o que pode não funcionar: “Nem tudo dará certo, mas um dia desses podemos ter outro PUBG”, ele disse. “Essa é uma abordagem muito de baixo para cima, eu diria, e não é o que muitas grandes empresas estão tentando agora”.

Em suma, as reflexões de Changhan “CH” Kim sobre The Callisto Protocol revelam a importância fundamental da jogabilidade no desenvolvimento de jogos de alto nível, destacando que elementos visuais e narrativos impressionantes não são suficientes para garantir o sucesso se não houver uma mecânica de jogo distintiva.

O diretor de The Callisto Protocol, Glen Schofield, afirmou semanas atrás que o jogo foi forçado a ser lançado mais cedo devido à empresa-mãe da Striking Distance Studios, Krafton, e sua insistência no lançamento antecipado do título. Como resultado, o desenvolvimento foi impactado e o conteúdo foi cortado para cumprir os prazos.

Em uma entrevista com Dan Allen Gaming, Schofield disse que a Krafton originalmente deixou a Striking Distance Studios “colocar o que quisesse” em The Callisto Protocol e prometeu mais tempo para trabalhar nele. Durante o período de férias de 2021, Schofield formulou mais ideias para o jogo, mas depois, a Krafton de repente quis que ele fosse lançado em dezembro.

Schofield disse que queria mais três meses e meio para trabalhar no jogo, o que colocaria sua data de lançamento em 2023. Ironicamente, o prazo de dezembro de 2022 aparentemente acabou custando mais recursos à Krafton.

“Não é como se custasse menos dinheiro porque você está lançando três meses antes, porque se eu tivesse mantido do jeito que estava indo, não teria que adicionar ninguém”, explicou Schofield. “Mas se você quiser que seja feito, isso significa que tenho que acelerar tudo em três meses e meio, o que significa que preciso colocar pessoas aqui.”

Devido ao cronograma acelerado, Schofield disse que quatro chefes e dois tipos de inimigos foram deixados na sala de edição. Schofield deixou a Striking Distance em 2023, mas ele forneceu sua visão do que a sequência potencial poderia ter sido. Teria sido incluído um novo protagonista no início do jogo, que então teria sido morto no meio do caminho. Então o protagonista do primeiro jogo, Jacob, faria um retorno surpresa para o resto do jogo.

Em agosto de 2023, a Striking Distance Studios demitiu mais de 30 desenvolvedores logo após lançar a DLC da história final de The Callisto Protocol em junho.

Glen Schofield, o criador da saga Dead Space e de The Callisto Protocol, revelou em seu Twitter semanas atrás que está trabalhando em um novo projeto que, segundo ele, será muito emocionante para o mundo dos jogos!

O último projeto de Schofield foi The Callisto Protocol, que seria uma espécie de sucessor espiritual de Dead Space, porém o jogo não foi muito bem recebido pelos fãs de Dead Space e pela crítica. No entanto, o diretor parece entusiasmado com o que vem por aí:

“Embora eu tenha tirado uma folga, tenho estado extremamente ocupado e não apenas desenhando. Algo em jogos que seja novo e emocionante. Mal posso esperar para compartilhar mais depois do Ano Novo!”

Já a Striking Distance Studios, que ficou conhecida por desenvolver aquele que seria o sucessor espiritual de Dead Space, “The Callisto Protocol” (2022), revelou que está se preparando para um novo projeto, projeto esse que eles dizem ser “um título UE5 não anunciado”, e por conta disso existe uma série de vagas abertas para esse novo título misterioso.

Uma das vagas é para Animador Líder de Jogabilidade, com a seguinte descrição:

“A Striking Distance Studios está procurando um animador líder de jogabilidade para nos ajudar a criar as experiências mais dinâmicas e envolventes de jogadores e inimigos para um título UE5 totalmente novo e não anunciado. As principais responsabilidades do Animador Líder de Jogabilidade são planejar, organizar, supervisionar e inspirar o trabalho de sua equipe.”

Desde o lançamento de The Callisto Protocol, a Striking Distance Studios tem passado por uma difícil jornada, já que o jogo não atendeu todas as expectativas comerciais, mesmo atingindo um número de 2 milhões de cópias vendidas; além disso, em agosto do ano passado, ocorreu uma série de demissões na empresa.

 

Comments

comments

Curtiu este artigo? Gostaria de APOIAR nosso projeto para que ele siga criando os mais diversos conteúdos do universo do Survival Horror? Basta nos ajudar com qualquer colaboração através do PIX! Desde já agradecemos!

Facebook
Twitter
Telegram
Email
WhatsApp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Populares

Nossa Loja Evilstore

APOIE-NOS NO PADRIM!

Séries de Resident Evil

EvilFiles: Análises e Biografias

EvilSpecial: Artigos e Traduções

EvilWorld: O Universo do Terror

VOCÊ PODE GOSTAR

Populares

Nossa Loja Evilstore

APOIE-NOS NO PADRIM!

Séries de Resident Evil

EvilFiles: Análises e Biografias

EvilSpecial: Artigos e Traduções

EvilWorld: O Universo do Terror

Contact Us