Com a chegada da Gamescom Latam, muita gente se pergunta o que poderemos ver nessa edição inaugural do evento, e justamente por conta dessa linha de pensamento que a administração do evento se uniu com a Abragames, Associação Brasileira dos Desenvolvedoras de Jogos Digitais, e com o Brazil Games, para realizar o Pitch@gamescom latam, que tem como objetivo apresentar jogos de estúdios latinoamericanos para investidores e publishers.
O especialista e empresário na indústria de games, Jason Della, é o organizador do Pitch na GDC Play e apresentará os jogos selecionados para um júri composto por publishers e investidores. Para essa primeira edição teremos no mínimo cinco estúdios escolhidos para realizarem o pitch, esses estúdios terão cinco minutos no palco para convencer o júri a investir em seu projeto.
O estúdio vencedor do Pitch@gamescom latam receberá um troféu, além de receber uma credencial de Business para a edição 2025 do evento e espaço garantido na Panorama Brasil ou na área indie.
As inscrições para participar do pitch já estão disponíveis e podem ser realizadas por meio do site oficial da gamescom latam, até o dia 5 de maio. As regras para inscrição na competição são:
- Somente projetos da América Latina serão aceitos
- O pitch e o projeto devem ser enviados em inglês
- É necessária uma empresa ou estúdio legalmente registrado para inscrever-se
- Os finalistas devem comparecer ao evento para apresentar o pitch no dia 28 de junho
- O jogo não pode já ter sido lançado publicamente
- O projeto deve ter PC e/ou console como plataformas principais
- O jogo não pode ser free-to-play; deve ter um preço de venda para o consumidor
- O objetivo do pitch é alcançar um acordo de publicação de investidores ou publishers
- O pitch precisa ser um jogo original (ferramentas, tecnologia, serviços e etc não serão aceitos)
Para o CEO da Gamescom Latam, Gustavo Steinberg, o pitch será uma grande oportunidade para todos os estúdios da América Latina, nas palavras do mesmo “Seguindo a tradição que iniciamos no BIG Festival, o pitch é um momento que permite que os estúdios busquem investidores e conectem seus jogos com o resto do mundo, assim consolidando ainda mais o mercado de games na América Latina”. Junto disso a diretora de operações da Abragames, Eliana Russi, acredita ser muito importante para a associação liderar esse tipo de iniciativa que busca dar oportunidades para os estúdios apresentarem seus projetos para publishers, investidores e o público geral, nas palavras dela “O objetivo da Abragames é apoiar ações que promovam o crescimento dos desenvolvedores e da indústria do Brasil”.
Essa abordagem mostra que mesmo tem o seu nome alterado para Gamescom Latam o evento ainda traz consigo a mesma essência que tinha em seus momentos como BiG Festival, trazendo destaque para os nossos desenvolvedores, podendo abrir portas para novos investimentos e atrair a atenção do público brasileiro que ainda tem um certo preconceito com jogos brasileiros, lembrando que o evento acontece de 26 a 30 de junho, no São Paulo Expo.
20 anos, paulista, Redator do Evilhazard, amante de jogos indies (em especial jogos de terror indies) e oldshool gamer!