Daymare 1998 possui como desenvolvedor o Invader Studios, o mesmo que trabalhava em RE2 Reborn, um remake fan-made de Resident Evil 2. Devido a esse fato, o jogo contém referências explícitas de Resident Evil em seu decorrer. Com uma ambientação clássica dos anos 90 junto da temática “zumbi”, o jogo traz o Survivor Horror como deve ser. Ele carrega consigo uma violência explícita notável onde o jogador tem a possibilidade de desmembrar inimigos assim como pode ser desmembrado por eles, por exemplo.
Daymare 98 contém uma história profunda e original que prende o jogador nela e incentiva a curiosidade para saber os futuros acontecimentos em seu desenrolar. Tudo realmente começa após um incidente. Durante um transporte aéreo, um agente químico, denominado como “Castor”, se espalha em uma cidade pequena a noroeste dos Estados Unidos da América, e todos os cidadãos dela começam a se transformar em horripilantes e agressivas criaturas derretidas após o contato com o agente. Há um certo tipo de alternância de protagonismo, fazendo com que a história do jogo seja dividida entre três personagens diferentes do começo ao fim dela. Ao longo da história, os personagens passam por muitos cenários, como laboratórios, a cidade atingida pelo agente químico, florestas e esgotos, todos repletos de Easter Eggs e referências à franquias famosas.
O caminho que o jogador percorre no jogo é linear, limitando a exploração somente para os cenários nós quais ele se encontra. Daymare 1998 é riquíssimo em detalhes, o que deixa a aventura ainda mais envolvente. Como por exemplo, o barulho que é feito quando o personagem pisa em vidro quebrado e outros objetos no chão e o comportamento do mesmo em relação às armas. O jogo possui de 6 à 7 horas de duração caso o jogador busque uma jogatina casual onde pausa o progresso da história principal e parte para explorar os cenários atrás de itens, colecionáveis e mais. Mas terminar o jogo em menor tempo é possível, sim, já que ele possui uma conquista/troféu de finalizá-lo em menos de quatro horas. O jogo conta com cinco capítulos onde há a presença de vários puzzles que variam seu nível de dificuldade. A maioria possui dicas ou auxílios para a sua conclusão.
O arsenal de Daymare 98 contém pistolas, escopetas, magnum, submetralhadora e lanterna, todos contendo sua utilidade única para cada situação no jogo. O inventário presente em Daymare 1998 é simples e é dividido em quatro abas: Inventário, onde o jogador pode gerenciar munições, itens de cura e itens de melhorias (Não permanentes) e também combinar diversos itens; Alteração do Personagem, onde o jogador pode analisar o estado do personagem e acompanhar o tempo cedido por itens de cura e melhorias, mas caso o jogador exagere na dose, uma barra de Overdose vai se preenchendo e, ao ficar completa, começa a prejudicá-lo; O Mapa do local para caso o jogador se perca. Através dele, é possível analisar as áreas que foram e não foram visitadas e também checar as portas que estão trancadas ou não; A aba de Colecionáveis fala por si só. Nela, o jogador consegue acompanhar o seu progresso nós colecionáveis, que se dividem em arquivos, registros de áudio, chips de registros e os bubbleheads, mas esses não são contabilizados nessa aba.
O jogo também possui as famosas salas de save, onde há uma trilha sonora ao adentrá-la e um tipo de dispositivo que também é dividido em quatro abas: Armazém, função essa que permite o jogador guardar seus itens do inventário para que não carregue muitas coisas consigo; Na aba de Troca, o jogador tem a opção de trocar itens a custo de itens em seu inventário, e os itens da aba variam desde itens de cura até carregadores; Na aba de Chips, é possível entregar os chips de registros coletados durante a jogatina em troca de uma recompensa; E por fim, a aba Salvar, onde há vários compartimentos de saves para o jogador salvar o seu progresso. Daymare 1998 possui muitos aspectos originais, como por exemplo o sistema de recarga de armas. Em Daymare, recarregar as armas não é tão simples como em outros jogos, e isso pode ser tanto positivo quanto negativo. Para efetuar essa ação, o jogador deve possuir um carregador para a determinada arma. Após isso, ele deve combinar as munições com o carregador no Inventário e então recarregar a arma. A recarga é dividida em duas ações: a Recarga Rápida e Recarga Demorada. Na Recarga Rápida, o personagem troca rapidamente os carregadores da arma, descartando o anterior no chão e colocando o novo na arma. O carregador antigo fica no chão, disponível para a coleta com o número de munições que havia no momento em que foi descartado. Já na Recarga Demorada, o personagem leva um pouco mais de tempo para recarregar a arma, mas guarda automaticamente o carregador trocado no Inventário. Esse sistema único de Daymare 1998 tem seu lado positivo e negativo. Vendo pelo lado positivo, é algo único dele, o que acrescenta originalidade, mas, vendo pelo lado negativo, é algo que pode atrapalhar um jogador casual no meio de um combate, por exemplo. O jogo possui um sistema de hack que possibilita o jogador explorar salas que contém itens capazes de ajudá-lo até colecionáveis.
O sistema de Criação do jogo também é simples e pode ajudar o jogador em momentos decisivos. Um exemplo claro são os itens de cura e melhoria do personagem. Uma bebida energética, quando consumida, restaura uma parcela da vida do personagem, mas se combinado com o item certo, é aprimorado e oferece mais tempo de consumo e vida. Os gráficos de Daymare 1998 são medianos, mas conseguem oferecer ao jogador uma imersão boa na história. Também há a questão da iluminação que, em algumas partes, chega a ser perfeita. A trilha sonora do jogo se encaixa perfeitamente nos momentos vividos pelo jogador. O jogo roda bem em consoles da antiga geração (PlayStation 4 e Xbox One X), mas há alguns momentos em que a queda de fps é notável, resultando em leves travamentos. Um dos únicos grandes pecados que Daymare 1998 comete em questões visuais é a repetição das modelagens dos inimigos, onde há muitos modelos repetidos e não há variações dos mesmos. A modelagem dos personagens também entram em divergência com os gráficos, às vezes.
O jogo possui como desenvolvedor o Invader Studios, o mesmo que desenvolvia o projeto RE2 Reborn, um remake fan-made de Resident Evil 2. Na época, o projeto foi cancelado a pedido da própria Capcom, pois já estavam trabalhando em um remake oficial. O fato citado explica muitas das referências de Resident Evil que há em Daymare 1998. Podemos achar uma máquina de digitar, um símbolo icônico da saga de jogos Resident Evil, logo no primeiro capítulo, puzzles que se assemelham uns com os outros e também nos 20 bubbleheads, que estão espalhados por todo o jogo.
Daymare 1998 contém o essencial de um Survivor Horror e também tem o potencial de, futuramente, se tornar uma saga de grande renome e reconhecimento!
Autor: Yan Santos
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