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EvilSpecial – Como a Capcom reimaginou a icônica R.P.D. de Resident Evil 2 Remake?

Dirija para o norte a partir da sede da Capcom no centro de Osaka, ao longo do rio Tosabori, e em cerca de 20 minutos você verá um edifício único de tijolos vermelhos com um telhado abobadado. Este é o Osaka City Central Public Hall, um dos edifícios mais amados da cidade e parte da inspiração para o Departamento de Polícia de Raccoon City em Resident Evil 2. Este cenário icônico, que os fãs geralmente elegem entre os melhores da série, foi reinventado com confiança no Remake de 2019, e esta é a história de como ele foi projetado no jogo.

Entre no Osaka City Central Public Hall, construído em 1918 e que é um importante centro cultural da cidade, e você encontrará pisos polidos, pilares altos, detalhes ornamentados e um vasto teto como o de uma igreja – o mesmo tipo de arquitetura grandiosa que Leon e Claire vêem quando eles escapam das ruas devastadas por zumbis de Raccoon City e entram no impressionante salão principal do RPD. Tudo o que falta são respingos de sangue e gemidos de zumbis distantes.

O remake de Resident Evil 2 da Capcom é uma aula de atualização de um jogo antigo para um novo público. Ele mantém o espírito do jogo do PlayStation original, lançado em 1998, mas usa tecnologia moderna para torná-lo genuinamente novo e empolgante. Uma parte importante do sucesso do remake é o edifício RPD reconstruído, um cenário reconhecível o suficiente para parecer o mesmo lugar, mas muito mais evocativo e atmosférico.

“Nosso objetivo era manter a sensação do edifício original, mas também aumentar o senso de escala e realismo”, disse o diretor do remake de Resident Evil 2, Kazunori Kadoi. “Eu estava confiante que os jogadores reagiriam bem a isso e não senti nenhuma pressão especial para trazê-lo conforme o jogo original.”

Embora o corredor principal original fosse uma imagem plana pré-renderizada e o novo totalmente renderizado em 3D, ambos criam a mesma sensação de pavor e mistério – e pode não ser o porto seguro que os personagens esperavam, afinal.

Kadoi explica que a arquitetura da estação, tanto no original quanto no remake, foi inspirada no estilo revival gótico. Popularizado no oeste em 1700, esse movimento arquitetônico foi uma tentativa de reviver a arquitetura gótica medieval, especialmente em edifícios religiosos. E há uma sensação definitiva de catedral no salão principal do RPD, que poderia facilmente funcionar como um local de culto se você inserisse algumas fileiras de bancos.

Há também uma qualidade estranha na estação que pode-se supor que venha de Raccoon City, uma cidade americana, vista por lentes japonesas. Se a estação tivesse sido projetada por um estúdio ocidental – um que talvez esteja mais familiarizado com o tipo de edifício governamental insípido em que os departamentos de polícia normalmente operam – poderia não ter sido tão idiossincrático e memorável. Quero dizer, quantas delegacias de polícia você conhece com uma estátua gigante de mármore de uma deusa atrás da mesa da recepção?

Esta estátua é algo que Kadoi sentiu que era importante trazer de volta, assim como os bichos empalhados e misteriosos encontrados no escritório do corrupto Chefe Irons. A estátua é visivelmente maior no remake, dramaticamente iluminada pelo luar que flui através das janelas de vidro no teto. “Eu queria carregar a estátua e os animais da taxidermia para a nova delegacia”, diz ele. “Mas, ao mesmo tempo, queria fazer alterações que tornassem a jogabilidade mais divertida e que a estação parecesse mais crível.”

Kadoi explica que, devido aos avanços na tecnologia gráfica e na expectativa do jogador, as configurações dos jogos precisam ser mais críveis hoje. Quando você jogou Resident Evil 2 pela primeira vez em 1998, como um adolescente, talvez não tenha questionado o fato de que a RPD estava sediada em um prédio antigo e elaborado cheio de quebra-cabeças misteriosos. Mas hoje em dia, diz Kadoi, as pessoas questionam mais essas coisas, o que levou a histórias de fundo adicionais sendo escritas para o lugar.

“O prédio no centro da cidade nem sempre foi uma delegacia de polícia”, diz um panfleto de turismo que você pode pegar na sala de espera. “Na verdade, costumava ser um museu de arte. Vários elementos, como a incomum torre do relógio e a estátua da deusa no salão principal, nos lembram de uma época passada”. Essa ideia também é reforçada pelas pinturas a óleo, estátuas antigas e outros artefatos que você encontra espalhados pela delegacia – geralmente em depósitos com lençóis de poeira pendurados sobre eles. Para onde quer que você olhe, há pistas do passado do prédio.

“O corredor principal do RPD tem alguns truques estranhos, como passagens ocultas que não seriam concebíveis em uma delegacia de polícia normal”, diz Kadoi. “Acho que posicioná-los como parte de um espaço mais voltado para a atração, como um museu ou galeria, torna isso mais convincente e verossímil dentro do mundo do jogo”. Claro, um sistema de chave e fechadura baseado em naipes de cartas de baralho ainda é estranho, mesmo para um prédio antigo como este, mas é um pouco menos perturbador graças a este toque adicional de construção de mundos.

Outro elemento importante do design para a nova estação foi, apesar da mudança para uma câmera sobre o ombro, manter a mesma sensação de suspense criada pelos ângulos de câmera fixos do original. “Criar uma sensação de espaço que você não pode ver fazia parte do sistema de ângulos fixos da câmera no jogo original”, diz Kadoi. “Mas no remake usamos cantos cegos e escuridão para criar uma sensação semelhante, bem como áudio direcional para dar a sensação de que há algo lá fora, mas você ainda não consegue ver onde está.”

Uma das diferenças mais dramáticas entre as delegacias de 1998 e 2019 é o uso de iluminação. Na maior parte, a estação original é bem iluminada. Mas no remake, muitos de seus corredores e quartos foram mergulhados na escuridão, forçando você a usar uma lanterna. Isso o torna um lugar muito mais assustador para explorar, especialmente quando você está virando uma daquelas esquinas cegas no escuro. Para este aspecto do design da delegacia, Kadoi disse que as duas palavras-chave para os artistas eram “escuridão” e “umidade”.

“Queríamos criar aquela sensação de algo brilhando no escuro”, diz ele. “Isso dá aos jogadores a sensação de uma presença oculta esperando por eles, fora de vista”. Esta curiosa filosofia visual é sentida em toda a delegacia, seja um corredor parcialmente inundado por um cano de água vazando ou o efeito reluzente horripilante quando sua lanterna pega uma poça de sangue coagulado de cor carmesim. Esses efeitos também são uma vitrine para os impressionantes efeitos de iluminação natural que a RE Engine da Capcom é capaz.

Ao jogar, há uma sensação de que o edifício foi projetado com um videogame de terror de sobrevivência em mente. Existem mais cantos cegos e corredores estreitos e sinuosos do que faria sentido em um edifício real. Mas isso não diminui a autenticidade do cenário, graças à fidelidade dos visuais e ao uso cinematográfico de luz e sombra.

Um elemento de design menos óbvio, mas ainda importante, evocava o cenário do final dos anos 90 do jogo. No geral, é bem sutil com suas referências ao período de tempo, até mesmo domando o penteado ‘cortinado’ de Leon, fazendo-o parecer menos com um membro de uma boy band. Mas existem algumas pistas espalhadas que o lembram de quando a ação ocorre. “O exemplo mais óbvio são os computadores”, diz Kadoi. “Eles são o tipo de monitores bege volumosos comuns na época”.

Existem muitos motivos pelos quais o edifício RPD é um ótimo cenário. A forma como é construído em torno de um hub central o ajuda a construir um mapa mental enquanto joga. A arquitetura deslumbrante e a iluminação atmosférica e temperamental. A nostalgia que você ganha ao se lembrar do jogo original. Os momentos de calma para quebrar a tensão, repentinamente interrompidos por um zumbi inesperado caindo por uma janela. A maneira como ele subverte suas expectativas, como quando zumbis aparecem no corredor principal, seu precioso porto seguro, no cenário B. E, claro, a presença iminente do Tirano.

Kadoi dá sua opinião sobre por que ele acha que a delegacia de polícia é um cenário tão querido entre os fãs de Resident Evil – e o que o torna único: “As delegacias são lugares que vemos muito no cinema e na TV, então elas parecem reais para nós”, diz ele. “Mas eles não eram usados ​​com tanta frequência em jogos na época em que Resident Evil 2 foi lançado, o que o tornou uma grande novidade. Mas principalmente acho que é a ideia de que os policiais, cujo trabalho é proteger os cidadãos, se transformaram em zumbis . Há algo muito impactante e irônico nisso”.

 

Autor: Kauê Baumgartner

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