ANUNCIE AQUI!

EvilSpecial | A nostalgia das Save Rooms clássicas da franquia Resident Evil

São tantos momentos marcantes que a franquia Resident Evil já trouxe para os fãs que fica difícil até fazer uma lista das melhores.

Inegavelmente a franquia contribuiu (e muito) para a história dos vídeo-games e para o gênero de Survivor Horror. Embora vez ou outra a Capcom solte uma pérola em formato de jogo, como Umbrella Corps, na maioria ela acerta e é nos detalhes que ela cativa.

Uma das personagens mais queridas da franquia, Jill Valentine, na mansão Spencer em Resident Evil 1, protagonizou um dos bordões mais famosos ao quase ser esmagada pelo teto de uma das salas e sendo salva pelo Barry, que solta um: “That was too close, you’re almost a Jill sandwich” (Essa foi por pouco, você quase virou sanduíche de Jill)

Temos também uma cena de Nemesis aparecendo pela primeira vez em Resident Evil 3, matando Brad em frente da delegacia de Raccoon e, ao olhar para Jill, soltar a frase que o definiu como um dos chefes mais marcantes da franquia: “STAAAAAAAAAARS!”.

E o que dizer de Wesker e Chris brigando em, nada mais, nada menos, que um VULCÃO ATIVO, com Redfield socando uma pedra maior do que ele e se tornando um grande meme em Resident Evil 5?

Esses momentos, desde os mais antigos até os mais novos da franquia, são só alguns dos mais memoráveis. É difícil mencionar e listar todos, porém, uma coisa que sempre foi marcante em toda a franquia são as queridíssimas trilhas sonoras das salas de save room. Nessa matéria você poderá relembrá-las e, se quiser, poderá ainda ouvi-las quando quiser (o que é muito recomendado de se fazer).

Save Room: Resident Evil 1 (1996)

O primeiro título da franquia Resident Evil, de 1996, foi lançado para o PlayStation 1 e trouxe algumas trilhas ao longo da jogatina. Normalmente você ouviria essas músicas em batalhas contra chefes ou momentos mais emocionantes.

Ao entrar na Save Room você era recebido por uma música mais calma e que servia para dar mais tranquilidade ao jogador, principalmente depois de uma dura batalha contra algum chefe ou algum momento de muita tensão.

Curiosidade: A versão Director’s Cut (1997) possui um tema diferente da versão original, mas que também é legal. E cabe mencionar, também, a save room de Resident Evil Remake, o pioneiro da Capcom quando se trata de refazer títulos clássicos da franquia.

Resident Evil 2 (1998)

Essa é, sem dúvidas, uma das trilhas de save mais nostálgicas e memoráveis. Ouvir essa trilha te teleporta diretamente para uma época onde você chegava da escola e corria para ligar o PlayStation 1, morrendo de medo daqueles polígonos assustadores que eram os zumbis.

O som do piano tocando misturado com os demais sons traz uma aura de mistério e passa uma mensagem de: “Ao abandonar essa sala, vá por sua conta e risco”. Era realmente como se transmitisse a mensagem de que somente aquela sala era segura em relação aos demais locais do mapa.

Resident Evil 3 (1999)

O título que apresentou um dos maiores chefões da franquia, Nemesis, traz um tema de save room que, assim como seu antecessor, também é extremamente marcante. Todo o game em si já é incrível e tudo que Jill passou tornou-se base para a personagem que os fãs conhecem atualmente.

Ouvir esse tema faz o jogador sentir o ar da R.P.D. e de como aquele ambiente deveria ser. É como se você pudesse andar e sentir a energia do local.

Resident Evil CODE: Veronica

Sem dúvida, esse é um dos temas mais marcantes quando se fala de Save Room. O próprio CODE: Verônica já é um game com um diferencial (e uma dificuldade) a mais em relação a seus antecessores. Essa música mais calma traz uma tranquilidade que é necessária diante de tantos inimigos e situações caóticas.

Com toda a onda de remakes que vêm saindo, CODE: Verônica é um que está constantemente no radar e no pedido dos fãs, sendo um game com mais de duas décadas de existência e que, sem sombra de dúvidas, teria um remake muito adorado pelos fãs.

Resident Evil Zero

O jogo divide muito o público, mas se tem uma coisa que não divide os fãs é o conceito sobre a música tema da sala segura. Assim como todas as outras, ela passa nitidamente a vibe do que é o jogo.

A música passa um certo tom melancólico aliado com uma calma. Toda a ambientação do game retratando os eventos do trem, todos os caminhos que Billy e Rebecca atravessam e a despedida final. É uma trilha que casa muito bem com todo o título.

Resident Evil 4 (2005 e 2023)

Resident Evil 4 (2005) é o título da franquia com mais premiações e impacto no mercado dos jogos, devido a sua revolução em quesitos técnicos para a época. Foi como um espelho que serviu de inspiração para muitos jogos que saíram posteriormente.

Por ser um dos títulos mais populares da franquia, sua música de save room é nostálgica e inesquecível, levando aos jogadores memórias dos anos 2000 e toda a vibe que o PlayStation 2, principalmente, passava.

O remake do título em 2023 trouxe uma nova música para o momento de save, mas que manteve uma ótima vibe e também é marcante.

Menção honrosa

Como menção honrosa temos o tema de Resident Evil Survivor. Lançado no início dos anos 2000, trouxe um fator que se tornaria popular anos depois: a câmera em primeira pessoa. Em seu lançamento a comunidade não se mostrou muito empolgada com o título, pois as câmeras fixas e isométricas eram a marca registrada.

Posteriormente essa perspectiva em primeira pessoa, com Resident Evil 7 e Resident Evil Village, foi essencial para captar um novo público e dar novos ares para a franquia. O tema da save room é ótimo e segue o modelo das outras mencionadas nesse artigo: passar, através da melodia, o ambiente do local onde toda a história é contada.

Comments

comments

Curtiu este artigo? Gostaria de APOIAR nosso projeto para que ele siga criando os mais diversos conteúdos do universo do Survival Horror? Basta nos ajudar com qualquer colaboração através do PIX! Desde já agradecemos!

Facebook
Twitter
Telegram
Email
WhatsApp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Populares

Nossa Loja Evilstore

APOIE-NOS NO PADRIM!

Séries de Resident Evil

EvilFiles: Análises e Biografias

EvilSpecial: Artigos e Traduções

EvilWorld: O Universo do Terror

VOCÊ PODE GOSTAR

Populares

Nossa Loja Evilstore

APOIE-NOS NO PADRIM!

Séries de Resident Evil

EvilFiles: Análises e Biografias

EvilSpecial: Artigos e Traduções

EvilWorld: O Universo do Terror

Contact Us