Com a chegada da E3 2018, como sempre, diversos sites especializados lançam rumores sobre lançamentos, estudam quais os jogos mais prováveis de darem as caras, especulam que estúdios podem estar trabalhando em novas IPs com base nos últimos games lançados por eles,… todo o assunto nerd que já é esperado para a época – e que nós adoramos!
Por isso, a equipe do EvilHazard se reuniu e nós fizemos em parceria um artigo que não apenas lhe traz as datas das apresentações, para que você não perca os anúncios das suas franquias favoritas, mas também levantamos o que é provável de aparecer e as nossas expectativas. Preparados?
O EVENTO:
A feira da E3, que traz os jogos em primeira mão para a imprensa e o público experimentarem, ocorre nesse ano de 09 a 12 de junho. Porém, como a grande maioria de nós não podem ir a Los Angeles (quisera nós!), vamos a parte que interessa ao espectador; os horários das convenções (Horário de Brasília):
Sábado 09/06
15h00 – EA Play
Domingo 10/06
17h00 – Conferência da Xbox / 22h30 – Bethesda
Segunda 11/06
14h00 – Square Enix / 17h00 – Ubisoft / 19h00 – PC Gaming Show / 22h00 – Conferência da Sony
Terça 12/06
13h00 – Apresentação da Nintendo
SÁBADO:
Assim como no ano passado, quem inicia as apresentações é a Electronic Arts. Além da certeza do lindíssimo Anthem e de jogos de esportes da produtora, a apresentação gera expectativas para o futuro de franquias como Star Wars, que no ano passado rendeu muitas críticas com a polêmica das microtransações no jogo. Battlefield V, recém anunciado, já chegou dividindo opiniões também.
Nós do EvilHazard estamos curiosos para a “forma” que a apresentação vai acontecer. Ano passado tiveram a “brilhante” ideia (só que não) de trazer terminais de PCs com pessoas jogando enquanto o evento acontecia, para ver reações ao vivo… Resultado: muito barulho, conversas enquanto os apresentadores falavam e entrevistados que não prestavam nenhuma atenção quando questionados (afinal, dar entrevista e se concentrar em multiplayer de ação frenética?!). Uma bagunça…
DOMINGO:
Aqui é quando de fato começam os anúncios das gigantes do mercado. Na conferência do Xbox, segundo sites especializados como a Polygon, as expectativas são de que a Microsoft se foque principalmente em exclusivos já estabelecidos, que tiveram grande impacto na geração passada, mas nessa não emplacaram tanto. Esperam-se anúncios de Forza, Halo e Gears of War (as três maiores franquias), além de novas IPs (que geram muitas dúvidas, devido à diversidade dos últimos anos).
Ainda no mesmo dia, entra a apresentação da Bethesda. Já sabemos que terá Rage 2 – que tem a mesma equipe de Just Cause e Mad Max – e também Fallout 76, focado no multiplayer. Será que a empresa responsável por The Evil Within também nos trará novidades no Survival Horror?
Gostamos muito da diversidade dos jogos da Microsoft nos últimos anos. Agrade ou desagrade, a empresa se foca na criação de produtos para todos os públicos, sejam indies, AAA, casuais, etc. Enquanto ano passado a Sony mostrou trailers grandes, mas que que já tinham sido anunciados no ano anterior, a Microsoft foi o oposto, trazendo diversas novidades. A nossa grande expectativa (claro!) é a revelação do gameplay de Shadow of the Tomb Raider, que apesar de não ser um exclusivo, tem tudo para seguir os anos anteriores e ser mostrado na conferência da empresa. Já quanto à Bethesda, não há nenhuma expectativa em particular, apenas uma certeza: serão muito criativos.
SEGUNDA:
A primeira apresentação a abrir o dia é da Square Enix. É certeza que irá mostrar mais do gameplay de Shadow of the Tomb Raider, após a apresentação da Microsoft, além de Kingdom Hearts 3, contudo também são especuladas novidades de Final Fantasy 7 Remake e o misterioso Avengers Project.
Em seguida, é a vez da Ubisoft, que após vazamentos já confirmou o novo Assassin’s Creed Odyssey, na Grécia. Duas outras apostas são The Division 2 e The Crew 2. A empresa é conhecida por sua enorme variedade de títulos, desde o casual Just Dance a jogos competitivos como For Honor e Rainbow Six. Portanto, podemos esperar de tudo um pouco. Acreditamos ainda que a empresa revele uma nova IP!
A terceira será o PC Gaming Show, que além de mostrar jogos de RPG costuma focar na parte gráfica e novas tecnologias do setor. É provável de vermos o uso de realidade virtual com o Oculus Rift, além do trabalho de desenvolvedores independentes e os já conhecidos multiplayers massivos.
Por fim, a noite se encerra com a Conferência da Sony. Já foi confirmado que não se focarão em hardware, e o foco será nos trailers. Após a (repetitiva) apresentação de 2017, é provável que tenhamos as datas de lançamento dos jogos que já foram divulgados (The Last of Us Part 2, Death Stranding e Days Gone por exemplo), além de um possível gameplay de Red Dead Redemption 2. Com o aumento de espaço no estande da Capcom, há especulações fortes sobre o retorno de Devil May Cry, além da exibição de Resident Evil Remake 2 (esperamos, né?).
Para a equipe do site este será O GRANDE DIA. Esperamos ver entrevistas com os produtores da Square Enix após sua apresentação e a Ubisoft certamente mostrará o trailer do novo Assassin’s, uma de nossas franquias favoritas. A PC Gaming Show é interessante por trazer novas tecnologias, mas por não trazer anúncios de jogos de peso, não gera tanto entusiasmo. E a maior aposta dos redatores para a Sony é ver o gameplay de The Last of Us Part 2. Por mais que jogos como Days Gone e Death Stranding gerem expectativas, o game da Naughy Dog foi uma das melhores experiências de narrativa já criadas. Contamos os minutos para acompanhar mais uma vez a jornada de Ellie… E como bons fãs de Resident Evil, estamos muito curiosos para ver qualquer informação, e esperamos ver o que a Capcom está fazendo com um jogo que faz parte dos melhores da história dos games.
TERÇA:
Esse é o dia em que o evento é aberto ao público geral, porém ainda tem a apresentação da japonesa Nintendo. Nos últimos anos a empresa optou por divulgar um vídeo em que traz as novidades, por dois fatores: o primeiro é a dificuldade de idiomas, já que os executivos são todos japoneses e precisavam ter a apresentação feita com tradução simultânea. O segundo é que o mercado alvo realmente forte é o próprio Japão, com a empresa não tendo a mesma força no resto do mundo que suas rivais possuem. Esse ano podemos esperar mais novidades sobre os já anunciados Bayonetta 3 e Metroid Prime 4, além de, claro, jogos com Super Mario e Pokémon. Há também rumores sobre uma versão do Fortnite para o Switch. Será?
Como a divulgação de trailers começa desde um pouco antes da conferência da EA no sábado, a apresentação da Nintendo na terça sempre já está naquele clima de “final de festa”. Porém, isso não muda a agradável surpresa de ver seus jogos, geralmente muito divertidos e voltados ao jogador casual. Das três grandes empresas de games, a Nintendo consegue a façanha de ser a que investe menos no evento e a que mais surpreende em criatividade. Quanto aos jogos, mesmo que Bayonetta tendo se tornado um exclusivo, o primeiro título para PS3 e Xbox 360 foi o bastante para gerar fãs que seguem curiosos com sua nova aparição. Queremos vê-la em ação, e apostamos ainda no anúncio de um novo portátil, verdadeiro sucessor do Nintendo 3DS!
E RESIDENT EVIL…?
Provavelmente Resident Evil 2 Remake é o jogo mais especulado desse ano. Mesmo quem não é fã da saga está curioso a respeito, depois da mudança radical de rumo de RE7. Sabemos que o game está em produção, mas depois do anúncio não foi divulgado mais nada em caráter oficial. Desde então, em todo evento de games o povo fica alvoroçado, e agora mais do que nunca acreditamos que finalmente o game será exibido, pois os rumores estão fortíssimos.
Por onde começar…? São tantas teorias, expectativas e ideias de fã(náticos?) que se a Capcom nos contratasse teriam conteúdo pra uns 3 jogos! Já fizemos até um texto com expectativas, e só pra citar “algumas”: um prólogo que arrume o final de RE1 deixando claro todos os STARS sobreviventes / mostrar os efeitos da passagem de Jill e Nemesis pelo RPD (Brad aparecendo de forma oficial com um rombo na cabeça feito pelo monstro, janela da escada estilhaçada, etc.) / um novo personagem secundário que justifique o porquê das portas acessíveis em RE3 estarem trancadas (barricadas talvez?) / armas com pesos diferentes, que influenciem a velocidade e possuam efeitos distintos em diferentes inimigos como em RE1 Remake / altura dos personagens que influencie em headshots como em RE0 / capítulos extras ou Files que expliquem as rotas feitas por Ada, Hunk e Sherry… Mas principalmente, queremos um jogo que não seja TÃO escuro quanto RE7. Os três primeiros jogos não tinham um tom tão escurecido quanto o 6 e o 7, e embora isso seja uma forma de esconder “falhas” nos gráficos, queremos um RPD tão iluminado e imponente quanto conhecemos.
O maior show do universo gamer está prestes a começar, estamos prontos! Que venha a E3 2018!
Fontes: IGN, Polygon e Meu PS4.
Redator do EvilHazard, paulista, administrador, viciado em jogos de aventura e cultura nerd, com uma queda pelo mundo do Survivor Horror