ANUNCIE AQUI!

EvilSpecial – Quais foram os destaques positivos e negativos da E3 2018?

Então é isso, vamos chegando ao final de mais uma E3! Como em todos os anos, o maior evento gamer do planeta nos reservou boas surpresas, algumas decepções e ausências, alguns gameplays esperados, e nos encheu de expectativas para os próximos meses e anos, no tocante a jogos que serão ou não lançados.

Agora que o evento acabou, podemos nos sentar, relaxar, e relembrar o que mais marcou a feira, no tocante às conferências e apresentações, tanto de forma positiva quanto negativa. Confira conosco logo mais abaixo!

ELECTRONIC ARTS

O show da EA começou com Battlefield V, sendo revelado que o game contará com o modo Battle Royale. Na sequência, foi mostrado FIFA 19, sendo anunciado também um novo jogo da saga Star Wars, previsto para 2019. Unravel Two foi lançado oficialmente durante a apresentação, e já se encontra disponível para as plataformas da atual geração. A EA anunciou também seu apoio a mais um pequeno estúdio, que lançara o game Sea of Solitude, deu destaque aos jogos da label “EA Sports”, e a um novo jogo para celulares, marcando também um gol a seu favor ao anunciar doações feitas pela empresa a entidades que lutam por inclusão.

Fechando a conferência, Anthem foi mostrado em toda a sua glória! O time de desenvolvedores subiu ao palco da EA Play para dar mais detalhes e mostrar um novo gameplay do game, que chegará às lojas em 22 de fevereiro de 2019 para as atuais plataformas.

Pontos Positivos:
1- Anthem
2- Unravel Two, anunciado e lançado na conferência

Pontos Negativos:
1- Mais Star Wars e nada de Dead Space
2- Muito tempo perdido no anúncio de um jogo mobile

MICROSOFT

A Microsoft veio com tudo para uma conferência repleta de grandes momentos! O show da Microsoft começou com um belíssimo teaser de Halo Infinite, novo jogo da franquia de Master Chief, mas nada mais foi revelado sobre o título. Na sequência, foram mostrados Ori and the Will of the Wisps, o inédito Sekiro: Shadows Die Twice, Fallout 76, The Awesome Adventures of Captain Spirit e Crackdown 3 que, após diversos adiamentos, ganhou uma previsão nova de lançamento: fevereiro de 2019. Destaque também para Kingdom Hearts 3, com previsão de lançamento para de 29 de janeiro de 2019 e mostrado em um emocionante novo trailer, e para uma amostra do gameplay do inédito Forza Horizon 4 que mostrou o potencial do título.

Phil Spencer reforçou o apoio da Microsoft à exclusividade no Xbox One, anunciando que a empresa adquiriu cinco estúdios, dentre eles, o renomado Ninja Theory, responsável pelo recente Hellblade: Senua’s Sacrifice. Trailers inéditos de The Division 2 e Shadow of The Tomb Raider foram revelados e, ao som de Eminem, foi revelado ainda o trailer do exclusivo Session, game de skate sem previsão de lançamento.

O terceiro ato da conferência foi o mais emocionante e que guardou as maiores surpresas. Em incríveis e contagiantes trailers, foram mostrados, um atrás do outro, Devil May Cry 5, Jump Force (game de luta com personagens icônicos dos animes japoneses), Dying Light 2 (com uma pequena amostra de gameplay), Just Cause 4, (vazado dias antes da E3) e ainda um novíssimo Battletoads, previsto para 2019. A Microsoft anunciou ainda Gears POP (no mínimo curioso), Gears Tactics, e o aguardado Gears of War 5, exibindo seu incrível trailer! Fechando o show, um bug tomou conta dos telões, para o anúncio de Cyberpunk 2077, da CD Projekt Red!

Pontos Positivos:
1- Reforço no time de estúdios exclusivos
2- Grande variedade de games inéditos mostrados

Pontos Negativos:
1- Pouquíssimos gameplays ao vivo
2- Teaser esquecível e ausência de detalhes sobre Halo Infinite

BETHESDA

A Bethesda iniciou sua conferência na E3 2018 de um jeito bastante descontraído, com um vídeo institucional ressaltando as virtudes da empresa e de seus desenvolvedores, e trazendo um show de rock ao palco para revelar o trailer e o gameplay de Rage 2. A empresa anunciou The Elder Scrolls Legends com novo conteúdo e para todas as plataformas, e mostrou ainda novidades e novos conteúdos DLC para The Elder Scrolls Online. Foram revelados ainda DOOM Eternal, Quake Champions (de novo), nova DLC de Prey, e dois novos jogos da franquia Wolfenstein, um deles para o VR.

Adotando um tom bem humorado e debochado durante toda a conferência, a Bethesda mostrou muito conteúdo de seu carro-chefe da conferência deste ano: Fallout 76, que chega às lojas em 14 de novembro deste ano. Revelou também que Fallout Shelter agora terá versões para PS4 e Nintendo Switch, já disponíveis, e anunciou The Elder Scrolls Blades, para celulares. Ao final, surpreendeu e revelou um teaser de sua mais nova propriedade intelectual, Starfield, sem maiores detalhes, e ainda um teaser do aguardadíssimo The Elder Scrolls VI.

Pontos Positivos:
1- The Elder Scrolls VI
2- Nova IP Starfield

Pontos Negativos:
1- Conferência “morna” e interações forçadas no palco
2- Riqueza de informações em apenas um jogo: Fallout 76

SQUARE ENIX

A apresentação da Square Enix na E3 2018 se resumiu em 30 minutos, na forma de um briefing em vídeo. Foi mostrado um teaser inédito de Shadow of the Tomb Raider, seguido do inédito gameplay. O jogo será lançado em 14 de setembro deste ano. Na sequência, foi mostrado um crossover entre Final Fantasy XIV Online e Monster Hunter World, da Capcom, e ainda The Awesome Adventures of Captain Spirit, dos criadores de Life is Strange. O briefing da Square Enix contou ainda com a apresentação de Dragon Quest XI, NieR Automata (que agora chegará ao Xbox One com todas as DLCs em 26 de junho), Octopath Traveler (para o Nintendo Switch), Just Cause 4 e Kingdom Hearts 3.

As maiores surpresas da Square Enix em seu curto briefing para a E3 2018 foram Babylon’s Fall, novo jogo da Platinum Games, previsto para PS4 e Steam em 2019, e The Quiet Man, novo jogo mostrado um vídeo bastante misterioso: o protagonista do jogo é surdo, e parece possuir habilidades especiais. Pouquíssimo foi revelado sobre o título, mais detalhes serão revelados em agosto.

Pontos Positivos:
1- The Quiet Man
2- Babylon’s Fall

Pontos Negativos:
1- Apenas 30 minutos de apresentação, pouquíssimas novidades mostradas
2- Ausência de gameplay de Kingdom Hearts 3

UBISOFT

Como manda a tradição, a conferência da Ubisoft começou bastante animada com o anúncio festivo de Just Dance 2019, que vai chegar até pro Wii e Xbox 360! Depois, foi exibido um belíssimo e empolgante trailer de Beyond Good and Evil 2, ainda sem data de lançamento. Rainbow Six Siege também teve espaço no palco da Ubisoft, e foi anunciado um campeonato do jogo sediado no Brasil, em novembro deste ano. Na sequência foram mostrados Trials Rising e The Division 2, este que terá, no Ano 1, três DLCs de história, de graça; o jogo sai em 15 de março de 2019.

A Ubisoft mostrou também Skull and Bones, com previsão de lançamento para 2019, e o jogo Transference, experiência da Ubisoft para o VR que será lançada ainda este ano. A parceria entre Ubisoft e Nintendo se mostrou cada vez mais afiada: Mario + Rabbids Kingdom Battle – Donkey Kong Adventure foi anunciado, assim como Starlink, e aqui residiu o momento mais emocionante da exibição: o presidente e CEO da Ubisoft subiu ao palco junto da lenda Shigeru Miyamoto, criador de Super Mario, para anunciar que estava trazendo Star Fox, da Nintendo, para Starlink!

Com a platéia ainda em êxtase, foi mostrada a nova DLC de For Honor (Marching Fire), também Crew 2 com beta anunciada para 21 de junho deste ano no PS4, Xbox One e PC e, para encerrar com chave de ouro, foi revelado um extenso vídeo gameplay de Assassin’s Creed: Odyssey, que se passa na Grécia e chega às lojas em 5 de outubro deste ano.

Pontos Positivos:
1- O caráter de “show” que a Ubisoft sempre imprime em suas conferências, sem esquecer de anunciar grandes jogos
2- Starlink e Shigeru Miyamoto no palco (sempre que este homem subir em qualquer palco de qualquer lugar, será um ponto positivo!)

Pontos Negativos:
1- Beyond Good and Evil 2 sem data de lançamento
2- Ausência de gameplay de Crew 2

SONY

A conferência da Sony na E3 2018 começou em uma tenda.. literalmente, com Shawn Layden apresentando o primeiro jogo da noite, The Last of Us: Part II. O gameplay do jogo foi mostrado em um longo vídeo, e os gráficos de TLOU II beiram o absurdo de tão bonitos! Chamou atenção também a violência e o realismo dos apuros sofridos por Ellie! O jogo, porém, permanece sem previsão de lançamento.

O executivo da Sony então falou um pouco sobre os exclusivos do PS4, em especial God of War (confirmando o modo New Game Plus), revelou que Call of Duty Black Ops 3 estaria gratuito para assinantes PS Plus, e exibiu um compacto com jogos já anunciados da empresa, como Beat Saber e Days Gone. Mostrou ainda o gameplay de Ghost of Tsushima, da Sucker Punch. O gameplay mostrado  foi espetacular, mas também não foi divulgada sua data de lançamento.

O telão da Sony exibiu o novo jogo Control, da Remedy, previsto para 2019 e sem maiores detalhes. Depois, exibiu a maior surpresa da noite, talvez o jogo mais aguardado da conferência, Resident Evil 2 Remake! O melhor de tudo é que o jogo será lançado já em 25 de janeiro de 2019! Na sequência, a Sony exibiu um novo e belo trailer de Kingdom Hearts 3, um novo vídeo de Death Stranding, revelou o inédito Nioh 2 (outra surpresa!) e finalizou com Spider Man que chega às lojas ainda este ano. Todas as demonstrações foram longas, em especial a de Spider Man, com longas sequências de gameplay.

Pontos Positivos:
1- Gameplays na maioria dos jogos apresentados
2- Resident Evil 2 Remake e Nioh 2, inéditos

Pontos Negativos:
1- Ausência de data de lançamento na maioria dos jogos apresentados
2- Conferência curta e “no piloto automático”

NINTENDO

O Nintendo Direct da Nintendo para a E3 2018 começou com a apresentação de um vídeo de Daemon X Machina, jogo previsto para o Switch em 2019. Depois, foi a vez de ser apresentado um belíssimo vídeo de Xenoblade Chronicles X, previsto para setembro deste ano. Reggie Fils-aime, presidente da Nintendo America, surgiu então no vídeo para falar um pouco mais dos já anunciados Pokémon Let’s Go Pikachu e Pokémon Let’s Go Eevee, que serão lançados em 16 de novembro de 2018.

Super Mario Party, fazendo excelente uso da tela portátil do Switch, permitindo aos jogadores diversas opções de gameplay do jogo, foi mostrado e está previsto para 5 de outubro deste ano. Foram exibidos também um vídeo gameplay de Fire Emblem: Three Houses, RPG previsto para 2019, um vídeo de Fortnite (já disponível para download no Switch, totalmente de graça), alguns indies, e ainda um grande compilado de jogos da própria Nintendo e também de third parties que chegarão ao Switch, entre eles Starlink, Minecraft, Just Dance 2019, Dragon Ball Fighterz e FIFA 19. A maioria dos jogos apresentados chega até julho deste ano.

Smash Bros Ultimate, então, roubou a cena do Direct! TODOS os personagens que já passaram pela franquia Smash Bros estarão presente no jogo do Switch, são mais de SESSENTA personagens disponíveis para jogar! Todos os personagens do jogo foram redesenhados para o novo jogo, que ainda será compatível com o controle original do GameCube e com os amiibos já lançados dos personagens do jogo! Ao final, um belíssimo e empolgante trailer do jogo, ambientado no universo de Metroid, foi exibido, revelando que o jogo será lançado ainda este ano, em 7 de dezembro.

Pontos Positivos:
1- As variadas formas de interação de Super Mario Party
2- Toda a grandeza de Smash Bros Ultimate

Pontos Negativos:
1- Ausência sentida de Metroid Prime 4 e Bayonetta 3
2- Ausência sentida de uma nova IP, ou um novo jogo do Super Mario

PANORAMA GERAL

Analisando de uma forma geral, podemos dizer que a E3 2018 foi melhor e mais empolgante que a E3 do ano passado. Microsoft e Ubisoft fizeram conferências vibrantes, com a exibição de diversos jogos em diferentes estilos, e deixaram boa impressão, com Phil Spencer ainda mencionando “futuros consoles” no palco do Xbox. A Sony, por sua vez, apesar de não revelar datas de lançamento de suas principais promessas, se saiu melhor que no ano passado ao exibir gameplays de quase todos os seus destaques, reservando ainda a maior surpresa da noite: Resident Evil 2 Remake!

EA e Bethesda também foram competentes, com a EA lançando Unravel Two durante sua exibição, e com a Bethesda surpreendendo a todos com o anúncio de The Elder Scrolls VI! A Nintendo, como manda a recente tradição, apresentou um Direct animado, mas desta vez mais voltado às produções da casa do que às third parties, e deixando bem claro que Smash Bros Ultimate é um dos jogos mais ambiciosos que ela já lançou em toda a sua história!

A E3 2018 vai chegando ao fim, deixando um gostinho de saudade, mas apontando para um restante de ano bastante movimentado no mundo dos games!

Comments

comments

Curtiu este artigo? Gostaria de APOIAR nosso projeto para que ele siga criando os mais diversos conteúdos do universo do Survival Horror? Basta nos ajudar com qualquer colaboração através do PIX! Desde já agradecemos!

Facebook
Twitter
Telegram
Email
WhatsApp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Populares

Nossa Loja Evilstore

APOIE-NOS NO PADRIM!

Séries de Resident Evil

EvilFiles: Análises e Biografias

EvilSpecial: Artigos e Traduções

EvilWorld: O Universo do Terror

VOCÊ PODE GOSTAR

Populares

Nossa Loja Evilstore

APOIE-NOS NO PADRIM!

Séries de Resident Evil

EvilFiles: Análises e Biografias

EvilSpecial: Artigos e Traduções

EvilWorld: O Universo do Terror

Contact Us