ANUNCIE AQUI!

EvilSpecial – Os Ports e Remasters de Resident Evil

Quando se fala em Resident Evil atualmente, uma das primeiras coisas a vir em nossas cabeças é a quantidade de ports e remasters existentes. São tantas versões dos jogos que às vezes ficamos em dúvida de em qual console determinado título foi lançado primeiro. Para ajudar a entender, listamos aqui as diferentes versões da série principal e também dos spin-offs, bem como o que cada uma acrescenta.

[ CLIQUE AQUI e conheça nossa EvilStore – Acesse nossa Loja e compre diversos produtos de Resident Evil e de outras franquias! ]

Lembrando que, como o título sugere, a lista não citará os jogos que permaneceram exclusivos. Vamos lá?

ATENÇÃO: Este artigo foi atualizado em 21 de outubro de 2020.

RESIDENT EVIL

Lançado originalmente para PlayStation em março de 1996, o título logo recebeu ports para Sega Saturn e PC. Em setembro de 97 (um ano e meio após o lançamento) foi lançada a versão Director’s Cut, que serviu para compensar o atraso no lançamento de RE2. Ela trazia o modo “Arrange”, que mudava a localização de todos os itens-chave, inimigos e ângulos de câmera, além de trazer cenas sem censura e novas roupas. Uma terceira versão, a Director’s Cut Dual Shock Ver., foi lançada em agosto de 98. Além do uso das funções analógicas, essa versão é conhecida por ter substituído a trilha sonora original (por uma bem pior, segundo a maioria dos jogadores!). É esta a versão presente atualmente na PlayStation Network (apesar de fazer uso da capa do Director’s Cut original).

O port para Sega Saturn introduziu o Battle Game, além de trazer novos inimigos, como um Wesker-zumbi e um Tyrant dourado. A versão japonesa do port é a mais gore de todas, pois além de trazer todo o conteúdo sem censura, traz diferenças como a cabeça de inimigos chutada permanecer no chão e a Plant 42 ser capaz de cortar o corpo do personagem antes da tela de Game Over. Já a versão para PC acrescentou novas armas e roupas para os personagens, além da cena de abertura em cores. Também tem suporte para cartões gráficos 3D, que suavizam os gráficos. Também foi desenvolvida uma versão para Game Boy Color, porém foi cancelada devido à baixa capacidade do portátil.

Por fim, para comemorar os 10 anos de série foi lançado o Resident Evil: Deadly Silence, para Nintendo DS. Este inclui o jogo clássico e um novo modo chamado “Rebirth”, com mais inimigos e enigmas que utilizam a tela de toque. Além disso, o jogo conta com dois modos multiplayer, em que até 4 jogadores cooperavam para escapar da mansão ou competiam por maior pontuação. Com todo o sucesso do jogo, tendo hoje mais de 7 milhões e meio de cópias vendidas, em 2002 foi lançado um Remake (descrito mais abaixo), que substitui o original na cronologia.

 

RESIDENT EVIL 2

Após o projeto de continuação ser cancelado quando já estava quase concluído, ficando conhecido como Resident Evil 1.5, o segundo jogo oficial da franquia RE, Resident Evil 2, foi lançado exclusivamente para PlayStation em janeiro de 98. Recebeu depois ports para PC, Nintendo 64, Dreamcast e GameCube. Pouco após o lançamento, foi feita a Dual Shock Ver., que acrescentou o minigame Extreme Battle e o modo “Rookie”, em que começamos com uma arma infinita. Esse modelo serviu de base para os outros ports. A adaptação para PC conta com uma resolução melhorada, enquanto a de Dreamcast é capaz de exibir a saúde na tela digital do controle. Um port da versão Dual Shock inalterada foi lançado também para o GameCube, e está disponível atualmente na PlayStation Network.

A versão que mais se destaca é a de Nintendo 64, que levou um ano para ser feita e traz mais conteúdo que qualquer outra. Ela inclui roupas alternativas, ajuste do nível de violência, capacidade de mudar localização dos itens e até mudar a cor do sangue! Adicionalmente, foram incluídos no jogo 16 novos documentos, chamados “Ex Files”, que revelam partes inéditas da trama e citam coisas que aconteceriam futuramente na série. Também conta com melhor resolução e trilha sonora remasterizada, porém, devido ao tamanho, foi retirada dessa versão o modo Extreme Battle. A Capcom também trabalhou num port para Sega Saturn, mas foi cancelado por dificuldades técnicas.

RESIDENT EVIL 3: NEMESIS

Lançado em setembro de 1999 para PlayStation, recebeu ports posteriormente para Windows, Dreamcast e GameCube. Ao contrário dos anteriores, a única coisa que se destaca nos ports foi a melhoria de resolução; sem o acréscimo de mudanças maiores, novos modos de jogo, etc. Atualmente, também é possível encontrá-lo na PlayStation Network.

RESIDENT EVIL SURVIVOR

Com lançamento em janeiro de 2000 no Japão e em março do mesmo ano nos Estados Unidos, para PlayStation, o título recebeu um port para PC lançado apenas em Taiwan. Um fato curioso (e triste) é que nas versões japonesa e europeia, o game é compatível com as Namco’s GunCon e G-Com 45 light gun (sendo um dos primeiros jogos sem ser um shooter sobre trilhos a usá-las), mas essa compatibilidade foi removida da versão americana do jogo, devido ao então recente massacre ocorrido em uma escola na Columbia, no ano anterior, que levantou um questionamento da influência de jogos shooters em atentados como esse.

RESIDENT EVIL – CODE: VERONICA

O jogo foi lançado exclusivamente para Dreamcast, em fevereiro de 2000. Devido à base de usuários menor que a concorrente Sony, a Capcom decidiu relançar o título no PlayStation 2. A nova versão, Code: Veronica X, acrescentou novos fatos e se tornou a versão definitiva, substituindo a original na cronologia, e sendo a base para os ports em todas as outras plataformas. O game foi portado para GameCube e em setembro de 2011 foi remasterizado em HD para PlayStation 3 e Xbox 360. Também foi disponibilizado como um PS2 Classic no Japão em 2012, e na Europa em 2014, na PlayStation Network. Em maio de 2017, a versão PS2 Classic também foi relançada no PlayStation 4.

RESIDENT EVIL SURVIVOR 2 – CODE: VERONICA

Esse spin-off desenvolvido pela Capcom foi lançado na mesma época, novembro de 2001, para PlayStation 2 e arcades. A versão arcade foi desenvolvida em parceria com a Namco, e no PlayStation 2 é possível jogar tanto com o controle analógico quanto com a GunCon 2.

RESIDENT EVIL (JOGO DE 2002)

Lançado como um remake do jogo original de 1996, o jogo era um exclusivo de GameCube, como primeiro título de um acordo de exclusividade fechado entre Capcom e Nintendo, e foi lançado em março de 2002. Acrescenta novos cenários, diálogos e personagens, e portanto, substitui o original no cânon da série. Em 2008, o game recebeu seu primeiro port, para Nintendo Wii. Apenas em 2015, quase 13 anos após o lançamento, o jogo saiu da exclusividade da Nintendo, recebendo uma remasterização em HD para PC, PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox 360 e Xbox One, acrescentando suporte a troféus e as roupas usadas por Chris e Jill no cenário Lost in Nightmares, de Resident Evil 5. Em 21 de maio de 2019, Resident Evil HD Remaster chegou ao Nintendo Switch junto com Resident Evil Zero em uma coletânea chamada “Origins Collection”!

RESIDENT EVIL ZERO

Ainda em 2002, em novembro, era lançado Resident Evil Zero, também exclusivo do GameCube. O projeto inicial do jogo, contudo, começou muito antes, em 1998, em que seria lançado originalmente para Nintendo 64, mas o projeto foi cancelado devido às limitações do console. E assim como o RE Remake, Zero também contou com um port para Wii em 2008. Devido à boa aceitação do relançamento do RE Remake em 2015, em janeiro de 2016 Resident Evil Zero também recebeu uma remasterização para PC, PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox 360 e Xbox One. A nova versão traz uma remodelagem de rostos e também diversas roupas novas, além do modo Wesker Mode, que substitui a skin de Billy pela do vilão. Em 21 de Maio de 2019, Resident Evil Zero em sua versão HD chegou ao Nintendo Switch. O jogo também possui mídia física em cartucho em uma coletânea chamada “Origins Collection” acompanhado com Resident Evil HD Remaster.

RESIDENT EVIL 4

E chegamos ao campeão absoluto de versões/ports/remasters da série: atualmente, Resident Evil 4 é para DOZE PLATAFORMAS DIFERENTES (pelo menos até a data desse artigo!).

Após uma versão descartada, que ficou conhecida como Resident Evil 3.5 e traria uma abordagem mais sobrenatural, além de um projeto que fugia tanto da proposta original da série que gerou uma nova franquia, Devil May Cry, Resident Evil 4 foi finalmente lançado em janeiro de 2005, exclusivamente para GameCube, como parte do acordo de exclusividade Capcom Five. Porém, uma versão para PlayStation 2 já havia sido anunciada antes mesmo do lançamento no console da Nintendo, sendo lançada em outubro de 2005. A principal adição da versão de PlayStation 2 foi o modo extra de história Separate Ways, que mostra o caminho percorrido por Ada durante os eventos do jogo. Esta versão foi a que se tornou definitiva (assim como aconteceu com Code: Veronica no PS2), e serviu de base para todos os ports seguintes.

O jogo também recebeu ports para PC (publicado pela Ubisoft) e Wii. Foi feita também uma versão mobile, para Zeebo e iOS (lançada no Japão, mas rapidamente removida da App Store). Com o lançamento do iPad, a versão para iPhone foi refeita em HD, sendo chamada de Resident Evil 4: iPad Edition (sim, é sério…). Em 2011, a “HD Edition” foi lançada para PlayStation 3 e Xbox 360. Em abril de 2013, foi lançado para Android, no japão. Já em fevereiro de 2014, o jogo foi relançado para PC, recebendo agora o nome de Resident Evil 4 Ultimate HD Edition, e trazendo gráficos melhores do que as versões de PS3 e Xbox 360. Finalmente, em agosto de 2016, essa versão de PC foi portada para a atual geração de consoles, PlayStation 4 e Xbox One.

Em 21 de Maio de 2019, Resident Evil 4 também chegou ao Nintendo Switch em sua versão Ultimate HD Edition. E no dia 29 de Outubro de 2019, o jogo saiu em mídia física para o console juntamente com Resident Evil 5 e Resident Evil 6 em uma coletânea chamada “Triple Pack”.

RESIDENT EVIL: THE UMBRELLA CHRONICLES

Em novembro de 2007 foi lançado para Wii Resident Evil: The Umbrella Chronicles, que faz uso do sistema de shooter com trilhos. Em junho de 2012, foi remasterizado para o PlayStation 3, rodando em 720p e com suporte a troféus.

RESIDENT EVIL 5

Resident Evil 5 foi lançado multiplataforma, para Xbox 360 e PlayStation 3 em março de 2009. Em setembro do mesmo ano, foi lançada a versão de PC do jogo. Em 2010, após a realização de conteúdos extras via DLC, foi lançada a Gold Edition, incluindo todos os conteúdos, com destaque para os episódios Lost In Nightmares e Desperate Escape, além de 4 roupas inéditas e novos personagens no multiplayer, sendo relançado nas três plataformas. Em maio de 2016 o título foi portado para o microconsole Nvidia Shield e em junho do mesmo ano, para a atual geração; PlayStation 4 e Xbox One.

Durante a E3 de 2019, foi anunciado Resident Evil 5 para o console Nintendo Switch, o jogo chegou no dia 29 de Outubro em mídia digital e física! A mídia física acompanha Resident Evil 4 e Resident Evil 6 em uma coletânea chamada “Triple Pack”!

RESIDENT EVIL: THE DARKSIDE CHRONICLES

Em novembro de 2009, dois anos após o primeiro título da série Chronicles, Darkside foi lançado, mantendo o mesmo estilo sobre trilhos do primeiro jogo, porém agora com gráficos ligeiramente superiores. Em junho de 2012, também foi remasterizado para PlayStation 3.

RESIDENT EVIL: REVELATIONS

Em janeiro de 2012, Revelations foi lançado exclusivamente para o portátil 3DS. Um ano depois, o título foi relançado para Windows, PlayStation 3 e Xbox 360, agora com gráficos HD. Apesar de não contar com a função 3D original, essa nova versão traz novas roupas, personagens, armas e cenários para o modo Raide. No último dia 31 de agosto foi relançado para a geração atual, PlayStation 4 e Xbox One, agora com gráficos em 1080p e 60 frames por segundo, e uma versão para Nintendo Switch tem previsão de lançamento para 28 de novembro deste ano.

RESIDENT EVIL: OPERATION RACCOON CITY

O spin-off co-desenvolvido pela Slant Six Games foi lançado em março de 2012 para Xbox 360 e PlayStation 3, e recebeu uma versão para PC, dois meses depois. As versões não possuem diferenças significativas entre si, com destaque apenas para o modo online Nemesis Mode, exclusivo para Xbox 360, que permite que o jogador controle a criatura para atacar o time adversário.

RESIDENT EVIL 6

Em outubro de 2012 o jogo foi lançado para Xbox 360 e PlayStation 3, e em março de 2013 para PC. As versões não apresentam muitas mudanças de conteúdo, sendo a maior parte deles realizados por DLC ou por patchs de correção da Capcom (como o que permite jogar a campanha da Ada em coop). Em março de 2016, foi portado para a atual geração, com gráficos suavizados e com todo o conteúdo de download incluso.

Durante a E3 de 2019, foi anunciado Resident Evil 6 para o console Nintendo Switch, o jogo chegou no dia 29 de Outubro em mídia digital e física! A mídia física acompanha Resident Evil 4 e Resident Evil 5 em uma coletânea chamada “Triple Pack”! A diferença desta versão para as outras, é que podemos jogar com as roupas extras dos dia personagens no modo campanha.

RESIDENT EVIL REVELATIONS 2

Ao contrário do primeiro Revelations, esse jogo adotou o lançamento em formato episódico, entre fevereiro e março de 2015, e multiplataforma, para PlayStation 3 e 4, Xbox 360 e One, e Windows. Após o lançamento do último episódio, foi lançado em edição física para essas plataformas. Em agosto do mesmo ano, foi feito um porte do título para o PlayStation Vita. Resident Evil Revelations 2 também está sendo portado para o Nintendo Switch, e será lançado em um bundle com o primeiro jogo em novembro deste ano.

UMBRELLA CORPS

Foi lançado multiplataforma, para PlayStation 4 e Windows em junho de 2016. Até o momento, permanece sem nenhuma outra versão anunciada, e dada a recepção negativa do spin-off, é improvável o lançamento de alguma versão alternativa ou port para outros consoles.

RESIDENT EVIL 7

Lançado em janeiro de 2017, o título tem versões para PlayStation 4, Xbox One e Windows, além de suporte às versões atualizadas (PS4 Pro e Xbox One X) e aos periféricos de realidade virtual. Com o sucesso comercial do título, foi anunciada a Gold Edition para as três plataformas e traz todos os conteúdos oferecidos por download. RE7 também está disponível para o Switch, em uma “cloud version”. O jogo chegará também ao PlayStation 5.

E você amigo leitor, curtiu a matéria? Já sabia que Resident Evil 4 existe em doze plataformas diferentes? Ou que o primeiro jogo já contou com um modo multiplayer? Esperamos que tenham curtido, e comentem se vocês tem curiosidades sobre ports e versões de outras séries!

 

Comments

comments

Curtiu este artigo? Gostaria de APOIAR nosso projeto para que ele siga criando os mais diversos conteúdos do universo do Survival Horror? Basta nos ajudar com qualquer colaboração através do PIX! Desde já agradecemos!

Facebook
Twitter
Telegram
Email
WhatsApp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Populares

Nossa Loja Evilstore

APOIE-NOS NO PADRIM!

Séries de Resident Evil

EvilFiles: Análises e Biografias

EvilSpecial: Artigos e Traduções

EvilWorld: O Universo do Terror

VOCÊ PODE GOSTAR

Populares

Nossa Loja Evilstore

APOIE-NOS NO PADRIM!

Séries de Resident Evil

EvilFiles: Análises e Biografias

EvilSpecial: Artigos e Traduções

EvilWorld: O Universo do Terror

Contact Us