Apesar de ter sido negligenciado pelos críticos, um jogo da série Resident Evil introduziu um recurso promissor que poderia ser recuperado para títulos futuros. Apesar de ser amplamente criticado pela crítica, Resident Evil: Operation Raccoon City, introduziu um recurso que tem grande potencial em títulos futuros.
LEIA TAMBÉM:
Uma linha comum na maioria das análises de Operation Raccoon City – escondida sob as críticas de sua mecânica desajeitada e IA disfuncional – é o elogio quase onipresente por sua experiência multiplayer inovadora e totalmente agradável. RE Operation Raccoon City é apenas um exemplo das tentativas da Capcom em jogos multiplayer de Resident Evil, mas sem dúvida apresentou o melhor projeto para títulos futuros. O que faz Operation Raccoon City se destacar de seus pares é que ele apresenta um ambicioso modo cooperativo para quatro jogadores que foi negligenciado em grande parte devido a outros problemas com o jogo. Embora títulos como Resident Evil: Resistance também ofereçam cooperação para quatro jogadores, a estrutura era mais parecida com títulos assimétricos como Dead by Daylight do que com o que os fãs associam a Resident Evil.
Operation Raccoon City teve seu quinhão de problemas, e as críticas feitas contra ela foram amplamente justificadas, mas, como qualquer título mal revisado, é uma valiosa lição de ensino para futuros títulos de Resident Evil. Ou seja, ele apresenta a estrutura ideal para um futuro título multiplayer de Resident Evil ou um modo multiplayer em um próximo lançamento como Resident Evil 9.
Se RE Operation Raccoon City mostra alguma coisa, é que a Capcom precisa produzir mais uma tentativa em um jogo cooperativo para quatro jogadores. Também provou que o jogo tem que se sentir e jogar como Resident Evil. Enquanto Resident Evil: Resistance e Operation Raccoon City foram experiências agradáveis por si só, nenhum dos dois parecia exatamente um título de Resident Evil. O modo cooperativo para quatro jogadores em Operation Raccoon City, por exemplo, se apoiava demais no aspecto de tiro do jogo, negligenciando a estética de terror dos títulos anteriores.
Pelo que vale a pena, a Capcom não precisa olhar para os aspectos fracassados de RE Operation Raccoon City, em vez disso, pode se concentrar puramente nos aspectos positivos. Há muitas lições úteis a serem extraídas do modo cooperativo de Operation Raccoon City, enquanto os negativos que assolam o jogo foram quase exclusivamente ligados ao polimento, controles e comportamento da IA, todos os aspectos em que a Capcom melhorou consideravelmente na última década.
Uma maneira infalível de melhorar as experiências cooperativas anteriores é inspirar-se nos títulos antigos de Resident Evil. Os inimigos devem ser principalmente zumbis e outras criaturas não humanas. Embora os soldados da Umbrella Corporation sejam uma muleta fácil para criar uma experiência em estilo de tiro cooperativo em terceira pessoa, o resultado líquido é uma experiência que foi feita até a morte. Se os jogadores querem um jogo de tiro em terceira pessoa mais rápido, não faltam opções disponíveis. Um jogo cooperativo de Resident Evil precisa parecer reduzido em termos de armas e ritmo.
Curiosamente, para criar uma atmosfera de terror adequada, um título futuro pode ter que se afastar da típica perspectiva de terceira pessoa de Resident Evil e tentar uma perspectiva de primeira pessoa como em Resident Evil 7. Quando quatro jogadores estão jogando com uma perspectiva de terceira pessoa, é quase impossível surpreendê-los de maneira significativa. Como a perspectiva em primeira pessoa é um ponto de vista mais rígido, pode ser mais fácil induzir elementos de horror. Uma sala escura como breu ou uma floresta cheia de névoa à noite é significativamente mais assustadora se os jogadores nunca puderem ter certeza de que um zumbi não está se aproximando furtivamente deles.
Como qualquer um dos melhores jogos de Resident Evil, um futuro título cooperativo também deve ser brutalmente difícil. Seja pela escassez de munição, durabilidade do inimigo, habilidades inimigas ou coisas do gênero, o jogo precisa fazer os jogadores pensarem por conta própria. É fácil concluir, portanto, que, apesar dos pesares, RE: ORC ainda pode ter algo útil a oferecer à franquia num futuro próximo, sem falar que o jogo é sim bastante divertido se jogado de maneira descompromissada.
Resident Evil: Operation Raccoon City está disponível para PlayStation 3, Xbox 360 e PC.
Adaptado de GameRant
Fundador e Administrador do EvilHazard, mineiro, de BH e da Independência, advogado, oldschool gamer, uma criança Wesker e fanático por Resident Evil.