O ano de 2023 se provou ser um ano de grande sucesso para os jogos, com grandes títulos há muito tempo aguardados estreando em suas plataformas mês após mês, e às vezes quinzenalmente, consumindo o tempo dos jogadores e também suas carteiras. Não é como se os jogadores se importassem muito, entretanto, dada a qualidade do resultado. A maior dificuldade provou ser ficar por dentro de todos os novos lançamentos, e não há dúvida de que muitas pessoas ainda estarão tentando se atualizar até 2024, especialmente dada a duração de alguns desses jogos.
Nossa especialidade é o survival horror, portanto, iremos resumir neste artigo tudo aquilo que, neste cenário, em 2023, foi mais relevante e despertou mais atenção do público gamer/geek em geral! Abrindo o ano de grandes estreias no universo do survival horror, tivemos o lançamento da série The Last of Us que foi exibida pela HBO e logo de cara se tornou o maior sucesso da empresa, superando em números na sua estreia a série House of Dragons. The Last of Us da HBO foi um grande acerto da empresa e mostrou que ainda é possível fazer adaptações baseados em jogos com uma qualidade surpreendente; o sucesso da série foi tão grande que antes mesmo se encerrar a sua primeira temporada ela foi renovada para um segunda temporada. A série foi comentada durante o ano todo até chegarmos nos últimos meses de 2023, onde foi revelado pela HBO que a segunda temporada só deve ir ao ar em 2025.
Ainda no inicio deste ano, também tivemos o tão aguardado lançamento de Dead Space Remake; depois de muito tempo os fãs da série puderam matar a saudade desse grande título que é o preferido para muitos! Vale destacar que o lançamento do remake recebeu um destaque maior, já que ele saiu um mês após o lançamento conturbado de The Callisto Protocol, de Glen Schofield, o criador do Dead Space original. Como The Callisto Protocol não foi muito bem recebido pela crítica, o novo Dead Space tinha a tarefa de superar aquele que seria o seu “sucessor espiritual” e mostrou que algumas vezes o original é melhor que o seu sucessor.
Após esse início de ano já forte no cenário do survival horror, os jogadores receberam o jogo Hogwarts Legacy, que rapidamente se tornou um dos títulos mais vendidos desse ano, porém o mesmo teve um lançamento um tanto polêmico por assim dizer. O título prequel de Harry Potter/Animais Fantásticos gerou polêmica devido às visões anti-transgêneros que a autora das obras literárias, J.K. Rowling, possui; por conta disso, muitos optaram por boicotar o jogo. Hogwarts Legacy causou tanto rebuliço que tanto a PlayStation quanto o Xbox introduziram um meio que permite aos jogadores ocultar o jogo em suas contas, resultando em mais polêmica. Apesar de tudo isso, Hogwarts ainda conseguiu provar a resiliência da marca Wizarding World e conseguiu ficar marcado nesse ano de lançamentos tão concorridos, embora o mesmo não tenha competido nas principais premiações do ano de 2023.
Após isso, os meses seguintes foram mais tranquilos em relação a polêmicas, mas em relação a lançamentos continuamos com nomes de peso, tendo em março o lançamento de um dos jogos mais esperados para 2023, o aclamado Resident Evil 4 Remake, que é um dos remakes que os fãs mais aguardavam nessa geração de remakes que a Capcom vem fazendo, resgatando a sua essência original e aplicando um pouco mais da fórmula survival horror. Resident Evil 4 Remake se mostrou ser um excelente sucessor de um dos maiores sucessos da história da Capcom, e junto disso tivemos também no outro mês o lançamento de outro jogo muito aguardado no cenário survival horror, esse seria Dead Island 2, que esteve no limbo de sua produção por muitos anos até finalmente ser lançado e mostrar que seu longo período de produção valeu a pena.
Outros grandes lançamentos no mundos games de terror para esse ano incluem o remake de Layers of Fear, que traz consigo os jogos Layers of Fear 1 e 2 totalmente refeitos na Unreal Engine 5, juntamente com um capítulo totalmente inédito para esse incrível jogo de terror. Junto dele tivemos o lançamento de Oxenfree 2: Lost Signals, que se trata de uma sequência direta do primeiro Oxenfree, que foi muito bem aclamado pela crítica na época de seu lançamento; o segundo jogo, assim como o primeiro, chegou de forma bem discreta mas agradou muito aqueles que o jogaram. Além disso também tivemos o lançamento de Daymare 1994: SandCastle que, diferente do jogo anteriormente citado, é um prequel do primeiro jogo chamado Daymare 1998; aqui assumimos o papel de Dalila Reyes, uma ex-agente do governo que agora faz parte da unidade especial H.A.D.E.S. que foi incumbida de investigar acontecimentos estranhos que vem acontecendo em uma cidade em Nevada (EUA).
O ano de 2023 trouxe diversos jogos de peso para todo o cenário survival horror, mas um fato que marcou o ano e ficará marcado por muito tempo foi o lançamento de Alan Wake 2. O grande sucesso da Remedy Entertainment fechou com chave de ouro o ano de 2023 no gênero survival horror! Continuando a história do primeiro jogo de 2010, Alan Wake 2 pega tudo que já era bom no primeiro título e eleva a um novo nível, trazendo consigo uma campanha compartilhada entre dois personagens: o escritor Alan Wake e a agente do FBI Saga Anderson; o jogo se mostra como a obra-prima que a Remedy Entertaniment vinha buscando desde o inicio do seu universo, com os jogos Quantum Break e Control.
Além dos grandes lançamentos, 2023 também foi marcado por diversas demissões na industria, juntamente com o cancelamento de eventos no mundo dos jogos, como a E3, que já foi o maior evento anual de jogos do mundo; com a pandemia, as grandes empresas como Xbox Game Studios, a Sony Interactive Entertainment e a Nintendo criaram seus próprios eventos digitais e não viram mais a necessidade de participar de feiras fechadas ao público (como era o caso da E3) e para aqueles que acham que tem esperança da E3 voltar, já foi confirmado que a edição de 2024 também foi cancelada, fazendo com que tal fato possa ser um sinal de que o evento se encerrará de vez.
Como dito anteriormente, as demissões também marcaram presença como algo recorrente indústria em 2023. Empresas como Bungie, Ubisoft, Epic Games e Unity enfrentaram perdas significativas. Na contra-mão, a Microsoft finalmente adquiriu a Activision Blizzard por US$ 68,7 bilhões após uma longa batalha judicial que vinha desde 2022; a compra é a maior aquisição monetária da história dos videogames, dando à Microsoft a propriedade de Call of Duty, Spyro, Warcraft, Starcraft, Diablo e Candy Crush. Entretanto, a SAG-AFTRA votou a favor da autorização de greve para intervenientes na indústria dos jogos, parte de um esforço para garantir salários justos e gerir os impactos do aumento desenfreado da IA. O resultado destas negociações iniciais entre empresas de jogos e atores ainda não está claro, mas é lógico que as preocupações destes trabalhadores sejam paralelas às dos seus pares no cinema e na TV, à medida que os jogos dependem cada vez mais de desempenhos que rivalizam com o que vemos nesses jogos.
Juntamente com todos os jogos lançados e todas as polêmicas, o ano de 2023 também foi marcado pela estreia de diversas obras cinematográficas do gênero de terror, obras como Evil Dead, Jogos Mortais, entre outras, que marcaram presença nesse ano!
Abaixo separamos algumas obras cinematográficas do gênero suspense/terror que chegaram em 2023 juntamente com uma pequena análise das mesmas, que membros da equipe do EvilHazard fizeram:
WHEN EVIL LURKS (6/10/2023)
Dirigido por Demián Rugna, o filme argentino foi uma grata surpresa esse ano. Com cenas fortes e uma história muito bem construída, When Evil Lurks (Cuando acecha la maldad, no original) é para quem tem coração forte. Há uma cena com um cachorro e uma criança que não dá para esquecer.
EVIL DEAD RISE (20/06/2023)
Se tem uma franquia de terror que pode dizer que nunca errou é Evil Dead. O quinto filme da franquia chegou às telas do cinema em abril de 2023 e veio para ser coroado o melhor filme de 2023. Agoniante e assustador, uma história única de uma família tentando sobreviver aos demônios trazidos pelo Necronomicon.
PANICO VI (09/03/2023)
Outra franquia famosa voltando as cinemas esse ano foi Pânico! O segundo capitulo da história de Sam e Tara, e o primeiro sem a protagonista Sidney, traz uma trama rasa, sem nada de realmente novo. Mas o luxo de Pânico, de caçar quem está atrás da máscara, continua impecável. Um bom filme, mas é bom pensarem bem sobre a sequência já confirmada. Confira nossa Análise sobre o filme clicando aqui.
JOGOS MORTAIS X (27/09/2023)
Pegando todos de surpresa, Jogos Mortais X chegou no final de setembro se consagrando como o melhor filme da franquia desde o primeiro título. Com uma trama original, pela primeira vez totalmente focada em John Kramer e se importando em construir uma história antes de partir para as armadilhas, Jogos Mortais X foi uma enorme surpresa esse ano. Confira nossa Análise sobre o filme clicando aqui.
FIVE NIGHTS AT FREDDY’S (26/10/2023)
E teve adaptação de jogo! Five Nights at Freddy’s com certeza era o filme de terror mais esperado do ano, mas infelizmente não fez jus ao hype. Um filme confuso, corrido e cortado, para corresponder a uma classificação indicativa abaixo do que deveria. Um filme divertido, mas mal estruturado e mal dirigido. Confira nossa Análise sobre o filme clicando aqui.
A FREIRA 2 (07/09/2023)
O novo capitulo do Invocaverso chegou aos cinemas em setembro e, por mais que seja melhor que seu antecessor, A Freira 2 continua a decepcionar. O roteiro é raso e desinteressante, só se preocupa em dar sustos ao invés de realmente criar o horror e assustar.
O EXORCISTA: O DEVOTO (06/10/2023)
Continuar o melhor e mais famoso filme de terror de todos os tempos é um desafio quase impossível. E foi isso mesmo, não conseguiram nem fazer um filme pelo menos bom. O Exorcista: O Devoto parece ter vergonha de ser um filme sobre exorcismo. Com um roteiro fraco e previsível, o filme ignora o que fez o original tão bom e traz um filme de exorcismo o mais genérico possível. Confira nossa Análise sobre o filme clicando aqui.
FALE COMIGO (17/08/2023)
Fale Comigo foi uma grata surpresa. Um filme com uma proposta nova e muito interessante. Apesar de se perder um pouco na própria trama e ficar um pouco confuso, e cair na burrice de sempre dos personagens, Fale Comigo ainda consegue ser um filme muito interessante e bem dirigido. Confira nossa Análise sobre o filme clicando aqui.
FERIADO SANGRENTO (07/12/2023)
O mais recente da lista, Feriado Sangrento veio prometendo ser um slasher a ser lembrado, mas não vai ser não. Com um roteiro fraquissimo e genérico, o filme não consegue nem ter um assassino memorável. A direção falha em criar personagens minimamente cativantes e cria um assassino completamente previsível. Confira nossa Análise sobre o filme clicando aqui.
URSINHO POOH: SANGUE E MEL (26/01/2023)
Assim que o Ursinho Pooh caiu em domínio publico, não demoraram para fazer um filme de terror com o personagem. Porém, Ursinho Pooh: Sangue e Mel, consegue ser coroado como o pior filme de terror de 2023. Com um roteiro completamente sem sentido, completamente mal feito e personagens estúpidas, nada se salva nesse filme.
NINGUÉM VAI TE SALVAR (19/09/2023)
Um filme que veio quieto direto no streaming, Ninguém Vai Te Salvar traz uma trama de suspense alienígena assustadora de te fazer agonizar na cadeira. A direção é eficiente em criar a tensão, e a atuação de Kaitlyn Dever, mesmo sem diálogos, é excepcional. Inclusive, quando a personagem finalmente, fala é extremamente impactante.
EXORCISTA DO PAPA (06/06/2023)
Um filme que era uma grande promessa por ser “baseado em fatos reais”, mas o filme cai no “mais do mesmo” de qualquer filme genérico de exorcismo. Russell Crowe tenta, mas nem mesmo seu personagem consegue ser cativante. Sem falar que, mais uma vez, o roteiro bem previsível e raso.
M3GAN (19/01/2023)
Filmes com brinquedos assassinos sempre chamam a atenção, com M3gan não foi diferente. O filme tem uma proposta interessante e a boneca assassina é boa, porém a direção se perde com as personagens humanas, fazendo com que as protagonistas sejam chatas e nós, espectadores, desejemos mais é que a boneca acabe com elas mesmo.
Sabemos que tiveram muito mais filmes de terror lançados esse ano, porém esses foram os que nosso redator Pedro Burton assistiu e julgou dignos de estarem presentes nessa retrospectiva, não usando apenas como critério se os filmes foram bons ou ruins.
Agora voltando ao tema principal que é o ano de 2023 ao todo, podemos dizer que foi um ano bem recheado em todos os nichos, porém se for para escolher um tema abrangente principalmente nos jogos, podemos dizer que se trataria da conexão humana e o que significa tê-la e perdê-la. Muito desse significado pode ser resultado do fim da pandemia de COVID-19, ou talvez seja porque as divisões ao longo de linhas políticas, religiosas e culturais se sentem cada vez mais pronunciadas. Mas quer venha na forma de jogos que incentivam uma experiência multijogador ou de jogos solo que dependem da importância da comunidade ou de filmes dos mais diversos gêneros, 2023 colocaram conscientemente a atenção nas consequências de longo alcance das decisões pessoais tomadas por personagens que interpretamos e por extensão nós mesmos.
Fundador e Administrador do EvilHazard, mineiro, de BH e da Independência, advogado, oldschool gamer, uma criança Wesker e fanático por Resident Evil.