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Alan Wake 2 | Sete grandes mistérios que esta sequência pode responder!

Alan Wake 2 é um jogo de horror psicológico onde o jogador assumirá o papel de dois heróis: o personagem já conhecido da franquia, Alan Wake, e a estreante co-protagonista, Saga Anderson. Parte da experiência do jogo ocorre em uma pequena cidade fictícia chamada Bright Falls, localizada no noroeste do pacífico, ela é uma pequena cidade idílica e levemente peculiar, possui um ar pesado e coisas sombrias esperando. Será possível andar pelas ruas descobrir um pouco mais a cidade e revisitar locais existentes como a lanchonete, por exemplo. Para dar vida à cidade, a equipe de desenvolvimento passou várias semanas no noroeste pacífico estudando cidades e florestas para trazer a ambientação mais fiel possível para o game.

O jogador estará voltando também para o Lago Cauldron que obviamente é uma parte fundamental da história, explorando todas as florestas que estão por lá em uma área ligeiramente aberta e que é possível de se explorar livremente.

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Parte do apelo duradouro de Alan Wake é seu número de enredos pendentes e mistérios sem resposta. Os fãs adoram a atmosfera do jogo, sua história, seus personagens e muito mais – mas muitos também querem saber a resposta para algumas das perguntas que Alan Wake faz, mas não resolve.

Recentemente, o GameSpot conversou com o diretor criativo da Remedy e roteirista de Alan Wake, Sam Lake, que revelou sua abordagem para responder a mistérios – ou não respondê-los, como às vezes é sua preferência. Dado que alguns dos mistérios do jogo original provavelmente merecerão respostas, quais seriam então os sete maiores mistérios de Alan Wake que podem obter respostas em Alan Wake 2?

“Não é um lago, é um oceano.”

Talvez o mais famoso dos mistérios do jogo também seja o menos provável de ser resolvido de maneira organizada. As últimas palavras de Alan sobre o jogo de 2010 (excluindo a DLC) são entregues como uma revelação, mas não foram tão epifânicas para os jogadores quanto pareciam ser para Alan. Pode ser que tenhamos mais clareza sobre o que isso significa – talvez esteja relacionado à vastidão do Dark Place e/ou à influência corruptora da Presença das Trevas – ou talvez seja apenas poeticamente interessante e devemos parar se perguntando tanto sobre isso. No entanto, está intimamente ligado ao poema de Thomas Zane que ele recita quando aparece para Alan em um sonho no início do jogo – um poema que não coincidentemente se liga a Quantum Break também:

“Pois ele não sabia que além do lago ele chamava de lar,
Encontra-se um verde oceano mais profundo e escuro.
Onde as ondas são mais selvagens e mais serenas.
Para seus portos eu estive,
Aos seus portos já estive.”

Por causa dessa estranheza – referindo-se a Beth Wilder e Paul Serene de Quantum Break – uma terceira possibilidade é que ela se relaciona com o Remedy Connected Universe. Não se pode ter certeza se a Remedy tinha isso em mente quando fez Alan Wake, pelo menos não no nome, mas em ambos os casos poderia ser adaptado ao RCU de qualquer maneira. Conforme aprendemos em Control, Cauldron Lake parece ser um Local de Poder, ou um local que desafia o mundo natural de maneiras que o Federal Bureau of Control tem a tarefa de investigar. Alan, em meio a sua súbita explosão de clareza, entendeu que a estranheza de Bright Falls está acontecendo em outro lugar, parece diferente em lugares diferentes e está tudo conectado de alguma forma?

Palavra-código: Night Springs

No episódio 5 de Alan Wake, Alan aprende com a xerife Sarah Breaker que alguns dos cidadãos da cidade estão cientes dos estranhos acontecimentos de Bright Falls, indo tão longe para brincar que uma vez serviu de inspiração para Night Springs, a série de dentro do jogo sobre antologia de TV do universo modelada após The Twilight Zone. Aprendemos no jogo que Breaker e sua “sociedade secreta” usam o nome desta série como uma palavra-código, quase como um chamado à ação. Em seu grupo está o apresentador de rádio local Pat Maine, bem como seu pai, um ex-detetive e agente do Federal Bureau of Control, Frank Breaker (presumivelmente entre outros). O que não sabemos é o que eles fizeram com essa informação. Uma vez informados, quais foram os próximos passos? Provavelmente não veremos suas ações como aconteceram naquela noite, mas podemos obter mais informações sobre o que esse grupo sabe e o que faz com essas informações?

Thomas Zane

Talvez o mistério que causa mais e mais fortes dores de cabeça nos jogadores seja Thomas Zane. Na tradição de Alan Wake, ele é um poeta que visitou Bright Falls em 1970 e teve uma experiência semelhante à de Alan quando este chegou lá 40 anos depois. A musa de Zane, Barbara Jagger, foi reivindicada pela Presença das Trevas, e Zane teve que usar os poderes de Cauldron Lake para tornar a ficção uma realidade escrevendo seu final, que terminou em auto-sacrifício, mas somente depois de deixar para trás uma caixa de sapatos para um personagem que ele criou para encontrar mais tarde. Na caixa de sapatos havia um objeto: o Clicker que Alan usa para derrotar a Presença das Trevas se passando por Jagger. Mas a parte mais estranha – sim, de alguma forma nada disso foi a parte mais estranha – é que o personagem que Zane transformou na realidade era … Alan Wake. Ou foi? Mais tarde, quando Alan está escrevendo sua própria fuga, parece que ele escreve Zane na realidade. Então qual foi? Bem, pode ser que nunca obteremos uma resposta sobre isso, já que Sam Lake expressou muito seu apreço pelos loops de tempo ao longo dos anos, inclusive na faixa de comentários de Alan Wake Remastered, e muitas histórias de loop de tempo parecem alegremente escritas para serem vagas sobre esse paradoxo específico do “Stable Time Loop”, então pode ser que nunca saibamos com certeza.

Mr. Scratch

“Mr. Scratch”, cujo nome deriva do barulho que toca na voz de Thomas quando ele o apresenta a Alan perto do final do jogo original, é aparentemente o doppelganger de Alan que deve substituir Alan no mundo real enquanto Alan é preso no Dark Place – onde ele está preso há 13 anos, embora eu suspeite que o tempo se mova de maneira diferente lá.

Mas Mr. Scratch fica muito mais confuso depois disso. Ele parece ter se tornado algum tipo de assassino em série distorcido. De acordo com a quase sequência de 2012, American Nightmare de Alan Wake, quando Alan desapareceu, surgiram rumores sobre as ações do autor em Bright Falls. Essas lendas urbanas distorcidas se enraizaram em Mr. Scratch, que começou a encenar os assassinatos de ficção que viraram realidade que as pessoas fofocavam sobre Alan ter cometido. Isso essencialmente permitiu que Cauldron Lake desse à luz um assassino que se parece com Alan. Mesmo que isso seja verdade, o que ele tem feito desde então? Certamente um serial killer de sua aparente estatura não está solto há 13 anos, ou está? Além disso, por que Thomas Zane aparentemente o soltou no final do jogo? Ele não viu a virada escura chegando?

Mr. Door

Ao contrário de Mr. Scratch, Mr. Door nem parece aparecer em Alan Wake, pelo menos não ainda. Mencionado pela primeira vez por Dylan Faden em uma cena opcional em Control, o irmão de Jesse alega que Mr. Door é algum tipo de ser interdimensional que ensina a Dylan alguns dos caminhos do multiverso com os quais Mr. Door está intimamente familiarizado. Talvez o monólogo abaixo possa ser considerada a peça mais importante do quebra-cabeça do Remedy Connected Universe, pois parece amarrar todas as quatro séries mais recentes da Remedy:

“Eu estava em um lugar escuro e havia um homem escuro lá. Seu nome era Mr. Door, e ele me disse que existem muitos mundos – lado a lado, uns sobre os outros, alguns dentro dos outros. . Em um mundo, havia um escritor que escreveu uma história sobre um policial. Em outro mundo, o policial era real. Door disse que ele próprio estava em todos eles ao mesmo tempo, alternando sem parar entre eles”.

Se considerarmos o que Mr. Door diz como verdade, pode-se acreditar que esse personagem é o mesmo Martin Hatch de Quantum Break, interpretado pelo falecido grande Lance Reddick. Seu nome – Hatch / Door – parece até ser outro trocadilho no estilo Remedy. Hatch era um “shifter”, um ser interdimensional, então acredita-se que sua semelhança pode parecer diferente em diferentes mundos ou linhas do tempo, algo que Quantum Break já aborda. Podemos então torcer para que Mr. Door apareça em diferentes formas nos jogos futuros da Remedy.

Onde Hatch menciona um policial, ele está falando de Alex Casey, o protagonista do romance de Alan que agora é de alguma forma real em Alan Wake 2. Casey também é amplamente conhecido como Max Payne legalmente distinto. Já sabemos que Control e Alan Wake estão no mesmo universo, então este monólogo de Mr. Door parece ser a única instância da Remedy conectando todos os quatro de seus jogos conectados até o momento – embora, como Max Payne, a Remedy precise seguir em frente sem vínculos diretos com Quantum Break devido à Microsoft atualmente possuir o IP. Além disso, quando Dylan menciona estar em um lugar escuro, ele pode ter estado literalmente no Dark Place.

A questão central aqui é: quem realmente é Mr. Door e qual é o significado dele para o RCU? Podemos vê-lo, ou menções a ele, na sequência? É possível que ele seja a versão do RCU do Thanos do MCU – o grande vilão que é apenas referenciado no início, conforme a história se aproxima de um confronto dramático?

The Oceanview Hotel/Motel

Uma das coisas mais estranhas no último trailer de Alan Wake 2 é o avistamento do Oceanview Hotel, um hotel de estilo urbano construído verticalmente que compartilha um nome quase idêntico ao Oceanview Motel em Control, muito mais plano e de aparência rural. Por que os locais têm nomes ligeiramente diferentes, pode-se atribuir isso à mistura com o ambiente. Sabemos que em Alan Wake 2, a versão de Alan do Dark Place está jogando com suas memórias de viver em Nova York, então o Oceanview pode estar se apresentando como algo adequado ao seu cenário urbano.

A maior dúvida dos jogadores com o Oceanview está relacionada à sua verdadeira natureza. Acredita-se que o Oceanview seja uma junção de trânsito abrangendo todos os mundos conectados no RCU. Das várias portas trancadas que vemos em Control, cada uma tem um símbolo diferente, e só vemos duas delas definitivamente contabilizadas. Vemos Jesse entrar por uma delas, com um triângulo invertido – o símbolo do tabuleiro misterioso do jogo – ao lidar com os eventos de Control, e no DLC “AWE”, fica implícito que o mundo de Alan está atrás de outro, um com um desenho em espiral.

Também é sugerido que outra porta, com um símbolo de dois círculos sobrepostos, está relacionada a um grupo terrorista paranatural chamado The Blessed Organization, que pode ser um teaser para a próxima entrada do RCU da Remedy. De tudo isso, podemos deduzir que três das seis portas marcadas e trancadas do Oceanview são contabilizadas, e cada uma parece diretamente ligada a um enredo diferente do RCU. Isso deixa três outras portas marcadas com símbolos estranhos e inexplicáveis. O Oceanview é o nexo interdimensional de todos os mundos compartilhados de Remedy, passado e presente? Pode-se crer que sim, e com o Oceanview aparecendo em Alan Wake 2, suspeita-se que possamos ter mais clareza sobre sua natureza.

Jesse Faden

Como a estrela de Control, talvez não precisemos ver Jesse com destaque em Alan Wake 2. Afinal, sabemos que os mundos dela e de Alan estão intimamente ligados, com Bright Falls parecendo ser o local de um Evento Mundial Alterado recorrente e Alan possivelmente responsável por criar o Hiss em Control – mais cerca de duas dúzias de outros laços, é claro. Mas será que veremos menção a Jesse em algum momento de Alan Wake 2? Com a Remedy trabalhando em uma sequência de Control, seria divertido para os fãs mais investidos ter um vislumbre do que Jesse está fazendo durante os eventos. de Alan Wake 2. Talvez o nome dela apareça em alguns documentos que Saga encontra em Bright Falls, e podemos ate esperar encontrar o Federal Bureau of Control trabalhando em Bright Falls, talvez batendo de frente com o FBI por jurisdição. Mas a própria Jesse aparecerá? Talvez em alguma DLC..

Alan Wake II será lançado no dia 17 de outubro para PlayStation 5, Xbox Series e PC via Epic Games Store.

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