ANUNCIE AQUI!

EvilFiles – Novelização: Resident Evil: O Capítulo Final (Resenha do Livro)

Resident Evil 6: O Capítulo Final (Resident Evil: The Final Chapter) é o sexto filme em live-action de Resident Evil lançado em 2017, escrito e dirigido por Paul William Scott Anderson (Paul Anderson para os mais íntimos). No mesmo ano, o escritor Tim Waggoner ficou incumbido de escrever a novelização do filme, ou seja, recontar o filme aos seus olhos e acrescentando tudo que quisera, desde que não atrapalhasse o enredo original do filme.

As novelizações de Resident Evil: Genesis, Resident Evil: Apocalypse e Resident Evil Extinction foram escritas pelo romancista Keith R.A. de Candido e a novelização de Resident Evil: Retribution foi escrita por John Shirley. Infelizmente o quarto filme Resident Evil: Afterlife não possui novelização.

Um dos aspectos mais interessantes é que o livro faz uma retrospectiva de todos os eventos até o momento, ou seja, reconta toda a história de Alice Abernathy até o momento de “The Final Chapter”. Porém, ao longo da história, Alice relembra sua trajetória até aqui. Ou seja, você leitor, que não leu os outros livros, ou não assistiu os outros filmes poderá ler sem nenhum problema, você conseguirá assimilar todos os eventos com o avançar da história.

“Meu nome é Alice, e este é o fim da minha história”

SINOPSE:

(O mal volta para casa) – Alice precisa retornar ao lugar onde o pesadelo teve início – e onde a Umbrella Corporation está restabelecendo suas forças para o confronto final contra os últimos sobreviventes do Apocalipse: Raccoon City

Em uma corrida contra o tempo, ela se une a seus amigos para encarar uma batalha cheia de ação diante de hordas de mortos – vivos e novos monstros mutantes. Tudo isso antes que o prazo de 48 horas termine e os últimos humanos da terra sejam extintos.

“A contagem regressiva já começou, e a esperança da raça humana recai sobre os ombros da incansável guerreira”.

Outro fator muito legal do livro é que Tim Waggoner deixa a lore (história) muito melhor e muito mais detalhada, afinal ele acrescenta um drama maravilhoso ao enredo, especificando tudo que ocorre nas cenas e explicando nos mínimos detalhes, minuciosamente.

Os personagens que realmente estão no filme também são citados detalhadamente e com um estrelismo ainda maior. Afinal, no filme, todos os holofotes se voltam para a protagonista Janice Prospero (nome verdadeiro de Alice Abernathy). Na novelização, Leon, Jill, Ada, Barry, Luther, Sergei, Tony e Becky conseguem ter momentos de protagonismo, não se tornando uma situação monótona, apesar que o foco ainda é contar a história de Alice, porém os fãs de Resident Evil que não gostam muito de Alice podem ficar tranquilos que os outros personagens também “brilham” nessa história.

Ressalto aqui, a interessante explicação que o livro nos propõe sobre a criação do T-Virus. Afinal, em Resident Evil: Apocalypse é dito que quem criou o T-Virus foi o Doutor Charlie Ashford para curar sua filha, porém em Resident Evil: The Final Chapter é dito que quem criou o vírus foi James Marcus para curar sua filha Alicia de uma doença chamada progeria, uma doença que envelhece as células da pessoa, a deixando envelhecer precocemente. No sexto filme este furo no roteiro não nos é explicado, porém nesta novelização esta a resposta para esse questão (Iremos deixar para que vocês leiam e descubram).

Abaixo, faremos uma listagem dos personagens, com seus respectivos papéis no livro/filme:

•Alice Abernathy: Alice está deslumbrante e disposta a lutar contra a Umbrella e encontrar una cura para a pandemia incontrolável de T-Virus que se alastra pela terra à 10 anos. Ela deve voltar à colméia em Raccoon City para pegar o antivírus e liberar no meio ambiente para que todos os zumbis e armas biológicas morram. Outro fator interessante, é que descobrimos que a Alice que conhecemos no primeiro filme, não é a verdadeira, é apenas um clone.

•Claire Redfield: Claire retorna como uma sobrevivente em Raccoon City disposta à ajudar Alice a destruir a Umbrella. Uma curiosidade legal é que a roupagem usada pela personagem é a mesma usada por Claire em Resident Evil Revelations 2.

•Christian: Christian é um personagem sobrevivente de Raccoon City que está junto com o grupo de Claire disposto a lutar pelo fim da infecção. Ele é morto por um Cerberus (Cão infectado com T-Virus).

•Doc: Doc é um doutor sobrevivente de Raccoon City, ele é como a personagem Rebecca Chambers nos jogos, sempre ajudando as pessoas com seus chás. Porém, descobrimos ao longo do enredo que ele é um informante de Albert Wesker e está trabalhando para a Umbrella Corporation. Claire durante a novelização se apaixona por ele, porém ele é morto pela mesma após ser descoberto por trair o grupo.

•Abigail: Uma personagem inspirada em Moira Burton de Resident Evil Revelations 2. Ela é filha de um mecânico e por isso sabe muito de mecânica e montagem de carros. Ela acaba morta em uma hélice nas instalações da colméia.

•Cobalt: Uma lutadora disposta a parar a infecção junto com o grupo. Ela acaba sendo morta por um zumbi.

•Michael: Michael é também um combatente do grupo, porém é morto por um Bloodshot ao tentar salvar Alice.

•Doutor Isaac: Doutor Isaac retorna nessa novelização com diversos clones, descobrimos que ele não foi morto no terceiro filme, o que foi morto era apenas um clone que se transformou em um Tyrant. O verdadeiro está dormindo em uma cápsula abaixo da colméia (Como as cápsulas da Tricell de Resident Evil 5). Em sua opinião, o mundo deverá vivenciar uma nova “Arca de Noé” onde o vírus destruirá o mundo enquanto os ricos dormem em suas cápsulas, assim o mundo será purificado. Há um clone de Doutor Isaacs que é um pastor que se baseia na bíblia, em sua opinião o mundo deveria vivenciar um apocalipse como o citado na bíblia, e ele fará questão de ser o responsável por isso. O clone matao verdadeiro Isaac, e posteriormente é morto por zumbis.

•James Marcus: James Marcus é um dos criadores da Umbrella e cientista que descobriu o T-Virus para curar sua filha Alicia Marcus da progeria (Doença do envelhecimento precoce).

•Alicia Marcus: A verdadeira Alice. Seu pai James Marcus gravou sua face e sua voz em um computador para que caso sua filha morresse, ele poderia ver e ouvir sua filha quantas vezes quiser. Ele intitulou o computador de “Red Queen” (Rainha Vermelha)! Ela envelhece, e entrega suas memórias a Alice. Acaba morrendo na explosão da Colméia.

•Red Queen (Rainha Vermelha) : A figura de Alicia computadorizada, ela ajuda Alice nesse filme a deter a Umbrella Corporation e salvar a humanidade.

•Albert Wesker: Albert Wesker armou para Jill Valentine, Ada Wong e Leon Scott Kennedy em Washington D.C. no qual todos foram mortos por zumbis. Após isso, Wesker volta para Raccoon City, na colméia. Na novelização, desempenha um papel mediano e tenta matar o grupo de Alice durante o enredo. É demitido da Umbrella por Alicia Marcus em uma discussão e após isso, uma porta cai em sua perna e morre.

•Becky: Becky não aparece no filme, mas neste livro ela reaparece. De acordo com a Rainha Vermelha, Becky ficou em Washington presa em uma sala. No fim do livro, Alice retorna à Washington para salvar sua “filha”.

Os inimigos também são bem variados e grotescos:

•Zumbis: Os clássicos zumbis dos jogos clássicos de Resident Evil também estão no filme e estão sedentos por comida, ou seja, sobreviventes.

•Zumbi branco: zum zumbi branco parecido com um ganado ataca Alice no início da história, enquanto a protagonista tenta beber água. Ela o mata com uma facada.

•Kipepeo Gigante: Em Resident Evil 5 (Jogo), é possível ver os Kipepeos, Las Plagas voadoras que se deslocam da coluna vertebral dos Majinis e conseguem voar graças as suas asas. Nesta novelização um Kipepeo gigante aparece em Washington, porém é morto por Alice. No fim da novelização, Alice é perseguida por três.

•Cerberus: Cães infectados pelo T-Virus e sedentos por carnificina.

•Bloodshot: O inimigo de Resident Evil 6 (Jogo), está nesta novelização e no filme. Nos jogos são mutações de zumbis que sofreram dano, neste universo, é uma criação da Umbrella feita para matar Alice. Ele é morto por Alice que lhe mata usando correntes e pistolas.

•Soldados da Umbrella: Alice é atacada várias vezes por soldados da Umbrella com canhões, metralhadoras, fuzis, ataques corpo a corpo e granadas. Alice mata todos.

O livro é muito bom, não há o que reclamar, Tim Waggoner cumpriu bem seu trabalho e nos trouxe um ótimo conteúdo. Vale muito a pena a leitura, não apenas para os fãs dos filmes, mas para todos os fãs da série Resident Evil, afinal Tim Waggoner diz no início de seu romance: “Dedicado aos fãs de Resident Evil em todas as suas manifestações”.

O livro possui 288 páginas e é bem bacana tê-lo na coleção!

Compre seu livro no E-Commerce da Benvirá!
Essa resenha/análise foi feita após o redator ler o livro cedido gentilmente pela “BENVIRÁ”. Gostaríamos muito de agradecer à Benvirá por acreditar e confiar no nosso trabalho!

Ficha do Livro:

•Nome: Resident Evil O Capítulo Final
•Autor: Tim Waggoner (Baseado no enredo de Paul W.S. Anderson)
•Editora: Benvirá
•Baseado: Baseado no jogo Resident Evil da Capcom
•Número de Páginas: 288
•Ano da Edição: 2017
•Acabamento: Brochura
•Idioma: Português
•Altura: 23 cm
•Largura: 16 cm
•Comprimento: 1.5 cm
•Peso: 500
•Livro físico ISBN: 9788557171534
•Livro digital ISBN: 9788557171541

Comments

comments

Curtiu este artigo? Gostaria de APOIAR nosso projeto para que ele siga criando os mais diversos conteúdos do universo do Survival Horror? Basta nos ajudar com qualquer colaboração através do PIX! Desde já agradecemos!

Facebook
Twitter
Telegram
Email
WhatsApp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Populares

Nossa Loja Evilstore

APOIE-NOS NO PADRIM!

Séries de Resident Evil

EvilFiles: Análises e Biografias

EvilSpecial: Artigos e Traduções

EvilWorld: O Universo do Terror

VOCÊ PODE GOSTAR

Populares

Nossa Loja Evilstore

APOIE-NOS NO PADRIM!

Séries de Resident Evil

EvilFiles: Análises e Biografias

EvilSpecial: Artigos e Traduções

EvilWorld: O Universo do Terror

Contact Us