ANUNCIE AQUI!

EvilSpecial – Como a Capcom pretende explorar a ligação entre os novos Resident Evil 2 e Resident Evil 3?

Dias atrás, durante um State of Play da Sony que revelou as últimas novidades de dezembro para o PlayStation, todos nós fomos surpreendidos pelo anúncio do novo Resident Evil 3 pela Capcom! Após o evento, em um comunicado enviado à imprensa, a gigante japonesa declarou que, celebrando o 20º aniversário do clássico survival horror Resident Evil 3: Nemesis, revelava a reimaginação completa do jogo clássico após o premiado novo Resident Evil 2, afirmando que o jogo mais uma vez utilizaria a RE Engine para fechar o arco da história de Raccoon City.

[ LEIA TAMBÉM | Confira detalhes da Edição de Colecionador de Resident Evil 3 Remake! ]

Com a revelação oficial do trailer de lançamento do jogo, os fãs e veículos de imprensa se debruçaram no vídeo para buscar teorias, indícios ou referências que ajudassem a identificar alguns elementos que caracterizariam o jogo final, e, no meio de toda esta euforia, a Capcom atualizou o novo Resident Evil 2, com uma nova conquista para o jogo, envolvendo uma carta deixada por Jill Valentine (e uma misteriosa imagem que mostra Jill e Kendo, dono da loja de armas, lado a lado), e ainda relançou a demo do novo RE2, desta vez sem cronômetro e com uma referência a Nemesis.

[ LEIA TAMBÉM | Desenvolvedores deixam mensagem especial e apresentam amostra em vídeo do gameplay de RE3 Remake! ]

Como sabemos, os eventos de Resident Evil 2 e de Resident Evil 3 são entrelaçados: após o caos vivido pelos S.T.A.R.S. em julho de 1998 nas montanhas Arklay e na mansão Spencer, em setembro do mesmo ano Jill volta à Raccoon City (“September 28th.. Daylight..”) para investigar a participação da Umbrella nos incidentes que tomaram conta da cidade. A veterana dos S.T.A.R.S. se encontra com o mercenário Carlos Oliveira no meio do apocalipse zumbi, e passa a ser perseguida pelo vilão Nemesis, até ser infectada pelo mesmo, na Torre do Relógio de Raccoon. Jill passa, então, pouco mais de dois dias desacordada, e neste período acontecem os eventos de Resident Evil 2, com Leon e Claire chegando à Raccoon City. Após os eventos de RE2, Jill, recuperada da infecção pelo T-virus (com a ajuda de Carlos), retoma seu objetivo na cidade, derrota Nemesis, e vê Raccoon ser varrida do mapa após um plano executado pelo governo norte-americano.

[ LEIA TAMBÉM | EvilSpecial – As primeiras dicas sobre dois inimigos que poderemos encontrar em RE3 Remake ]

A ligação existente entre o enredo dos clássicos RE2 e RE3 já é conhecida pelos fãs da franquia, e como a Capcom ressalta que o novo RE2 e o novo RE3 são “reimaginações” dos jogos clássicos de 1998 e 1999 respectivamente, é possível que a empresa esteja “reescrevendo” alguns eventos nas novas versões dos jogos, para consertar ou até mesmo acrescentar elementos à cronologia dos jogos. Um sutil exemplo disto é a chuva, presente em parte do gameplay do novo Resident Evil 2 (em RE3 clássico, após passar horas desacordada, Jill acorda “ao som de chuva caindo”).

Nos games clássicos, em nenhum momento, Leon, Claire, ou Birkin se encontram com Jill, Carlos ou Nemesis no meio do caos de Raccoon City, mas três teorias poderiam indicar que a Capcom vai explorar, no novo Resident Evil 3, a ligação que de fato ocorre nas duas histórias. Confira abaixo!

Os helicópteros

O helicóptero que aparece no trailer do novo RE3 é o mesmo que aparece destruído na R.P.D. do novo RE2, e o que comprovaria isto é o número de série dos veículos, que é idêntico (veja na foto acima). Este pode ser considerado o primeiro indício de que a Capcom vai mesmo fazer ajustes na timeline do jogo, que é meio confusa no jogo original.

Em RE3 de 1999, Jill começa os eventos do jogo falando sobre o dia 28 de setembro na cena icônica de abertura, mas ao iniciarmos o jogo, não dá pra saber se estamos ainda na noite de 28 de setembro, ou na madrugada já do dia 29 de setembro. Acontecem vários fatos então na noite, até Jill chegar na Clock Tower (o jogo não diz se houve passagem de tempo de algum dia) e ser infectada por Nemesis. Ao acordar (ao som da chuva), ela fala que já é noite do dia 1 de outubro, e a partir dali entende-se que ela ficou pouco mais de 2 dias inconsciente, com Carlos ao seu lado, e somente após este lapso de tempo é que Carlos vai buscar o antidoto para salvar Jill, na segunda metade do jogo, culminando com os eventos finais e a explosão de Raccoon, na noite do dia 1 de outubro, madrugada do dia 02.

Em RE3 Remake, portanto, talvez a Capcom tenha criado mais eventos na passagem de Jill por Raccoon City, prolongando mais sua história. Talvez o jogo comece de fato dessa vez no dia 29 de setembro, e inclua uma cena onde Jill tenta sair de Raccoon City (ou ser resgatada) por meio aéreo, de helicóptero (o mesmo que, momentos depois, cairia na R.P.D. durante a passagem de Leon e Claire pela delegacia), ANTES da cena icônica de Nemesis destruindo um segundo helicóptero de resgate na Clock Tower.

É possível que a destruição do helicóptero que caiu na R.P.D. no novo RE2 seja mostrada no novo Resident Evil 3. Resta saber se os eventos que levaram o helicóptero a cair no novo RE3 serão iguais aos mostrados no RE2 de 1998.

Aqui é importante ressaltarmos que o helicóptero que aparece no trailer de lançamento do novo Resident Evil 3, por conter o mesmo número de série do helicóptero destruído na R.P.D. do novo RE2, não seria, portanto, o mesmo helicóptero destruído por Nemesis na Clock Tower. É possível que haja, no novo RE3, algum evento ou cutscene que mostre o que levou o helicóptero a cair na R.P.D. (em RE2 original, o helicóptero cai após uma tentativa frustrada de resgate a um policial da delegacia, atacado por dois zumbis no heliporto).

Jill, Kendo e a Carta de Jill

Seguindo a ordem cronológica de Resident Evil 2 clássico, Robert Kendo, o dono da loja de armas de Raccoon City, é morto diante dos olhos de Claire (cenário A) por zumbis que invadem o estabelecimento. No novo Resident Evil 2, Kendo aparece durante a história de Leon, protegendo sua filha que está se tornando um zumbi. O destino de Kendo no novo jogo é incerto (levando-se em conta que a expansão Ghost Survivors não é canônica), mas, seja no jogo clássico ou no novo jogo, nunca é mostrado um encontro de Kendo com Jill Valentine, em Resident Evil 3 de 1999.

Ocorre que a Capcom, dias atrás, atualizou o novo RE2, e nele incluiu a “Carta de Jill”, onde ela escreve justamente para Kendo. Mais interessante ainda é o fato de um encontro entre os dois personagens ter sido retratado por uma screenshot que surgiu no menu de conquistas do Xbox One. Ainda não é sabido se este encontro de Jill e Kendo será revelado em uma hipotética futura DLC para o novo RE2, ou no próprio novo Resident Evil 3, mas, se analisarmos os eventos da reimaginação de RE2, é extremamente provável que, antes do encontro de Leon e Ada com o dono da loja de armas, este se encontre com Jill Valentine.

A moça teria uma conversa com Kendo (fazendo alusão à imagem que surgiu nas conquistas do Xbox One), e, ao procurá-lo na loja de armas (talvez para tentarem uma fuga juntos), Jill não o encontra e, com isso, deixa sua carta para Kendo, que, ao que tudo indica, vai preferir ficar na cidade para aguardar seu destino.

Leon escuta Nemesis

Em meio a todas as novidades sobre o novo Resident Evil 3 que surgiram na internet nos últimos dias, talvez a que despertou mais a atenção dos fãs foi a que envolve um easter egg de Nemesis. A Capcom decidiu relançar a demo “One-Shot Demo” do novo Resident Evil 2, desta vez sem o cronômetro que limita o tempo de jogo do jogador. Parecia um relançamento sem muita ambição e que passaria batido pelos fãs da franquia, porém, a Capcom incluiu nesta nova demo o inconfundível grito “S.T.A.A.A.R.S.!” de Nemesis, que pode ser ouvido por Leon.

Como sabemos, no RE2 de 1998, em nenhum momento Leon ou mesmo Claire ouvem o barulho do icônico vilão de RE3. No jogo de 1999, Nemesis infecta Jill com o T-virus na Clock Tower e, após uma intensa batalha, o vilão caminha em direção às chamas causadas pelo acidente com o bonde da cidade e desaparece. Neste momento Jill desmaia, e, enquanto se mantém inconsciente, Leon e Claire chegam à Raccoon e presenciam os horrores do local com os seus próprios olhos. Ou seja, após batalhar contra Jill e sumir nas chamas, a possibilidade de Nemesis ter vagado por Raccoon City à procura dos S.T.A.R.S. é imensa, e seria bastante plausível que Leon escutasse os gritos do monstro, enquanto aquele explorava a R.P.D..

Vale lembrar, amigo leitor, que todas estas informações são meras suposições e especulações; a Capcom ainda não deu maiores detalhes sobre a ligação que vai ocorrer entre os novos RE2 e RE3, ou até mesmo se vai ocorrer. Quais outros elementos dos dois jogos lhe chamaram atenção, e que comprovariam que a empresa vai explorar estas conexões? Diga nos comentários!

Comments

comments

Curtiu este artigo? Gostaria de APOIAR nosso projeto para que ele siga criando os mais diversos conteúdos do universo do Survival Horror? Basta nos ajudar com qualquer colaboração através do PIX! Desde já agradecemos!

Facebook
Twitter
Telegram
Email
WhatsApp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Populares

Nossa Loja Evilstore

APOIE-NOS NO PADRIM!

Séries de Resident Evil

EvilFiles: Análises e Biografias

EvilSpecial: Artigos e Traduções

EvilWorld: O Universo do Terror

VOCÊ PODE GOSTAR

Populares

Nossa Loja Evilstore

APOIE-NOS NO PADRIM!

Séries de Resident Evil

EvilFiles: Análises e Biografias

EvilSpecial: Artigos e Traduções

EvilWorld: O Universo do Terror

Contact Us