ANUNCIE AQUI!

EvilSpecial | Five Nights At Freddy’s: O Filme – Após dúvidas e incertezas, produção é confirmada!

Five Nights at Freddy’s é uma franquia indie de popularidade incontestável. Mesmo que você não seja um conhecedor da sua história confusa e cheia de mistérios, é bem provável que já tenha visto algum vídeo de um youtuber tomando um susto ou você mesmo tenha vivido essa experiência com o game. O primeiro jogo foi lançando em 8 de agosto de 2014 e foi um sucesso de vendas, com uma sequência sendo lançada  3 meses depois e um terceiro e quarto jogo lançados no ano seguinte. Os títulos imediatamente sequestraram a atenção da internet com seus mistérios intrigantes, gameplay simples, diferenciada e muitos jumpscares!

Five Nights at Freddy's: conheça todos os jogos da franquia de terror | Jogos casuais | TechTudo

No primeiro jogo, você é um guarda de segurança chamado Mike Schmidt que trabalha no turno da noite em uma pizzaria com foco em entretenimento infantil usando mascotes robóticos intitulados de Animatrônicos. O que seria bem simples, não fosse o fato dos robôs ganharem vida no turno da noite e tentarem matar o personagem principal durante seis noites, das 00:00 às 6:00 da manhã, o horário ao qual jogador deve chegar sem morrer.

Desde que o primeiro jogo saiu, já haviam fortes comentários sobre um filme ser produzido, rumores que foram se concretizando com o passar do tempo e ganhando força através da disposição do criador dos jogos, Scott Cawthon, para criar uma história que agrade os fãs da franquia.

Five Nights at Freddy's AR: Special Delivery -- Building jump scares in augmented reality | VentureBeat
Em quase 9 anos de existência, a franquia já se estende por 8 jogos principais, um RPG Spin off e um jogo em realidade aumentada

A persistência de Scott aliada ao alto engajamento em torno da franquia deram frutos, pois depois de muitos anos de espera, o filme finalmente está sendo gravado e produzido pelo conhecido estúdio Blumhouse (responsável por títulos como Halloween 2018, Corra e M3gan) entretanto, a estrada até esse momento de bonança para os fãs da franquia foi bastante tortuosa e cheia de incertezas. No artigo de hoje, vamos fazer uma breve recapitulação dos quase 9 anos de idas e vindas para o filme ser confirmado e discutiremos um pouco do que esperar da obra!

O que aconteceu com Scott Cawthon? – Celebrity Land Brasil
Na foto: Scott Cawthon (camisa cinza) e o youtuber Coryxkenshin. Scott é o recluso criador dos jogos de FNAF (Five Nights At Freddy’s) e roteirista do vindouro filme. Antes de adquirir fama com os games, ele era um motorista de caminhão.

A odisseia do filme de Five Nights At Freddy’s começa em meados de abril de 2015, quando os primeiros reports sobre a Warner Bros ter adquirido os direitos para uma adaptação da franquia começaram a circular pela internet, no entanto, não foi até julho de 2015 que o primeiro diretor do vindouro filme foi confirmado, este era Gil Kenan (Poltergeist: O Fenômeno e Casa Monstro) e ele também seria responsável por roteirizar a obra.

Este redator que vos escreve (na época, um pequeno fã de FNAF) lembra-se de ler inúmeros rumores sobre supostos elencos, alguns bem absurdos até sugerindo a participação de Nicolas Cage como o serial killer infanticida e vilão da série, o Homem de Roxo (que se chama William Afton, mas na época não tinha nome) e claro, especulações fervorosas entre os youtubers populares que falavam da franquia e sua misteriosa história.

Entretanto, nada atiçou tanto a comunidade quanto as imagens que o diretor Gil Kenan compartilhava em seu Twitter.

Estas imagens seriam oriundas das visitas de Kenan à Jim Henson’s Creature Shop, uma conhecida produtora de criaturas em efeitos práticos para filmes de terror; elas não necessariamente representavam os modelos que seriam utilizados no filme, mas a semelhança incontestável com os robôs do jogo gerou um burburinho incessante.

Contudo, depois de um tempo sem novas informações do filme, veio a triste notícia em fevereiro de 2017 de que o filme não só foi adiado, mas também retornou à estaca zero da produção com todas as ideias e o trabalho até então sendo descartados. Scott Cawthon, em post no Facebook, disse que não podia falar muito sobre os detalhes do cancelamento, mas chegou a mencionar que existiram fatores que diziam respeito à indústria dos filmes como um todo e admitiu também que o filme sofreu inúmeros percalços e atrasos.

”Também estarei envolvido com o filme desde o primeiro dia, e isso é algo extremamente importante para mim. Eu quero que este filme seja algo que estou animado para a fanbase ver.”- escreveu Scott no mesmo post, dando a entender que o projeto original talvez não estivesse de acordo com suas expectativas.

Nos meses seguintes à essa declaração, iniciaram-se os boatos de que o filme agora estaria sob a égide da Blumhouse e exatamente um ano e um dia após o post de Scott confirmando o adiamento do filme, foi confirmado que o diretor Chris Columbus (Harry Potter e a Pedra Filosofal)  assinou com a Blumhouse para a direção do projeto que seria encabeçado por ele, Jasom Blum (proprietário da Blumhouse) e o criador Scott Cawthon que estaria responsável pela criação da história para o filme.

Entretanto, em novembro de 2018, 9 meses após essas notícias, o próprio Scott Cawthon apareceu em um fórum de um de seus jogos da Steam para comunicar que ele havia escrito um roteiro que tanto Jason Blum quanto Chris Columbus aprovaram, porém ele teve uma ideia melhor e ”descartou” de acordo com suas palavras. A Thread com o texto original não se encontra mais no fórum, porém uma matéria da revista Variety da época cobriu todo o ocorrido e as palavras de Scott.

“Ok pessoal, eu tinha um roteiro escrito; Jason gostou e Chris Columbus também, mas joguei fora”, escreveu. “Eu tive uma ideia diferente para isso, uma que eu gostei mais. Eu assumo a responsabilidade por este atraso; é minha culpa.”- Escreveu o criador de FNAF.

Ele também fez questão de enfatizar o que sempre deu a entender em seus posts sobre o filme, que é seu comprometimento em realizar uma boa produção:

“Estou determinado a encontrar a história certa”, escreveu ele. “Estou me atendo ao que sempre disse, ou o filme certo é feito ou nenhum filme é feito. Eu odeio atrasar um projeto que já sofreu tantos atrasos, mas tenho que seguir meus instintos sobre o que acho que será empolgante e interessante, e o que acho que a fanbase realmente quer ver.”

Scott também deixou claro nesse post que os únicos jogos que seriam levados em consideração para o filme e suas eventuais sequências seriam os três primeiros jogos: ”Senti que era a melhor parte da história para realmente focar” concluiu o desenvolvedor. O que faz sentido, visto que nesse ponto, já haviam também sido lançados Five Nights at Freddy’s 4, Sister Location e Pizzeria Simulator (ou FNAF 6) que trouxeram inúmeras novas dificuldades para a elucidação da história, além de personagens novos e cronologias que não são muito claras até os dias de hoje.

Avançando um pouco para o ano de 2020 no mês de novembro, Scott Cawthon finalmente retornou à internet com novidades mais contundentes sobre o filme de FNAF. No post do Reddit intitulado ”Notícias ruins sobre o filme de FNAF”, Scott aproveitou-se mais uma vez de seu deleite em brincar com as emoções dos fãs para apresentar uma série de roteiros descartados para o filme de FNAF ao longo dos anos, dando a entender que ao término da lista ele iria falar que o filme foi cancelado ou novamente adiado. Acontece que ao término da lista, Scott chegou a um tal ”Roteiro Mike” e enfim revelou seu intuito com o post:

”Configuração básica: Hmmmm. Isso faz sentido. Por que não pensei nisso antes?

Problemas: Na verdade, esta é uma boa mistura… tem as melhores peças de todos os roteiros anteriores… Não há realmente nenhum problema aqui. Todos os personagens certos, todas as motivações certas, todas as apostas certas…

Veredicto: Sim, vamos com este. É divertido, é assustador e tem uma ótima história central!

—-

Oh certo, então para as más notícias. A má notícia é que não haverá mais roteiros para adicionar a esta lista, já que estamos oficialmente fazendo o roteiro de “Mike”.

As filmagens começam na primavera (de 2021)!!! :D”

Porém, estamos falando do filme de FNAF, então o caro leitor provavelmente já espera uma reviravolta nessa história, e de fato aconteceu. O filme ganhou um status de grande incerteza quando, em junho de 2021, Scott Cawthon resolveu se afastar da franquia Five Nights At Freddy’s devido a uma onda de críticas e um cancelamento da comunidade LGBTQIA+ por conta de doações feitas para campanhas de políticos aliados à Donald Trump e ao Partido Republicano dos Estados Unidos. Ele assumiu a autoria das doações porém disse que precisava se afastar da internet e da franquia por estresse e medo, pois haviam pessoas mandando mensagens ameaçadoras e algumas até comprometiam sua família, com pessoas querendo divulgar o endereço do desenvolvedor, algo que Cawthon sempre enfatizou que gostava de manter privado, e por isso, se abstinha de divulgar sua vida nas redes sociais.

Alguns meses após o afastamento do criador de todos os projetos, o até então diretor do filme Chris Columbus se retirou também do projeto por razões desconhecidas, a informação foi confirmada em entrevista de Jason Blum para a Collider, no entanto, Blum aproveitou o ensejo para confirmar que o filme ainda estaria em produção:

“Estamos muito longe de desistir. E estou confiante de que, eventualmente, conseguiremos.”

Após um novo hiato de mais de um ano sem informações relevantes do filme e silêncio absoluto por parte de Scott Cawthon, a fanbase de FNAF recebeu a atualização tão esperada sobre o filme, e ela veio diretamente de Jason Blum: o ‘último homem de pé’ dos três originalmente envolvidos, por assim dizer, veio ao Twitter com excelentes notícias:

Sim, essa empresa mencionada no post de Blum não lhe é estranha, a Jim Henson’s Creature Shop já foi mencionada mais cedo nesse artigo quando, lá nos primórdios, Gil Kenan, que ainda estava à frente do longa, foi visitar a loja em busca de inspiração para o filme de FNAF! Na imagem, é possível perceber uma miniatura de Freddy Fazbear, possivelmente sendo referencia para construção de um modelo maior para o líder da banda de robôs. O que por si só já é uma excelente notícia pelo fato dos produtores terem optado por continuar com a utilização de efeitos práticos para criar a maior parte dos Animatrônicos, reduzindo assim a parcela de utilização da computação gráfica.

Em outubro, Jason Blum também reapareceu no Twitter para confirmar a participação da Jim Henson’s Creature Shop na criação dos Animatrônicos, confirmar a diretora do filme que será Emma Tammi (The Wind, Blood Moon) e confirmar a previsão para início das filmagens, que seria fevereiro de 2023.

O pacote de novidades do filme de FNAF seguiu em dezembro, quando atualizações ainda mais interessantes chegaram através da popular revista Deadline, confirmando os atores Matthew Lillard  (Pânico, 13 Fantasmas) como o vilão e assassino William Afton e Josh Hutcherson (Jogos Vorazes) como o protagonista Mike Schmidt (ou Michael Afton). Outros nomes também foram adicionados à lista como a atriz mirim Piper Rubio interpretando a irmã mais nova de Mike (Abby, de acordo com rumores) e Mary Stuart Masterson (Lei e Ordem: Unidade de Vítimas Especiais) como uma vilã feminina não nomeada. Além disso, Scott Cawthon, a diretora Emma Tammi e Seth Cuddeback foram confirmados como roteiristas.

Um vazamento recente compartilhado pelo conhecido insider Daniel Richtman também sugere que a atriz Elizabeth Lail (You) estaria se juntando ao elenco interpretando Vanessa ou Vanny, uma das antagonistas mais recentes da franquia.

Esse vazamento torna tudo ainda mais interessante, devido à diferença cronológica da presença de Vanessa na franquia para o tempo em que os eventos do filme supostamente se desenrolariam (o filme seria em meados dos anos 90, enquanto Vanessa não aparece na cronologia até supostamente depois de 2023 no mais recente jogo, Security Breach), o que pode indicar duas histórias em espaços de tempo distintos sendo contadas no filme, algo que iria contra ao estabelecido por Scott anos antes (de que o filme abordaria apenas eventos dos 3 primeiros jogos, que ocupam uma cronologia estimada de 1987 até 2023).

Vazamentos cravam a atriz da popular série como a guarda Vanessa

A escolha de Matthew Lillard para o papel de Afton também chamou a atenção, principalmente devido ao envolvimento de Lillard com filmes de comédia como a franquia Scooby-Doo, porém, os fãs do terror são mais familiarizados com o ator pelo papel do assassino Stu Macher no filme Pânico (1996), em que brilhantemente contracenou com Skeet Ulrich e entregou uma das performances mais lembradas e amadas do terror slasher.

Pânico 6 | Matthew Lillard diz que não está na continuação
Matthew Lillard como um dos Ghostfaces de Pânico (1996)

Fato é que agora devemos aguardar o filme ficar pronto! As filmagens já estão bem perto de começar e com essa longa jornada de quase 10 anos para o filme, fica uma lição de perseverança e comprometimento com a obra. Esperamos que o filme seja lançado e que agrade os fãs que fazem a franquia viva até hoje, expandindo seu universo e tornando FNAF em um dos fenômenos da internet em termos de longevidade e fidelidade do público!

Comments

comments

Curtiu este artigo? Gostaria de APOIAR nosso projeto para que ele siga criando os mais diversos conteúdos do universo do Survival Horror? Basta nos ajudar com qualquer colaboração através do PIX! Desde já agradecemos!

Facebook
Twitter
Telegram
Email
WhatsApp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Populares

Nossa Loja Evilstore

APOIE-NOS NO PADRIM!

Séries de Resident Evil

EvilFiles: Análises e Biografias

EvilSpecial: Artigos e Traduções

EvilWorld: O Universo do Terror

VOCÊ PODE GOSTAR

Populares

Nossa Loja Evilstore

APOIE-NOS NO PADRIM!

Séries de Resident Evil

EvilFiles: Análises e Biografias

EvilSpecial: Artigos e Traduções

EvilWorld: O Universo do Terror

Contact Us