ANUNCIE AQUI!

EvilSpecial | Qual tendência de RE7 & RE Village o jogo Resident Evil 9 deveria continuar a explorar?

O gênero de terror de sobrevivência está voltando em grande estilo há quase uma década. Embora sempre tenha tido uma base de fãs dedicada e apaixonada que remonta às suas origens, muitas vezes ficou aquém do apelo e atenção mais amplos do mainstream, pelo menos até muito mais tarde, em comparação com outros títulos sob o guarda-chuva mais amplo de ação/aventura.

O ano de 2023 provavelmente será lembrado como um dos anos mais marcantes dos jogos, especialmente no âmbito do terror de sobrevivência. Uma série de entradas excelentes e bem recebidas foram lançadas ao longo do curso, com destaques como o remake de Dead Space, Alan Wake 2 e o remake de Resident Evil de seu quarto título inovador.

Como uma das primeiras séries de pôsteres de terror de sobrevivência, Resident Evil teve um passado um tanto conturbado em termos de permanecer dentro do gênero que ajudou a inventar, o que fez com que perdesse relevância no caso de algumas de suas últimas entradas. Mas com o seu regresso às raízes a partir de Resident Evil 7 de 2017, a marca voltou a ser uma dos líderes e grandes influências para as gerações modernas.

Outro título Resident Evil está quase certamente em obras, e se for o próximo lançamento principal, Resident Evil 9 deve continuar a aproveitar o forte ressurgimento de elementos de terror de sobrevivência tanto de Resident Evil 7 quanto de sua sequência, Resident Evil Village, a fim de manter seu ímpeto.

Os títulos originais de Resident Evil eram puro terror de sobrevivência, à medida que a Capcom estabelecia as marcas e aspectos fundamentais do que era essencialmente um gênero inteiramente novo em uma era anterior dos jogos. Ao criar jogos com menos sensação de fantasia poderosa, incumbindo os jogadores de resolver quebra-cabeças e defender-se de inimigos perturbadores com recursos limitados, a franquia RE explorou e desenvolveu o que o meio poderia alcançar como uma experiência interativa, plantando firmemente o terror de sobrevivência como sua própria categoria no processo.

Depois de ser pioneiro no terror de sobrevivência no final dos anos 90, Resident Evil 4, ainda frequentemente considerado a melhor experiência de RE, foi lançado em 2005. RE4 causou um enorme impacto na indústria, mudando irrevogavelmente a face do design de jogos e tornando-se um sucesso instantâneo, um clássico. Embora tenha mantido um tom sólido de terror de sobrevivência, também se expandiu para um ângulo mais cheio de ação em geral, e foi o primeiro indício da seguinte mudança de direção da franquia Resident Evil. Vale lembrar que toda esta mudança foi promovida pelo mesmo homem que deu origem à série em 1996 com Resident Evil 1: Shinji Mikami.

No período após RE4, enredos e caracterizações de ação pesada coloriram muito do que os estúdios AAA da época estavam produzindo. A Capcom pareceu cair na tentação de seguir essas tendências e tentar capitalizar os desejos percebidos do público. Resident Evil 5 e Resident Evil 6 marcaram uma mudança significativa para uma jogabilidade de ação mais pesada e menos sobre a sensação de estar no limite contra probabilidades esmagadoras com suprimentos cada vez menores. O tiro saiu pela culatra, no entanto, até certo ponto, e a série enfrentou acusações de abandonar seus princípios fundamentais.

Após a pior recepção e críticas ao afastamento de RE5 e RE6 do que muitos consideravam a identidade definidora da série, a franquia ficou em silêncio por alguns anos enquanto a Capcom abaixava a cabeça e se concentrava em descobrir como recuperar sua essência e a força e confiança dos fãs. O resultado foi Resident Evil 7, que foi exatamente o tiro necessário para conciliar sua situação. Retornando a um design de ritmo mais lento, mais confinado e limitado, RE7 cumpriu o objetivo de rejuvenescer e modernizar a franquia Resident Evil, conquistando fãs que retornaram e ainda novatos que chegaram.

Seguindo seus passos, RE Village foi além com as sensibilidades de RE7, apresentando uma coleção de vilões ecléticos em um cenário de folclore sobrenatural, mas ainda filtrado por uma atmosfera tensa e design que remonta ao apogeu da série Resident Evil. Com esta fórmula trazendo RE de volta firmemente ao espaço do terror de sobrevivência, parece uma decisão prudente para a Capcom continuar nesse caminho, incutindo o mesmo ar geral e filosofia em Resident Evil 9 para garantir que ele atenda ou exceda os padrões de gênero agora esperados dele.

Adaptado de GameRant.

 

 

Comments

comments

Curtiu este artigo? Gostaria de APOIAR nosso projeto para que ele siga criando os mais diversos conteúdos do universo do Survival Horror? Basta nos ajudar com qualquer colaboração através do PIX! Desde já agradecemos!

Facebook
Twitter
Telegram
Email
WhatsApp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Populares

Nossa Loja Evilstore

APOIE-NOS NO PADRIM!

Séries de Resident Evil

EvilFiles: Análises e Biografias

EvilSpecial: Artigos e Traduções

EvilWorld: O Universo do Terror

VOCÊ PODE GOSTAR

Populares

Nossa Loja Evilstore

APOIE-NOS NO PADRIM!

Séries de Resident Evil

EvilFiles: Análises e Biografias

EvilSpecial: Artigos e Traduções

EvilWorld: O Universo do Terror

Contact Us