No EvilTalk, nossos redatores irão apresentar, em texto, suas opiniões acerca dos mais variados assuntos que envolvem a franquia Resident Evil e demais obras do terror/survival horror, em uma narrativa questionadora e que dará preferência à abordagem de temas polêmicos e que geram discussão na base de fãs do jogo em questão.
ATENÇÃO: todo o exposto nos textos do EvilTalk refletirão unicamente as opiniões e convicções do Redator responsável pela publicação.
Neste texto, o tema a ser abordado por nosso Redator Alisson Fuly será: Por que Resident Evil Revelations 3 é necessário para a franquia Resident Evil?
A franquia Revelations começou em 2012 com um simples lançamento para Nintendo 3DS e acabou se tornando uma das maiores sub-séries da franquia Resident Evil, e neste artigo veremos o por que de um terceiro título ser necessário para a franquia e o que ele deve ter para respeitar seu legado.
Lançado primeiramente em janeiro de 2012, o primeiro título da franquia Revelations se mostrou uma tremenda surpresa na época. Por ser um spin-off e em uma plataforma menor, ninguém esperava grande coisa por parte da Capcom, mesmo com a promessa de que o terror seria o foco no game, porém, foi justamente o contrário: o jogo não só tinha um enredo muito bom como também conseguiu balancear perfeitamente o clima entre Ação e Terror, algo criticado por alguns fãs no quinto jogo da franquia (RE5, onde o foco estava muito mais para a ação). RE Revelations trouxe todo um clima original com todo o conceito de Navios e ambientes aquáticos (falou na cor Azul você já lembra do primeiro Revelations).
A história de RE Revelations é incrível, com toda trama sendo recheada de mistérios e reviravoltas, mostrando ainda os primórdios da B.S.A.A, além dos personagens e inimigos também serem muito marcantes (quem não se lembra dos clássicos: ‘’Mayday….. mayday!’’ ou ’’Founnnnnnd youuuuu’’?). O sucesso foi tão grande que os fãs começaram a desejar que o título fosse também levado para outras plataformas como PS3 e Xbox 360, algo que, como todos sabem, foi concretizado pouco mais de um ano depois.
A má recepção de Resident Evil 6 e RE: Operation Raccoon City, junto com a recepção positiva de Revelations, fez com que a Capcom entendesse de uma vez que o terror também era importante para a franquia e não apenas a ação (o que se concretizou definitivamente com as boas vendas das remasterizações de RE Remake e RE Zero) e isso pode ser visto justamente em sua sequência: Resident Evil Revelations 2.
RE Revelations 2 trouxe de novo um clima de terror apurado, com personagens sinistros e cenários macabros, uma história interessante e também o retorno de personagens queridos e consagrados: Barry e Claire. Já no quesito jogabilidade, ainda que a Capcom tenha usado muitos elementos de The Last of Us (pra não dizer que foi quase “uma cópia”), ela não deixou de ser muito boa, com o foco desta vez na sobrevivência.
Mesmo que RE Rev 2 não tenha superado o primeiro (principalmente no quesito ‘’originalidade’’), o jogo teve uma recepção positiva por boa parte dos fãs e dos sites de games no geral, e com esse sucesso todo, mais as boas vendas em todas as plataformas, é mais do que certo, portanto, que um Resident Evil Revelations 3 seja apenas uma questão de tempo,
O futuro jogo, além de respeitar o clima de tensão da série, deve fechar de vez os dois arcos abertos dos dois jogos anteriores: FBC e Alex Wesker. Uma participação de Jessica, Raymond e o retorno do T-Abyss também seria algo muito bem vindo, assim como a briga pelo corpo entre Natalia e Alex (Silent Hill 3.. estou olhando pra você)! RE Rev 3 também poderia trazer um clima muito mais profundo para o enredo: Barry sempre foi muito ligado à família e isso poderia abrir inúmeras possibilidades para o melhoramento da história.
Outra grande oportunidade que este jogo também pode trazer é o retorno dos irmãos Redfield juntos mais uma vez desde CODE: Veronica; ambos estão envolvidos em um dos arcos e ambos podem se encontrar novamente.
Resident Evil: Revelations 3 é fundamental para a franquia, não só para encerrar de vez esses dois arcos em aberto dos dois jogos anteriores como também para fechar com chave de ouro a melhor saga spin-off da franquia Resident Evil. A Capcom provavelmente estará bem ocupada nos próximos anos com o lançamento dos Remakes de RE2, RE3 (e por favor, CODE: Veronica) mas que teremos um Revelations 3 em um futuro (talvez distante) isso com certeza nós teremos.
Redator e Editor de Imagens do EvilHazard, de Minas Gerais/MG, narrador e grande colecionador, conheceu Resident Evil aos 9 anos e desde então não parou mais, um cara bem tranquilo, mas não fale bem dos filmes de Resident Evil do lado dele.