ANUNCIE AQUI!

EvilTalk – Resident Evil 4: 16 anos como um sucesso revolucionário da franquia Resident Evil

No EvilTalk, nossos redatores irão apresentar, em texto, suas opiniões acerca dos mais variados assuntos que envolvem a franquia Resident Evil e demais obras do terror/survival horror, em uma narrativa questionadora e que dará preferência à abordagem de temas polêmicos e que geram discussão na base de fãs do assunto em questão.

ATENÇÃO: todo o exposto nos textos do EvilTalk refletirão unicamente as opiniões e convicções do Redator responsável pela publicação.

Neste texto, o tema a ser abordado pelo Redator do EvilHazard Yan Santos será: Resident Evil 4: 16 anos como um sucesso revolucionário da franquia Resident Evil.

Quando se pensa a respeito de algo revolucionário, muitas ideias podem ser levadas em consideração, como pessoas, obras de arte, feitos históricos, dentre outras. No dia 11 de Janeiro de 2005, uma obra de arte revolucionária do mundo dos jogos era introduzida a nós, chamada de Resident Evil 4, e em 2021 o jogo completa 16 anos de existência.

Nele assumimos o controle de Leon Scott Kennedy, o policial novato de Resident Evil 2 que agora é um agente treinado e designado para proteger a família do presidente dos Estados Unidos da América. A filha do presidente, Ashley Graham, foi sequestrada por um grupo desconhecido e Leon Kennedy é encarregado da missão de achá-la e resgatá-la.

Lançado originalmente para o Nintendo GameCube, Resident Evil 4 promoveu uma evolução gigantesca no mundo dos jogos eletrônicos, assim como foi uma surpresa para os fãs da franquia Resident Evil, já que o jogo possui um estilo completamente diferente dos seus títulos antecessores. Foi/É muito falado de que Resident Evil abandonou o seu gênero principal após Resident Evil 4, algo que podemos apelidar de “Divisor de Eras”. Tendo sua versão final dirigida pelo mestre e “pai” do gênero Survivor Horror, Shinji Mikami, Resident Evil 4 foi um sucesso de vendas, e graças a esse sucesso gigantesco, o jogo obteve ports para mais de 10 plataformas, sendo 15 no total: Nintendo GameCube, PlayStation 2, Windows, Wii, iOS, Zeebo, PlayStation 3, Xbox 360, Android, PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch, PlayStation 5 e Xbox Series S/Xbox Series X.

Resident Evil 4 introduziu muitas mecânicas novas na saga de jogos Resident Evil, as principais delas sendo a câmera em terceira pessoa “Over The Shoulder – Sobre os Ombros” que se move com o personagem, os QTEs (Quick Time Events – Eventos de Tempo Rápido, que consistem em o jogador pressionar determinados botões em alguns momentos para evitar um dano ou até mesmo a morte instantânea) e a sua jogabilidade, que acabou se tornando mais dinâmica. Sem falar que ele foi um dos pioneiros em sua época na questão das mecânicas. Resident Evil 4 é ainda o único dentre os 30 jogos intitulados de Resident Evil que possui um prêmio de Jogo do Ano do The Game Awards (antes chamado VGA), o “Oscar” dos games.

Há muitos motivos para Resident Evil 4 ser amado e re-jogado até hoje, mas o principal deles é o valor nostálgico que o jogo carrega. Quando lançado oficialmente para PlayStation 2, em 25 de Outubro de 2005, ele foi um dos marcos do console junto de várias outras obras de arte, sendo considerado por muitas mídias um dos melhores/mais influentes jogos já feitos. Algumas críticas o consideraram o melhor/mais influente jogo já feito.

O jogo em si (considerando o enredo, acontecimentos, personagens, inimigos e etc..) possui muitas surpresas e momentos marcantes, como correr do Dr. Salvador (inimigo que carrega uma serra elétrica) em situações críticas, o primeiro encontro com o Regenerator (inimigo que se regenera e que possui uma respiração bizarra), a aparição de Albert Wesker, o maior vilão da franquia Resident Evil, no minijogo Separate Ways (modo de jogo extra protagonizado por Ada Wong, que foi adicionado na versão de PlayStation 2), o reencontro de Leon Scott Kennedy com Ada Wong, o reencontro com Jack Krauser, seu ex-parceiro de trabalho, e incontáveis outros. A primeira aparição de Jack Krauser foi em Resident Evil 4, mas em Resident Evil: The Darkside Chronicles, lançado no dia 17 de Novembro de 2009, é revelado que Leon S. Kennedy e Jack Krauser foram parceiros.

Resident Evil 4, ao que tudo indica, também não vai deixarde entrar na onda de remakes que a Capcom vem fazendo de seus jogos. Apesar de não termos a data de lançamento nem anúncio oficial, temos diversos rumores circulando na internet dando conta que um remake de Resident Evil 4 será sim lançado.

Podemos dizer de uma forma geral que, ao longo de seus 16 anos, Resident Evil 4 foi um marco histórico para a Capcom e também para a história dos videogames! Não só revolucionou a saga de jogos Resident Evil, fazendo com que muitos títulos sucessores possuíssem uma mecânica semelhante, como serviu de exemplo para muitos outros jogos com o gênero Survivor Horror/Terror na questão das mecânicas, como Dead Space, The Evil Within e demais outros. É um jogo que ainda vai contar muitas histórias, além de seus 16 anos de existência!

Comments

comments

Curtiu este artigo? Gostaria de APOIAR nosso projeto para que ele siga criando os mais diversos conteúdos do universo do Survival Horror? Basta nos ajudar com qualquer colaboração através do PIX! Desde já agradecemos!

Facebook
Twitter
Telegram
Email
WhatsApp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Populares

Nossa Loja Evilstore

APOIE-NOS NO PADRIM!

Séries de Resident Evil

EvilFiles: Análises e Biografias

EvilSpecial: Artigos e Traduções

EvilWorld: O Universo do Terror

VOCÊ PODE GOSTAR

Populares

Nossa Loja Evilstore

APOIE-NOS NO PADRIM!

Séries de Resident Evil

EvilFiles: Análises e Biografias

EvilSpecial: Artigos e Traduções

EvilWorld: O Universo do Terror

Contact Us