ANUNCIE AQUI!

Resident Evil 4 Remake por pouco não foi adiado devido a “problemas técnicos”, revela documentário

Um novo documentário (via Gamesradar) mostrou a realidade brutal do trabalho de garantia de qualidade da Capcom em Resident Evil 4 Remake, um mês antes de seu lançamento.

A emissora de TV NHK World Japan produziu uma série de documentários chamada “100 Cameras”, onde, como o título sugere, 100 câmeras são posicionadas para contar a história que se desenrola diante delas. No último lançamento da série, chamado “Game Developer”, o estúdio da Capcom em Osaka, no Japão, é o foco das câmeras, enquanto é explorado o último mês que antecede o lançamento de Resident Evil 4 Remake.

Simplificando, o remake da Capcom não está em bom estado, à época das filmagens. Podemos ver o diretor Yasuhiro Anpo encontrando uma série de bugs em sua jogada de Resident Evil 4 Remake por exemplo, incluindo a tela congelando em vários pontos, o protagonista Leon caindo no mapa e outros bugs visuais ocorrendo, como as mãos de Leon e Luis não se conectando corretamente em uma cena.

A certa altura, um colega desenvolvedor revela que descobriu cerca de 70 bugs em apenas um dia de teste. “Nesse ritmo, não faremos a liberação”, exclama Anpo, ou seja, o jogo corria o risco de ser adiado e não ser lançado em 24 de março de 2023, conforme havia se estipulado. Outros desenvolvedores descobrem uma série de outros bugs, incluindo uma poça piscando inexplicavelmente e itens desaparecendo. Um desenvolvedor apenas finge que não existe um bug e o marca como corrigido.

Tudo isto leva a um confronto brutal com o departamento de garantia de qualidade da Capcom. O líder do controle de qualidade, Ito, se pergunta em voz alta por que as “correções são tão desleixadas” e postula que “se eles vão fazer isso, deveriam fazer certo”. Ito tem então uma reunião com o diretor Anpo, onde sublinha que está “muito preocupado” com o estado do jogo, e acrescenta que “nunca viu bugs como este”.

No entanto, o desenvolvimento não foi concluído adicionando novos elementos a Resident Evil 4 Remake, mesmo um mês antes do lançamento. Novos aspectos como telas de menu e iluminação ainda estavam sendo adicionados ao remake da Capcom, o que por sua vez levou a mais bugs para o departamento de controle de qualidade e Ito resolverem. Ito, como você provavelmente pode imaginar neste momento, não está muito satisfeito.

Entra Yoshiaki Hirabayashi, também conhecido como o “produtor de demônios” em Resident Evil 4 Remake. Hirabayashi não está satisfeito com aspectos de Resident Evil 4 Remake como a iluminação em certas cenas, pedindo à equipe de desenvolvimento para aumentar ou diminuir o brilho nos cenários. Isso só torna ainda mais trabalho para a equipe de controle de qualidade, porque essas cenas precisam ser depuradas novamente. Apesar de todos esses problemas, Resident Evil 4 Remake de alguma forma foi entregue no prazo e concluído dentro do previsto.

O documentário da NHK World Japan é uma visão surpreendentemente franca do estado do desenvolvimento de jogos no Japão, especialmente entre a equipe de controle de qualidade – você não esperaria ver desenvolvedores japoneses discutindo abertamente e discordando uns dos outros, mas ainda assim é uma espiada bastante refrescante por trás do cortina de desenvolvimento de jogos!

Resident Evil 4 Remake, da Capcom, vendeu mais 1 milhão de cópias nos últimos três meses (via Eurogamer), totalizando agora 6,48 milhões de unidades vendidas em todo o mundo.

Isso o torna o título de Resident Evil de venda mais rápida “de longe” – uma estatística monitorada por Alex Aniel, escritor do livro “Itchy Tasty: An Unofficial History of Resident Evil” – embora o jogo ainda esteja atrás de nomes como Resident Evil 2 Remake e Resident Evil Village em termos de vendas totais (até o momento).

Nos seus recentes resultados financeiros consolidados, a Capcom disse que estas vendas mais recentes de Resident Evil 4 Remake foram apoiadas por “medidas promocionais contínuas”, como atualizações gratuitas para a versão PlayStation VR2. Ainda, mais em seus recentes resultados financeiros, a Capcom disse que “conduziu campanhas promocionais proativas para obter amplo reconhecimento por sua propriedade intelectual e adquirir novos fãs”. Isso foi feito concentrando-se “principalmente nas vendas de títulos de séries, como Resident Evil 2 Remake”. A Capcom disse que as vendas de seus títulos de catálogo atingiram agora 26,7 milhões de unidades.

O site japonês de notícias de jogos 4Gamer entrevistou os produtores da Capcom Yoshiaki Hirabayashi (campanha principal) e Masato Kumazawa (modo VR) para comemorar o lançamento do Resident Evil 4 Gold Edition, ocorrido em fevereiro de 2024. Esta versão Gold Edition não traz nenhum conteúdo novo para RE4 Remake (contrariando rumores), reunindo apenas todos os materiais que já existiam no jogo base e ainda a DLC “Separate Ways”.

Residente no Japão, o gerente de desenvolvimento de negócios na indústria de videogames e autor do livro “Itchy, Tasty: Uma história não oficial de Resident Evil”, Alex Aniel, trouxe em seu blog pessoal um compilado dos principais assuntos tratados na entrevista, dentre eles talvez o ponto mais interessante: RE4 Remake aparentemente é um produto finalizado dentro da Capcom, ou seja, provavelmente não ganhará mais conteúdos inéditos.

Grande parte do conteúdo da entrevista recapitula o que a Capcom disse sobre RE4 Remake desde seu anúncio em junho de 2022. Durante o desenvolvimento, a equipe sentiu muita pressão para atender às altas expectativas do remake, dado o status do original como um dos melhores jogos de sempre e o mais popular dentro da série. Após seu lançamento em março de 2023, RE4 Remake foi aclamado pela crítica, ganhou diversos prêmios, concorreu a premiações de “Jogo do Ano” e vendeu mais de 6 milhões de cópias até o momento da redação desta notícia. A DLC Separate Ways e o Modo VR contribuíram para o sucesso contínuo do jogo após o seu lançamento. Hirayabashi também discutiu o foco mais recente da série Resident Evil em narrativas fortes consistentes com o design de jogos modernos.

Dito isto, surgiram duas informações interessantes da entrevista, traduzidas e trazidas por Alex Aniel: o lançamento desta Gold Edition encerra formalmente o projeto de RE4 Remake como um todo. Embora não seja explicitamente declarado, Aniel explica que está implícito que a produção e o desenvolvimento relacionados a RE4 Remake foram concluídos em 9 de fevereiro, data de lançamento da Gold Edition. Houve especulações infundadas na comunidade de Resident Evil sobre novas DLCs para o jogo (como uma baseada na Operação Javier), mas esta entrevista faz essa especulação cair por terra, segundo o entendimento de Aniel.

O site 4Gamer perguntou categoricamente o que a Capcom tem reservado para futuros remakes de Resident Evil e, mais uma vez, a Capcom não deu detalhes, segundo tradução de Aniel. Eles disseram, como sempre fazem, para aguardar ansiosamente o que a empresa tem reservado.

Isso fez Aniel especular o que 2024 reserva para a série Resident Evil: a Capcom normalmente tenta encerrar totalmente um projeto de Resident Evil antes de embarcar no próximo. O trabalho em Resident Evil 7 foi concluído antes de RE2 Remake ser anunciado, e RE2 Remake foi concluído quando RE3 Remake foi anunciado. A Capcom lançou RE3 Remake poucos meses antes do anúncio de RE Village, e RE Village recebeu sua DLC final e Modo VR pouco mais de um mês antes do lançamento de RE4 Remake. Com base neste raciocínio, segundo o entendimento de Alex Aniel, talvez Resident Evil 9 não esteja tão longe de ser revelado! É esperar pra ver!

Imagem por Residence of Evil ROE Network

Diz-se que Resident Evil 9, ainda a ser anunciado, finalizaria o arco de história dos Winters que começou com Resident Evil 7, mas pode não ser a sequência que alguns esperam que seja.

+ MAIS sobre Resident Evil 9

Importante: os conteúdos trazidos abaixo são apenas e nada mais, nada menos do que RUMORES; não encare as informações abaixo sobre Resident Evil 9 como algo oficial, e sim com caráter apenas especulativo.

Falando no servidor Discord de The Snitch, Dusk Golem, que forneceu informações corretas sobre a série de terror de sobrevivência no passado, esclareceu uma declaração anterior, dizendo que não acha que a próxima entrada da série será uma sequência direta de RE Village, embora tanto a oitava quanto a nona entradas da série foram planejadas em conjunto para trazer uma conclusão ao arco de história atual.

Embora Resident Evil 9 feche o arco de história atual, de certa forma, também marcará um novo começo para a série, à medida que a franquia avançará para novos arcos de história e em uma nova direção. Quanto a quando poderemos experimentar isso nós mesmos, Dusk Golem reiterou que o jogo não será lançado antes de 2025, a menos que o desenvolvimento prossiga muito bem, como aconteceu com o remake de Resident Evil 4, cujo desenvolvimento foi concluído antes do esperado após reinicialização interna.

Abaixo, a tradução das falas de Dusk Golem:

“As duas coisas que eu disse publicamente foram: [em primeiro lugar] que RE9 é o maior orçamento e o jogo com desenvolvimento mais longo comparado a qualquer outro jogo RE até agora (está em desenvolvimento desde 2018, provavelmente não será lançado antes de 2025 a menos que o desenvolvimento siga muito bem assim como com RE4 Remake (RE4 Remake foi lançado mais cedo que o esperado depois de um re-planejamento interno devido ao desenvolvimento do jogo ter seguido ótimo e fluente). Em segundo lugar, a Capcom considerou RE9 como sendo um capítulo de encerramento de algumas coisas para mover (deste jogo) para uma nova história, novo arco e novo foco, levando a série para novas direções, Então, RE9 é como se fosse ‘um encerramento e começo’ de um novo capítulo aos olhos da Capcom”.

“O mal entendido aqui é sobre o aspecto desta sequência. Não acho que será uma sequência direta, assim como RE8 [Village] foi para RE7, mas os enredos de RE8 [Village] e RE9 foram planejados juntos para ajudar no caminho para uma espécie de encerramento do arco corrente da série. Para constar, [a DLC] Shadows of Rose não foi planejada com antecedência e não continha nada sobre o que era RE9 desde 2018. Eu sei que alguns especularam isso, mas não é verdade. Acho que a Capcom fez [a DLC] Shadows of Rose por poucas razões, uma delas para confirmar o que significava o encerramento de RE Village”.

O famoso insider Dusk Golem garante que Resident Evil 9 provavelmente será lançado somente em 2025, e será anunciado em algum momento de 2024! Falando no Discord no fim do ano passado (via Reddit), Dusk, que vem vazando notícias relacionadas a Resident Evil há anos (quase sempre com sucesso) comentou, em resposta a um seguidor que o perguntou se poderíamos esperar o lançamento de Resident Evil 9 para 2024:

“2025, direi isso, embora provavelmente seja anunciado no próximo ano [2024]. Não vou responder mais nada sobre RE, mas ‘vou jogar esse osso fora’. Há um grande jogo da Capcom sendo anunciado no final do ano, que será lançado no outono [nossa primavera] de 2024, e provavelmente RE9 será anunciado no próximo ano [de 2024] e lançado em 2025”.

LEIA TAMBÉM

O que os supostos vazamentos de Resident Evil 9 podem nos dizer sobre o futuro da franquia?

Supostos detalhes inéditos da jogabilidade, cenários e inimigos de Resident Evil 9 vazam na internet

Resident Evil 9 pode ter a jornada de desenvolvimento mais longa de toda a franquia; entenda!

Resident Evil 9 pode continuar história de Resident Evil Village e fechar uma trilogia junto de Resident Evil 7!

Caso a informação de Dusk seja real, teríamos uma espécie de quebra de cronograma por parte da Capcom, visto que desde 2017, somente em 2018 a Capcom não lançou uma novidade na série Resident Evil, seja novo jogo, remake ou expansão. A Capcom já declarou também que não descarta fazer remakes de jogos não-numerados da franquia, ou seja, em 2024 podemos ter algum anúncio e lançamento surpresa relacionado à esta declaração, com fãs ao redor de todo mundo clamando pelo remake de Resident Evil CODE: Veronica, por exemplo. Podemos ainda ter o lançamento de Resident Evil 5 Remake em um futuro próximo, porém a Capcom ainda não se manifestou sobre nenhuma destas possibilidades.

Desde que o vazamento de planilhas da Capcom devido a um ataque hacker em 2020 chegou à internet, diversos conteúdos presentes naquele leak passaram a repercutir dentro da comunidade de Resident Evil, em especial, questões que provavelmente eram referentes a RE4 Remake (posteriormente confirmado), spin-offs da franquia e o vindouro próximo título principal numerado da série.

Sabe-se que Resident Evil 9 vai sim acontecer, contudo, o atual contexto da franquia referente a decisões criativas, escolhas de gameplay, dentre outros, cria uma série de dúvidas sobre os prováveis rumos que o jogo deve tomar. Os primeiros rumores sobre esse título, entretanto, já vêm pipocando na internet há alguns meses, e uma nova leva de rumores que supostamente surgiu no Reddit por uma fonte até então desconhecida vem ganhando notoriedade em páginas de fãs de Resident Evil.

Com isso em mente, segue a lista de informações que supostamente seriam de Resident Evil 9 (ou Resident Evil Apocalipse). Importante: são apenas e nada mais, nada menos do que RUMORES (as imagens que ilustram esta notícia são apenas trabalhos de fãs), não encare como algo oficial:

-O título será ApocaIXpse combinando o nove em algarismos romanos assim como o título de RE Village;

-Esse deverá ser o último jogo estrelado pelo herói Chris Redfield;

-O jogo será individual, ou seja, sem modo cooperativo;

-Jill estaria presente desempenhando um papel similar ao de Ada em RE4;

-O jogo seguiria os passos de Chris rumo à BSAA na Europa, exatamente de onde parte o final de RE Village (antes do epílogo com Rose), porém não haverá menção ou continuidade à história dos Winters;

-O jogo estaria em desenvolvimento há dois anos e conta com modelos descartados de RE Village e RE4 Remake;

-Claire fará uma breve aparição;

-Jill e Chris sobrevivem (obviamente Chris sobrevive, já que 16 anos depois de RE Village ele ainda está ativo no combate ao bioterrorismo e treinando Rose);

-Leon e Ada não vão aparecer nesse jogo, lembrando que a última aparição de Leon em um jogo numerado da cronologia principal foi em RE6 e sua última aparição canônica confirmada na cronologia será em Resident Evil Death Island, animação que dará sequência a Resident Evil Vendetta. Já Ada segue sem aparecer na cronologia principal desde Resident Evil 6;

-Outros personagens originais como Rebecca Chambers e Barry Burton não estarão presentes;

-Apesar de um retorno de Wesker estar sendo desenhado pelo Remake de RE4, ele não vai ser trazido de volta a vida em RE9;

-O final do jogo teria uma situação semelhante a algo visto em um dos filmes do Homem Aranha da Marvel, em que o protagonista deve sacrificar um ente querido para proteger civis, nesse caso, com a criação de um antídoto. Especula-se que pode ser a morte de Claire;

-O jogo contará com inimigos ”mitológicos” (vale lembrar que não existem criaturas sobrenaturais em Resident Evil, e sempre que mencionarmos algo nesse sentido no artigo, é somente para efeito de objetividade, visto que todas as criaturas presentes em Resident Evil são produtos de experimentos biológicos);

-Zumbis retornarão parcialmente;

-Haverá outro castelo que lembra os de Ramón Salazar e Lady Dimitrescu;

-Informações oficiais chegarão em outubro/novembro.

Nitidamente, algumas coisas ditas nessa relação de rumores difere brutalmente de outras informações já reveladas em outros rumores e especulações: para começar, a maior parte dos rumores mais recentes de Resident Evil 9 davam conta de que o jogo se passaria nos EUA, aproveitando-se de uma estética ocidental de cidade abandonada com elementos de Folk Horror, incluindo monstros como Wendigos e o Homem Bode. Esses pontos são completamente anulados quando os rumores dão conta de que o jogo vai se passar na Europa, e mesmo tendo ”inimigos mitológicos” certamente não teria algo nomeado como um Wendigo, que é uma criatura folclórica característica das histórias de povos das primeiras nações dos Grandes Lagos, ou seja, EUA e Canadá.

Outro ponto crucial que causa uma cisão grave entre os rumores mais antigos e essa nova leva, é quando Dusk Golem informou que Resident Evil 9 estava em desenvolvimento há 7 ou 8 anos, a partir da data de seu post no Twitter com essa informação (08/07/2021). Já os rumores novos dão conta que o jogo estaria em desenvolvimento há dois anos, o que mesmo levando em consideração a quantidade de assets e avanços feitos na RE Engine com todos os jogos lançados até aqui, ainda parece um tempo muito curto para um jogo numerado de Resident Evil estar a ponto de ser confirmado oficialmente em alguns meses. Levando em conta que a Capcom recentemente tem revelado novos jogos da franquia com no máximo 11 meses de espera até o lançamento, isso enfatiza a questão do tempo ser curto demais.

Em nenhum dos rumores antigos a presença de um castelo chega a ser mencionada. Pode ser questionável o fato da Capcom criar uma sequencia direta para RE Village repetindo a ideia de que Chris atuou num local remoto com um castelo e atividades bioterroristas, sendo que provavelmente o hiato temporal de um jogo para outro deverá ser mínimo de acordo com as informações, o que torna isso estranhamente repetitivo e confuso.

De certo modo, a única informação veiculada nesses rumores que pode ser mais assertiva é a de que os Winters não serão mencionados ou aparecerão no próximo jogo, uma vez que essa informação já foi confirmada pelo diretor de Shadows of Rose, Kento Kinoshita, na TGS de 2022, ao dizer que a Capcom estava “criando a história de Shadows of Rose para concluir a saga da família Winters”.

Por fim, enfatizamos que são apenas rumores e que nada disso pode ser provado até que a Capcom se posicione oficialmente sobre a existência de Resident Evil 9. Por isso, pedimos que nosso(a)s caro(a)s leitores e Partners tenham cuidado ao repetir essas informações, pois de modo algum elas podem ser apresentadas como oficiais e perfeitamente factíveis.

Comments

comments

Curtiu este artigo? Gostaria de APOIAR nosso projeto para que ele siga criando os mais diversos conteúdos do universo do Survival Horror? Basta nos ajudar com qualquer colaboração através do PIX! Desde já agradecemos!

Facebook
Twitter
Telegram
Email
WhatsApp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Populares

Nossa Loja Evilstore

APOIE-NOS NO PADRIM!

Séries de Resident Evil

EvilFiles: Análises e Biografias

EvilSpecial: Artigos e Traduções

EvilWorld: O Universo do Terror

VOCÊ PODE GOSTAR

Populares

Nossa Loja Evilstore

APOIE-NOS NO PADRIM!

Séries de Resident Evil

EvilFiles: Análises e Biografias

EvilSpecial: Artigos e Traduções

EvilWorld: O Universo do Terror

Contact Us