ANUNCIE AQUI!

EvilSpecial – 25 Anos de Resident Evil: Quais foram os momentos mais marcantes da franquia?

A franquia Resident Evil chegou aos seus 25 anos! O mais interessante é que a série atingiu esse marco impressionante ainda a todo vapor e sem demonstrar sinais de que pretende parar! Ao longo desses 25 anos, a franquia nos surpreendeu com diversos projetos, sejam eles jogos, filmes feitos com computação gráfica, filmes em live-action, livros, mangás, peças teatrais, dentre outros.

A pergunta que fica nestes 25 Anos de Resident Evil é: em meio a tantos lançamentos de sucesso, quais foram os momentos mais marcantes da franquia até aqui?

Para tentar responder a esta pergunta, listaremos a seguir alguns dos projetos que mais marcaram a história da franquia Resident Evil, em nossa opinião, em ordem cronológica! Confira conosco logo abaixo!

Resident Evil 1
O primeiro lançamento de todos e o começo de tudo foi Resident Evil 1. O título clássico lançado originalmente em 22 de Março de 1996 no PlayStation conta a história de Chris Redfield e Jill Valentine buscando uma forma de sobreviver ao perigos biológicos criados pela Umbrella na Mansão Arklay. O jogo é um marco na história de Resident Evil pois introduziu ao mundo dos games o gênero “survival horror”, este que até hoje repercute em diversos jogos.

Resident Evil 2
O segundo título da franquia, Resident Evil 2, lançado originalmente em 21 de Janeiro de 1998 para PlayStation nos apresentou Leon Scott Kennedy, um policial amador em seu primeiro dia de trabalho e Claire Redfield, a irmã caçula do veterano Chris Redfield que vai para Raccoon City em busca de seu irmão. Em Resident Evil 2, o que marcou foi o fato de o jogador ter a opção de jogar 4 cenários diferentes, sendo 2 para cada um dos protagonistas. A estrela dos protagonistas ainda viria a brilhar mais, em lançamentos futuros.

Resident Evil: A Conspiração Umbrella
A primeira romantização de Resident Evil escrita por S. D. Perry foi lançada em 1 de Outubro de 1998. São no total sete livros onde 5 contam as histórias de alguns jogos, e dois contam histórias a parte. Os livros não fazem parte do cânon da história principal, mas são marcantes na história da franquia por trazerem eventos já conhecidos do público com riqueza de detalhes (alguns adicionais), e por trazerem em dois volumes excelentes histórias inéditas.

Resident Evil 1 Remake
Considerado o primeiro remake dos jogos da franquia, já seria marcante por si só, somente por existir, mas o jogo vai além. A versão refeita de Resident Evil 1 foi lançada em 22 de Março de 2002 para Nintendo GameCube. Por se tratar de um remake de um jogo clássico, os gráficos foram extremamente aprimorados e sua jogabilidade ficou mais solta, diferente da jogabilidade “tanque” dos clássicos. Muitos fãs consideram esse remake o melhor de todos os tempos inclusive, por ter sido fiel ao jogo clássico e por ter acrescentado mais enredo e cenários no conjunto.

Resident Evil: O Hóspede Maldito
O primeiro filme em live-action de Resident Evil. Lançado em 30 de maio de 2002, o filme nos mostrou uma visão diferente de elementos clássicos da franquia, sob o olhar de uma nova protagonista. Ele nos apresentou Alice Abernathy, uma nova personagem que aparece somente nos filmes e não marca presença nos jogos. Os filmes live-action, inclusive, não fazem parte do cânon da história principal, porém toda a saga Resident Evil nos cinemas é marcante por ser a adaptação dos jogos para o cinema de maior sucesso da história.

Resident Evil Outbreak
Lançado em 11 de Dezembro de 2003 para o PlayStation 2, Resident Evil Outbreak foi o primeiro jogo da série de jogos Resident Evil a ter recursos online e que pôde ser jogado online, algo bastante inovador para a época e que deixou uma marca valiosa na série. Seu elenco conta com oito personagens selecionáveis que contam com habilidades exclusivas, que são Kevin Rymar, Mark Wilkins, Jim Chapman, George Hamilton, David King, Alyssa Ashcroft, Yoko Suzuki e Cindy Lennox. Os fãs da velha guarda da franquia pedem insistentemente um remake deste jogo (ou uma adaptação em HD) nos dias atuais.

Resident Evil 4
Talvez o maior marco da franquia até o momento, e, na visão de alguns fãs, definitivamente o maior marco da série. Lançado originalmente para o Nintendo GameCube em 11 de Janeiro de 2005, Resident Evil 4 foi o jogo que introduziu diversas mecânicas dentro da série, como a câmera em terceira pessoa “Over The Shoulder”, mira laser, uma jogabilidade diferente e os famosos QTEs (Quick Time Events), mecânica que revolucionou os jogos intitulados Resident Evil. Protagonizado por Leon Scott Kennedy, é o único jogo da série que possui um prêmio de Jogo do Ano no The Game Awards (antigo VGA). É conhecido como “O Divisor de Eras” devido às grandes mudanças que trouxe à franquia, serviu de modelo para inúmeros jogos de ação lançados posteriormente, e é considerado por muitos fãs como o melhor jogo da franquia. Um remake de Resident Evil 4 parece estar nos planos da Capcom.

Resident Evil Degeneração
O primeiro filme feito em computação gráfica na franquia certamente seria bastante marcante. Lançado em 17 de outubro de 2008, Resident Evil Degeneração nos mostra Leon Kennedy e Claire Redfield formando uma dupla novamente e ambos lutando contra as ameaças biológicas.

Resident Evil 5
Em Resident Evil 5 temos Chris Redfield e uma nova personagem na franquia, Sheva Alomar, atuando como protagonistas. Lançado em 5 de Março de 2009, Resident Evil 5 se tornou o jogo, dentro da série de jogos Resident Evil, mais vendido da franquia em geral, considerando todas as suas plataformas de lançamento, um verdadeiro marco!

Resident Evil Revelations
Lançado em 26 de Janeiro de 2012 para Nintendo 3DS. Em Revelations 1, vemos Jill Valentine e Chris Redfield como protagonistas, mas ambos só formam uma dupla no final do jogo. Durante a aventura do jogo Jill Valentine faz parceria com Parker Luciani e Chris Redfield com Jessica Sherawat. É importante lembrarmos de Resident Evil Revelations pois o jogo foi lançado no 3DS como uma experiência de jogo Triple A (um jogo com um orçamento grande), impressionando público, fãs e crítica à época e gerando uma continuação. Especula-se que Resident Evil Revelations 3 esteja nos planos da Capcom para um anúncio que ocorreria após o lançamento de Resident Evil Village.

Resident Evil 7: Biohazard
Lançado em 24 de Janeiro de 2017, o título nos apresentou uma história nova, com personagens novos, dividiu bastante a base de fãs, mas deixou sua incontestável marca na franquia. Nele assumimos o controle de Ethan Winters, que está a procura de sua mulher, Mia Winters, e acaba vivendo um pesadelo. Resident Evil 7: Biohazard reintroduziu o terror e suspense na série de jogos acompanhado de mecânicas diferentes, como a câmera em primeira pessoa e jogabilidade diferente, sem contar os cenários e inimigos completamente bizarros. É, atualmente, o título mais vendido da franquia se considerarmos lançamento único, e sua história será continuada em Resident Evil Village.

Resident Evil 2 Remake
No dia 25 de Janeiro de 2019, Resident Evil 2 teve sua versão refeita lançada. O remake de Resident Evil 2 nos trouxe de volta a Raccoon City e à famosa delegacia de polícia, mas dessa vez com um novo visual. Com seus gráficos e jogabilidade dignos da atualidade, esse remake marcou muitos fãs, apesar de ter derrapado um pouco no enredo, na opinião de alguns fãs. Resident Evil 2 Remake é o segundo título mais vendido da franquia (considerando lançamento único), e seu sucesso estrondoso de crítica e público o levou a concorrer ao Jogo do Ano no The Game Awards, e o consagrou Jogo do Ano no Golden Joystick Awards, ambos em 2019.

A franquia Resident Evil possui muitos outros lançamentos em diversas mídias e não deixamos de reconhecer o potencial e o valor dessas obras, porém listamos aqui aqueles momentos que mais chamaram a atenção do público ao longo desses 25 anos da franquia. Resident Evil atinge esse marco sem o menor sinal de desacelerar: temos muitos outros projetos que ainda serão lançados como parte das comemorações aos 25 Anos da franquia ou em momentos posteriores, como Resident Evil Village (o título canônico de número 8), o reboot dos filmes live-action (com lançamento previsto para setembro de 2021), a série live-action na plataforma Netflix, mais uma animação (acompanhada de um mangá), intitulada Resident Evil: Infinite Darkness (No Escuro Absoluto como foi traduzido em PT-BR, com previsão de lançamento para 2021), isso sem contar os diversos rumores sobre vários outros títulos que estariam em produção, como RE4 Remake e REvelations 3.

A franquia Resident Evil segue mais viva do que nunca, e para todos nós fãs é um privilégio estar vivo para desfrutarmos deste momento!

Texto originalmente escrito por nosso Redator Yan Santos

Comments

comments

Curtiu este artigo? Gostaria de APOIAR nosso projeto para que ele siga criando os mais diversos conteúdos do universo do Survival Horror? Basta nos ajudar com qualquer colaboração através do PIX! Desde já agradecemos!

Facebook
Twitter
Telegram
Email
WhatsApp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Populares

Nossa Loja Evilstore

APOIE-NOS NO PADRIM!

Séries de Resident Evil

EvilFiles: Análises e Biografias

EvilSpecial: Artigos e Traduções

EvilWorld: O Universo do Terror

VOCÊ PODE GOSTAR

Populares

Nossa Loja Evilstore

APOIE-NOS NO PADRIM!

Séries de Resident Evil

EvilFiles: Análises e Biografias

EvilSpecial: Artigos e Traduções

EvilWorld: O Universo do Terror

Contact Us