ANUNCIE AQUI!

EvilSpecial – Os maiores Easter Eggs de Resident Evil

Olá comrades! Geralmente na época de Páscoa as pessoas reúnem a família, confraternizam e, claro, aproveitam o feriadão para jogar os games favoritos! Em um mundo de séries de sucesso, adaptações de quadrinhos para os cinemas e franquias de jogos super populares, é normal ouvirmos o termo “Easter Egg” a toda hora. E nossa série favorita, Resident Evil, ao longo de seus 22 anos nos proporcionou vários deles… mas afinal, você realmente sabe de onde vem o termo? Se quiser ler a curiosidade, basta verificar no final do artigo.

-Ohhhh yeah… (Entendedores entenderão… rs)




Agora vamos ao que interessa: desde o primeiro game da saga, Resident Evil nos presenteou com uma série de referências, seja a outros jogos e filmes, seja da própria série, ou uns até bem curiosos. Então, separamos vários deles. Preparados? (Lembramos que não é um Top, portanto, seguimos a ordem dos games, e não a raridade dos Easter Eggs).

RESIDENT EVIL

Além de todos os horrores da macabra Mansão Spencer, a versão original do jogo de 1996 contaria com algumas mensagens escritas em sangue nas paredes, supostamente por Richard, mas que foram descartadas na versão final, restando apenas uma parede com um rastro de sangue, próxima ao Hall. Uma delas traria a frase “For God’s sake, get out!”, em referência a Sweet Home, jogo que foi uma grande inspiração para a obra, e sobre o qual já escrevemos em nosso EvilFiles.

RESIDENT EVIL 2

O segundo game já passa a contar com diversas referências. Além do famoso Film D, com a foto da “eterna recruta” Rebecca e do zumbi Brad, RE2 também traz outros dois Easter Eggs legais. O nome da loja “Arukas”, se lido inverso, forma Sakura (personagem de Street Fighter, da Capcom) e a visão frontal do RPD é habilitada se pegarmos pelo menos um item no caminho para a delegacia e matar os dois zumbis do jardim.




RESIDENT EVIL 3 – NEMESIS

No lobby do Hospital, é possível ver um pôster do game Dino Crisis, que seria lançado posteriormente no mesmo ano. E na tela dos arquivos de Epílogo, há quase ilegível a mensagem “I love You, Shinji Mikami, return to Menu” (algum programador que gosta de bajular, talvez?).

RESIDENT EVIL CODE: VERONICA X


Na tela do computador em que colocamos a data de nascimento dos irmãos Ashford, há 4 Easter Eggs em 1: nas versões em HD, é possível ler: Nemesis Data (Dados do Nemesis), Mikami Data (Dados do Mikami), além de uma foto de Jill em RE3 e do olho da tela de abertura de RE2! Já uma máquina de refrigerantes possui o nome Valentine’s Rosso (referência ao dono do armazém que se tranca no começo de RE3 e à Jill).




RESIDENT EVIL (REMAKE)

Para aqueles que encararam terminar o jogo no modo Invisible Enemy, o jogo trazia no final uma carta de ninguém menos que o próprio criador do jogo, Shinji Mikami, lhe parabenizando por ter conseguido encarar as dificuldades.

RESIDENT EVIL ZERO

O game traz algumas referências interessantes, e é uma grata surpresa quando jogamos pela primeira vez e chegamos aos cenários de RE2. Porém, o mais interessante é que na versão remasterizada trouxeram tanto a roupa do Film D (Recruta) quanto a roupa alternativa da personagem em Director’s Cut!

RESIDENT EVIL 4

Além do homem misterioso descoberto 12 anos depois e os segredos do nome da máquina de escrever, Amenhotep, RE4 também traz uma série de referências a filmes, e ao jogo Killer 7 (da Capcom). É interessante (mesmo que bem conhecido) que eles já imaginavam que alguns jogadores mais safadinhos iam tentar ver o fundo da saia da Ashley, por isso, inseriram uma reação da moça… “You Pervert!”

RESIDENT EVIL 5

RE5 apresenta diversos Easter Eggs, mas o que muitos não sabem é que o game tem uma grande inspiração visual no filme Falcão Negro em Perigo (com algumas cenas sendo referências diretas ao longa). E esse é conhecido, mas vale citar: Em Lost in Nightmares, após checar a porta principal 3 vezes, é possível jogar com câmera fixa. Além de homenagear os clássicos, esse Easter Egg mostra que é sim possível usar câmera fixa em um jogo mais moderno (viram, produtores de RE2 Remake???)




RESIDENT EVIL: REVELATIONS

Revelations traz muitas referências aos jogos clássicos, afinal, foi o que começou a resgatar esse estilo. Um dos Easter Eggs, contudo, faz referência a outra série da Capcom: Devil May Cry. A personagem Trish faz parte do elenco principal da saga, sendo uma das parceiras do protagonista Dante.

RESIDENT EVIL 6

Além do jogo parecer ser uma grande homenagem a Michael Bay (… rs), na campanha de Leon, é possível ver o posto de gasolina Stagla (marca fictícia do mesmo posto onde a Jill escapa de uma explosão – por pouco – em RE3). Já num mapa do modo Mercenários, é possível ver máquinas Arcade com diversos jogos da Capcom (Ghosts n’ Goblins, SonSon e Star Gladiator, etc.). Vai gostar de se homenagear assim, viu…

RESIDENT EVIL: REVELATIONS 2

Albert Wesker podia até não saber o paradeiro da “irmã”, mas Alex parecia estar por dentro de suas associações. Próximo ao final do jogo, é possível encontrar maquinários da Tricell. E você reparou na placa do carro de Claire, no epílogo? Está escrito STA-RS, em referência ao grupo de operações especiais. Mas o que mais chamou atenção sem dúvida foi o teaser em live action para promover o game. A Capcom foi mestre, colocando inúmeras referências, além de tudo o que apareceria na trama, de uma forma que os fãs criassem mil e uma teorias e não conseguissem acertar quase nenhuma delas!




RESIDENT EVIL 7

Além de referências a Raccoon City, Clive O’Brian (Revelations) e Alyssa Ashcroft (Outbreak), o jogo deu uma dica ainda na demo: o que muitos achavam ser um fantasma – fazendo alguns fãs torcerem o nariz mais ainda para a proposta – acabou sendo apenas visões da Mia, devido a protagonista já estar com alucinações causadas pelo fungo. E apesar das inúmeras referências a filmes na história de RE7, a ideia do grupo Sewer Gators investigar a casa abandonada pode ser vista como uma referência muito mais antiga: no jogo Sweet Home, a história também ocorre de forma parecida, com investigadores se vendo presos numa casa e tentando sobreviver. (Isso sim que é um retorno as origens!)

NOVO RESIDENT EVIL 2

Que Resident Evil é uma série cheia de easter-eggs, todo mundo já sabe. São inúmeras as referências a outros jogos da franquia, bem como a outros games da Capcom. O RE2 original não ficava de fora, e também continha diversas referências, inclusive a filmes. E como os fãs examinam meticulosamente cada detalhe, o usuário do Twitter servbot 42 encontrou um ainda na demo do jogo, que foi exibida na E3.

“EM HONRA A AQUELES QUE SERVIRAM

Esta estátua de bronze é dedicada a todos os bravos homens e mulheres que deram suas vidas para que outros possam viver em liberdade e segurança. É uma homenagem a todos os nossos heróis cotidianos, que nos protegem com valentia e estão dispostos a fazer o sacrifício supremo.

“Nós fazemos”

Polícia de Raccoon

Lema do departamento”

Na sala do lado oeste do Hall, onde antigamente havia um pilar no centro, agora há um mais no canto da sala, dessa vez com uma placa de agradecimento ao serviço dos policiais de Raccoon City. Nela, está a famosa frase “We Do It (Nós fazemos)”, usada no vídeo de divulgação da declaração oficial da produção do Remake.




NOVO RESIDENT EVIL 3

Confira aqui todos os principais easter eggs do novo Resident Evil 3!

Uma história (um tanto) rápida: diversas culturas enxergam o ovo como um símbolo de fertilidade e renascimento, e associam o surgimento de rituais com o alimento à morte de Cristo. Contudo, a prática de decorá-los vem de muito antes, sendo vista desde o Antigo Egito, como um símbolo para morte e ressurreição. Com o tempo, a tradição de caçar ovos e encontrar surpresas escondidas evoluiu, e com isso chegamos na parte interessante para você que leu até aqui: em 1979, um programador do jogo “Adventure”, para Atari 2600, inseriu seu nome no jogo de forma secreta, e a mensagem só foi descoberta após o lançamento. A princípio a empresa tentou remover a mensagem (o que significaria recolher cópias do jogo), mas o fato chamou a atenção de jogadores, e virou notícia. Com isso, o diretor da empresa decidiu fazer o caminho inverso: encorajar programadores a colocarem conteúdos escondidos, para estimular a busca dos jogadores e popularizou o termo Easter Egg em referência à tradição. Na mesma época, os quadrinhos já contavam com uma série de histórias em universos semelhantes, e passaram a introduzir referências sutis aos fãs. Logo, a ideia chegou na indústria de filmes também, e hoje é normal vermos referências em diversas obras 😉

E você amigo leitor, quais Easter Eggs de Resident Evil você acha mais interessante? E quais não estão no artigo e que você conhece? Deixe nos comentários, pois é sempre interessante conhecermos referências novas!

Comments

comments

Curtiu este artigo? Gostaria de APOIAR nosso projeto para que ele siga criando os mais diversos conteúdos do universo do Survival Horror? Basta nos ajudar com qualquer colaboração através do PIX! Desde já agradecemos!

Facebook
Twitter
Telegram
Email
WhatsApp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Populares

Nossa Loja Evilstore

APOIE-NOS NO PADRIM!

Séries de Resident Evil

EvilFiles: Análises e Biografias

EvilSpecial: Artigos e Traduções

EvilWorld: O Universo do Terror

VOCÊ PODE GOSTAR

Populares

Nossa Loja Evilstore

APOIE-NOS NO PADRIM!

Séries de Resident Evil

EvilFiles: Análises e Biografias

EvilSpecial: Artigos e Traduções

EvilWorld: O Universo do Terror

Contact Us