ANUNCIE AQUI!

EvilSpecial – Por que Jill Valentine pode ser considerada a protagonista mais injustiçada da franquia Resident Evil?

Jill Valentine foi a primeira protagonista de Resident Evil juntamente com Chris Redfield em 1996. A mesma marcou a infância de muitos fãs nos jogos Resident Evil (1996) e Resident Evil 3: Nemesis (1999).

[ LEIA TAMBÉM | EvilFiles – Biografia: Jill Valentine ]

Jill também é considerada a segunda protagonista mulher mais importante do mundo dos games, depois de Lara Croft. De fato, uma personagem muito importante para a franquia; valendo ressaltar ainda que Jill foi uma protagonista mulher em plena década de 90, onde apenas homens dominavam as mídias, uma aposta bem ousada da Capcom.

[ LEIA TAMBÉM | EvilTalk – Por que Jill Valentine é a maior heroína de Resident Evil? ]

Jill Valentine protagonizou Resident Evil (1996), Resident Evil 3: Nemesis (1999), Resident Evil (2002), Resident Evil Deadly Silence, Resident Evil: The Umbrella Chronicles, Resident Evil 5, Resident Evil Revelations, Resident Evil: The Mercenaries 3D e Resident Evil 3 Remake – além de fazer participação em Resident Evil Operation Raccoon City, Marvel VS. Capcom 2 & Marvel VS. Capcom 3 e também participou dos filmes Resident Evil 2: Apocalipse, Resident Evil 4: Recomeço e Resident Evil 5: Retribuição.

Neste artigo, tentaremos justificar (ou pelo menos apresentar fatos) por que Jill Valentine é a protagonista mais injustiçada da franquia Resident Evil.

Após seu sucesso em Resident Evil (1996), a Capcom não pretendia trazê-la tão cedo para a série, até porque, Resident Evil 3 não iria acontecer com Jill Valentine como protagonista. Vale ressaltar que Resident Evil 3 seria Resident Evil CODE: Veronica, com Claire Redfield e Chris Redfield. Porém, após a Sony entrar em contato com a Capcom e pedir que a empresa fizesse um terceiro jogo para o PlayStation, a Capcom fez Resident Evil 3: Nemesis às pressas usando conceitos e cenários de Resident Evil 2 com Jill Valentine. Ou seja, Jill Valentine inicialmente nem estaria em RE3, foi usada como uma “bucha de canhão” para cumprir um contrato com a Sony, além de não ser tão explorada no terceiro título.

Depois disto, Jill deu as caras novamente em Marvel VS. Capcom 2 com sua roupa clássica do primeiro jogo da franquia (que não é canônico). E em 2002, um remake de Resident Evil 1 foi feito trazendo Jill Valentine novamente, porém sem adições significativas à história da heroína.

Em 2004, Jill apareceu no filme Resident Evil 2: Apocalipse, porém mais uma vez a personagem não foi bem aproveitada, até porque a protagonista do filme era a personagem Alice, ou seja, o foco total era em Alice e Jill foi ofuscada. Mais uma oportunidade perdida.

Em 2006, Jill retornou em Resident Evil Deadly Silence, que é basicamente o mesmo Resident Evil de 1996, com algumas alterações. Ou seja, nada novo novamente.

Em 2007, Jill voltou em Resident Evil: The Umbrella Chronicles. Novamente, recontando as histórias de RE1 e RE3! Pelo menos, uma nova história nos foi apresentada, o fim da Umbrella, graças a Jill e Chris. Nesse ponto, Jill foi muito bem aproveitada, não há o que reclamar.

Em 2009, Jill regressou em Resident Evil 5, porém com aparição muito restrita, aparecendo apenas nos momentos finais do jogo e em DLCs como Lost in Nightmares e Desperate Escape.

Em Lost in Nightmares tivemos sua falsa morte e em Desperate Escape, apenas uma fuga desesperada, sem muita história contextual.

Em 2010, Jill apareceu na cena de pós crédito de Resident Evil 4: Recomeço, sem nenhuma explicação e já trabalhando para a Umbrella Corporation. Mais uma chance perdida de darem destaque para nossa heroína.

Já em 2011, Jill foi uma personagem de Marvel VS. Capcom 3 novamente, porém como não é canônico, a personagem não foi bem aproveitada novamente, além de aparecer em Resident Evil: The Mercenaries 3D, que é apenas um modo de horda para matar inimigos, nada canônico.

Em 2012, Jill apareceu em Resident Evil Revelations. Neste jogo, não há o que reclamar, afinal é mostrado a fundação da B.S.A.A. com Jill Valentine! Além disto, ela reapareceu em Resident Evil Operation Raccoon City, porém, novamente, nada novo. É apenas uma releitura de Resident Evil 3. Já nesse mesmo ano, ela também fez parte de Resident Evil 5: Retribuição, outra história mal aproveitada de Jill Valentine, como já dito, Alice a ofuscava.

Em 2015, Jill foi adicionada ao modo Raid de Resident Evil Revelations 2, também nada canônico, apenas um modo extra.

Recentemente em 2020, Jill voltou a dar as caras na franquia no Remake de Resident Evil 3, porém, novamente, adições pouco significativas. Ela também participa de Resident Evil Resistance, que não é canônico também, ou seja – mal aproveitada novamente.

Jill também apareceu em alguns gibis não canônicos da série, e em livros não canônicos também, como as novelizações de S.D. Perry, porém, como já dito, por não ser canônico, perdem a oportunidade de mostrar mais informações oficiais de Jill!

Jill Valentine está desaparecida da cronologia oficial de Resident Evil desde 2009 (nos eventos de Resident Evil 5); infelizmente ela não apareceu em histórias posteriores à Resident Evil 5, e a série já está em 2021 com Resident Evil Village e ela não voltou a dar as caras. Jill também não apareceu em nenhum filme em computação gráfica, em nenhum mangá canônico, em nenhuma peça teatral, entre outros meios diversos.

O que queremos mostrar neste artigo é que infelizmente Jill não é uma personagem muito bem aproveitada na série e não está tendo muita relevância atualmente na franquia, o que desagrada muitos fãs. Em muitos jogos em que ela apareceu, são apenas releituras ou remakes, nada novo, apenas recapitulação. Em outros, apenas modos extras, não canônicos, e em participações não canônicas como os filmes em live-action, gibis e novelizações!

Jill é uma personagem muito icônica para a franquia e para o mundo dos games em geral, e é muito triste ver a Capcom a tratando assim. Esperamos muito que ela volte em um jogo futuro canônico, estamos muito ansiosos para ver nossa heroína atualmente em 2021!

E você? Gosta de Jill Valentine? É sua personagem favorita? Conta pra gente nos comentários e em nossas redes sociais!

Comments

comments

Curtiu este artigo? Gostaria de APOIAR nosso projeto para que ele siga criando os mais diversos conteúdos do universo do Survival Horror? Basta nos ajudar com qualquer colaboração através do PIX! Desde já agradecemos!

Facebook
Twitter
Telegram
Email
WhatsApp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Populares

Nossa Loja Evilstore

APOIE-NOS NO PADRIM!

Séries de Resident Evil

EvilFiles: Análises e Biografias

EvilSpecial: Artigos e Traduções

EvilWorld: O Universo do Terror

VOCÊ PODE GOSTAR

Populares

Nossa Loja Evilstore

APOIE-NOS NO PADRIM!

Séries de Resident Evil

EvilFiles: Análises e Biografias

EvilSpecial: Artigos e Traduções

EvilWorld: O Universo do Terror

Contact Us