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EvilSpecial – The Last of Us Part II: detalhes, impressões e informações oficiais

The Last of Us Part II abriu a conferência da Sony na E3 2018 e a Naughty Dog voltou a surpreender com um trailer emocionante e provocador.  O novo trailer do ambicioso jogo da Naughty Dog começa em clima de serenidade, onde Ellie dança com sua provável namorada e a beija, no meio de uma festa onde a tranquilidade reina.

Esta cena contrasta fortemente com o resto do vídeo, onde foi possível ver um bom pedaço do gameplay de The Last of Us Part II, num tom incrivelmente violento, repleto de cenas brutais. O gameplay do jogo impressionou pelo realismo, e os gráficos beiram a perfeição, confira:

Uma ausência notada no trailer foi de Joel, companheiro da ainda menina Ellie no primeiro título. Sem a companhia de Joel, Ellie enfrenta diversos inimigos humanos e elimina-os com a sua faca, enquanto permanece furtiva e sem chamar as atenções. Quando o confronto aberto inicia, Ellie corre e dispara sobre os humanos que a tentam matar. Em dois momentos, Ellie degola um inimigo, revelando o tom incrivelmente violento que The Last of Us Part II terá. Outro dos destaques, além da ação, foi a primeira amostra do menu de crafting do jogo. O crafting, aliás. foi expandido, e ainda existem diferentes tipos de munição, como a seta explosiva que vimos no vídeo gameplay, que se adequam a diferentes estratégias.

Apesar de Joel não estar na demo, Druckmann confirmou ainda que ele “estará lá”, de forma vaga. A sequência na igreja que abre a demo tem lugar quatro anos depois do primeiro jogo, com Ellie vivendo em Jackson e participando nas patrulhas destinadas a manter o local seguro. Adicionalmente, a humanidade e complexidade do grupo/culto religioso visto no trailer da Paris Games Week serão exploradas, e sobre isto, Druckmann diz que a ideia de “caras bons e maus” é “relativo no mundo de The Last of Us.”

Ainda sobre o gameplay, as opções de movimento e mecânicas de stealth foram estendidas para podermos interagir mais com o ambiente e adicionar realismo, novos tipos de munição (como as flechas explosivas que vinos na demo), um design vertical para dar mais rotas alternativas, já que esconder na vegetação nem sempre é eficaz, e ainda melhorias na captura de movimentos, gestos e detalhes de uma forma geral.

A Naughty Dog confirmou ainda novos detalhes do modo multiplayer. Através de uma entrevista ao GameSpot, Anthony Newman, co-diretor do jogo com Kurt Margenau, confirmou que uma das partes e modos do primeiro título, o multiplayer, retornará nesta sequência. Mais especificamente, o multiplayer irá processar-se de forma muito semelhante ao de The Last of Us original, com o retorno das Factions.

A singela cena do beijo entre Ellie e sua namorada geraram uma lamentável controvérsia entre alguns jogadores.

A história de The Last of Us Part II vai tratar da busca por justiça. Foi o que diz Neil Druckmann, diretor e escritor do jogo, em uma breve exibição do título ao site G1 na E3 2018. Druckmann disse:

“No primeiro jogo, quisemos contar uma história sobre o amor irracional e incondicional de um pai pelo filho. Essa é a sua essência, da onde vem a relação entre [os protagonistas] Joel e Ellie. Toda decisão que tomamos foi pra sustentar essa ideia. Já nesse segundo jogo é um tema complementar que ainda envolve amor, relacionamentos. Mas é mais sobre a ideia de justiça. E quão bagunçada a justiça pode ser. E até onde uma pessoa pode ir por justiça. Toda decisão, toda escolha dos personagens, é baseada nessa ideia central. Em fazer o jogador sentir, explorar e refletir sobre isso”.

Se formos considerar a brutalidade empregada no novo trailer do jogo por Ellie, a garotinha adolescente e cheia de personalidade do “The Last of Us” original, que se tornou uma jovem adulta na sequência, pode apostar que a vingança será dela. Ellie, segundo Druckmann, será a única personagem jogável de The Last of Us: Part II.

Aliás, o segundo episódio dessa história íntima e cruel sobre o que restou da humanidade após uma epidemia também expandiu os recursos de Ellie para completar sua missão. Druckmann disse que as fases do game podem ser atravessadas de ainda mais maneiras, com mapas do tamanho dos de Uncharted 4: A Thief’s End, último game lançado pelo estúdio Naughty Dog. Disse ele:

“Ainda estamos contando uma história linear. Mas também brincando com o tamanho dos lugares. Alguns são maiores que esse [da demo]. Outros são menores porque queremos algo mais urgente e tenso”

Ellie também conta com um botão para se esquivar dos golpes adversários, “resolvendo todos os obstáculos que Joel [personagem controlável do primeiro game] enfrentou, mas da maneira dela”, segundo Druckmann.

E nessa nova onda de furtividade, pode usar os cenários para não ser vista. Ela consegue andar escondida pela grama, por exemplo, como notamos no vídeo gameplay.

Arte conceitual de The Last of Us Part II, divulgada antes do lançamento do jogo.

A habilidade de Ellie em mover-se ao longo dos cenários será fundamental para conseguir sobreviver, as mecânicas de navegação e furtividade permitirão que ela possa interagir muito mais com os ambientes em comparação com o que vimos no primeiro jogo, oferecendo uma nova camada de realismo à experiência. Ao contrário do primeiro jogo, foi incluída a opção para saltar e também para esquivar, algo que foi mostrado durante a demo de gameplay, sendo uma parte fundamental do combate.

E por falar em combate, a Naughty Dog está decidida em criar uma experiência verdadeiramente tensa e realista, com uma inteligência artificial mais capaz para os inimigos. Os oponentes vão conseguir comunicar eficazmente uns com os outros, oferecendo informações acerca da nossa posição e se chamando diretamente pelos seus nomes. A furtividade e sobrevivência são pontos fundamentais, para que a equipe possa reforçar o sentido de desespero de Ellie.

Apesar de contar uma história linear, a ação de The Last of Us: Part II terá lugar num vasto ambiente. Existe maior verticalidade no design dos níveis, oferecendo novas formas para os jogadores abordarem cada encontro. Adicionalmente, esconder-se na vegetação não é uma garantia para Ellie, pois os inimigos poderão identificá-la, sendo que a visibilidade será determinada pela densidade e altura da cobertura.

The Last of Us Part II terá ainda várias melhorias a nível visual, graças aos significativos avanços na área de captura de movimentos, que vimos já em Uncharted 4. Podemos contar não apenas com animações faciais mais realistas, mas também os olhos dos personagens serão bastante mais críveis, com o acréscimo de reflexos.

Ainda não há data de lançamento para The Last of Us Part II.

Adaptado do IGN e do G1.

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