ANUNCIE AQUI!

O que podemos esperar em Resident Evil 4 Remake com base no primeiro trailer divulgado?

Para alegria da comunidade de Resident Evil e gamer no geral, no dia 02/06 foi anunciado no State of Play o Remake de Resident Evil 4, uma das revelações mais aguardadas do ano e que já vinha sendo fortemente sugerida e antecipada por meio de rumores e vazamentos consistentes.

No trailer, foi possível ter vislumbres de cenários como a Vila dos Ganados, o cemitério e diversas áreas expandidas da floresta em volta; além de personagens consagrados como Leon S. Kennedy, Ashley Graham, Ada Wong, Luis Sera, Osmund Saddler e Bitores Mendez. Apesar de o primeiro trailer não revelar a maior parte dos personagens e ambientes de forma clara e detalhada, é possível ter uma ótima amostra da atmosfera e uma impressão no geral muito positiva a respeito da fidelidade ao grande clássico original!

Confira abaixo alguns detalhes presentes no trailer e expectativas de possíveis novidades!

Resident Evil 4 Remake

Pelas imagens e descrições do jogo, Resident Evil 4 Remake aparentemente vai seguir uma abordagem focada muito mais no horror e na tensão, como Resident Evil 2 Remake e Resident Evil 7 fizeram com primor. Nas informações oficiais liberadas após o trailer ser apresentado, a Capcom informa que o jogo terá uma abordagem mais perturbadora que o original, e aparentemente o foco na ação será mais atenuado ou mesmo não abordado. Isso pode sugerir, talvez, que partes do jogo como a Ilha sejam completamente reimaginadas, por conterem um teor elevado de ação. Isso é evidenciado quando se tem em vista que o jogo é rotulado como ”survival horror” (Horror e sobrevivência) e não ”action horror” (Horror e ação) como Resident Evil Village por exemplo.

Ainda dentro das informações reveladas pela Capcom após o trailer ser exibido, o jogo conta com a maioria dos componentes do time de desenvolvimento principal retornando na produção, no caso, os mesmos desenvolvedores que trabalharam em Resident Evil 7, Resident Evil Village e principalmente vários que trabalharam com Resident Evil 2 Remake. Isso poderia endossar um rumor mais antigo de que, a princípio, RE4 Remake estava nas mãos do time secundário da Capcom na subsidiária M-TWO, mas foi transferido para o time responsável pelos principais jogos.

Essas informações são extremamente positivas, pois de acordo com a Capcom, o objetivo do jogo é ”criar uma experiência de horror e sobrevivência e apresentar um enredo reimaginado mantendo a essência do antigo Resident Evil 4′. Apesar de alguns cortes e confusões com a cronologia dos cenários, Resident Evil 2 Remake entregou uma experiência de survival horror definitiva dentro da franquia em todos os seus aspectos, conseguindo manter e renovar muito do que o original tinha de bom.

A respeito das imagens apresentadas é possível também ver cenários bastante obscuros que remetem a Resident Evil Village e sua atmosfera gótica, o que é de se esperar, haja vista que Village se inspirou abertamente no Resident Evil 4 original e criou uma experiência excelente de imersão em uma vila e terror concentrado nas ambientações rurais isoladas, cabanas desertas e cemitérios. Parece coerente que caso o Remake do quarto jogo tenha sido produzido em um momento próximo ou paralelo ao oitavo título, um seria influenciado pelo outro devido às similaridades das duas obras. Inclusive já existem rumores de que RE4 Remake terá conexão com a história de RE Village.

A notável similaridade com a atmosfera de Resident Evil Village

Assim como em Village, o aspecto ‘Folk Horror’ também parece que será mais enfatizado, com possivelmente uma exploração maior dos sacrifícios ritualísticos dos aldeões (no trailer é possível ver sangue escorrendo pela pedra sacrificial em que Ada Wong quase foi morta); o terror cultista já era presente no jogo original, porém nesse Remake é possível que haja mais ênfase por meio dos inimigos, ambientações e das influências dos personagens como Bitores e Saddler com a população, o que seria bastante positivo pois o terror folclórico/cultista apresenta uma popularidade renovada nos últimos anos no cinema, que sempre influencia os jogos de Resident Evil.

Os Monges perseguirão Leon pelos corredores do Castelo Salazar

É possível também que sejam adicionados mais trechos de gameplay desarmado e focado no terror mais puro com Ashley Graham, visto que no trailer, aparecem cenas de Ashley correndo sozinha em locais escuros e diferentes do seu trecho único no Castelo Salazar no jogo original. À primeira vista pode aparentar ser uma cutscene, porém a própria Capcom inseriu o aviso no trailer de que os ângulos de câmera foram propositalmente alterados para a exibição ao público.

A única sequência em que é possível jogar com Ashley no Resident Evil 4 original é durante o momento em que ela é separada de Leon no Castelo Salazar, sendo necessário que ela fugisse e se escondesse para evitar os Cultistas, podendo causar dano apenas atirando lampiões nos inimigos.

Ashley correndo pela escuridão em um possível trecho de gameplay

Os trechos desarmados com perseguição parecem estar ganhando mais força nos lançamentos recentes de Resident Evil: em Re2 remake tem uma parte com Sherry fugindo de Irons no orfanato, no Resident Evil 7 tem o trecho de Mia fugindo de Marguerite, além de que especulava-se muito que em Resident Evil Village haveriam trechos de gameplay com uma personagem desarmada, que viria a ser Elena Lupu, porém infelizmente, não chegamos a ter estes trechos no jogo final, sendo a Casa Beneviento a única sequência de Gameplay no meio do jogo em que o jogador se encontra indefeso.

Aproveitando a menção anterior às perseguições, existe uma forte possibilidade da Capcom tornar o vilão Bitores Mendez um perseguidor implacável, que vem sendo uma das tendências recentes da franquia. Um personagem extremamente alto e corpulento que parece o memorável Bitores foi revelado em uma imagem, o mesmo estava parado de maneira imponente em um corredor escuro, lembrando muito o MR X nos corredores do RPD. Nessa perspectiva, parece um grande desperdício se a Capcom não tornar Bitores Mendez um perseguidor implacável pelas partes do Vilarejo, nessa altura do campeonato, é praticamente uma tendência que isso venha a acontecer.

Imagem
Imagem de Bitores Mendez no trailer, melhorada pela equipe do Biohazard Declassified. @BioDeclassified

Apesar do primeiro e mais marcante perseguidor de Resident Evil ter sido Nemesis do Resident Evil 3 clássico, a série contou com outros personagens que fizeram esse papel como Rachael Foley e Ustanak por exemplo. Contudo, o brilhantismo dos perseguidores foi recentemente resgatado com MR X e Jack Baker Em Resident Evil 2 Remake e Resident Evil 7 respectivamente. Os dois personagens tornaram aterrorizante a mera ideia de pisar fora da sala segura, e apesar de Resident Evil 3 Remake e Resident Evil Village terem trazido Nemesis e Dimitrescu, estes não tiveram o mesmo impacto a nível de terror que os exemplos anteriores.

Nesse clima gostoso de hype pelo Remake de Resident Evil 4, queremos saber de você, caro(a) leitor(a) o que mais te animou com o trailer de revelação? Lembrando que é só o começo, ainda estamos aguardando ansiosos pelas revelações de outros personagens como Dr Salvador, Krauser, Salazar, além de cenários como o castelo e a ilha!

Resident Evil 4 está previsto para lançamento no PS5, PC, Xbox Series X/S e uma versão com suporte para PlayStation VR 2 está em produção de acordo com a Capcom. Ainda não foi informado pela empresa se o jogo poderá ser adaptado para PS4 e Xbox One.

Comments

comments

Curtiu este artigo? Gostaria de APOIAR nosso projeto para que ele siga criando os mais diversos conteúdos do universo do Survival Horror? Basta nos ajudar com qualquer colaboração através do PIX! Desde já agradecemos!

Facebook
Twitter
Telegram
Email
WhatsApp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Populares

Nossa Loja Evilstore

APOIE-NOS NO PADRIM!

Séries de Resident Evil

EvilFiles: Análises e Biografias

EvilSpecial: Artigos e Traduções

EvilWorld: O Universo do Terror

VOCÊ PODE GOSTAR

Populares

Nossa Loja Evilstore

APOIE-NOS NO PADRIM!

Séries de Resident Evil

EvilFiles: Análises e Biografias

EvilSpecial: Artigos e Traduções

EvilWorld: O Universo do Terror

Contact Us